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10 alimentos que aliviam o estresse

Rotina agitada, sedentarismo e muitos outros motivos acabam desencadeando a ansiedade e o estresse em muitas pessoas que convivemos, inclusive nós mesmos. Já parou para pensar o quanto as pessoas se estressam ultimamente? Trabalho, estudos, metas, trânsito, família… UFA! Mas e se eu te dissesse que existe um modo de combater esse estresse através da alimentação? Sim, alguns alimentos você ingere podem realmente ajudar a aliviar a tensão causada pelo estresse. Alguns alimentos podem estabilizar a sua resposta emocional e/ou os níveis de açúcar no sangue, e controlar condições de estresse. Muitos destes alimentos que aliviam o estresse já estão inseridos na sua alimentação diária e você nem sabe. 

Além de melhorar o humor e reduzir o estresse e ansiedade, consumir regularmente estes alimentos ajuda a proteger o corpo dos danos causados pelo estresse, como dor de cabeça, queda de cabelo, excesso de peso e envelhecimento precoce.  

10 alimentos que aliviam o estresse

Ok, mas quais são esses alimentos que aliviam o estresse?? 

Vamos entender primeiro quais tipos de alimentos que aliviam o estresse: 

RICOS EM VITAMINA B:

As vitaminas do complexo B participam da produção de energia no organismo e ajudam a melhorar o funcionamento do sistema nervoso, auxiliando a relaxar. 

Ex: alface, abacate, amendoim, castanha, nozes e cereais integrais, que incluem pão integral, arroz e macarrão integral, e aveia. 

 

RICOS EM TRIPTOFANO:

Ajudam a combater o estresse porque aumentam a produção de serotonina, um hormônio fabricado no cérebro que dá uma sensação de bem-estar e ajuda a relaxar. 

Ex: banana, chocolate amargo, cacau, aveia, queijo, amendoim, frango e ovo. 

 

LEGUMES E FRUTAS SÃO ALIMENTOS QUE ALIVIAM O ESTRESSE:

São ricos em vitaminas, minerais e flavonoides, que são substâncias com alto poder antioxidante e que contribuem para reduzir a pressão arterial, ajudando a relaxar e combater o estresse. 

Exmaracujá, wiki, laranja, cereja e vegetais verdes escuros, como couve, espinafre e brócolis. 

 

RICOS EM ÔMEGA-3:

Esse tipo de gordura boa que ajuda a reduzir a inflamação no organismo e controlar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. 

Ex: atum, salmão, sardinha, sementes de linhaça e de chia, nozes e gema de ovo. 

 

Assim, a dieta antiestresse deve incluir os alimentos indicados a seguir: 

#1 Castanha do Pará: rica em vitamina E, antioxidantes e principalmente em selênio, nutriente que melhora o humor e reduz a inflamação.

#2 Semente de abóbora: rico em potássio, que também podem ajudar a reduzir os sintomas de estresse e ansiedade, além de conter zinco, essencial para o desenvolvimento cerebral e nervoso.

#3 Peixes ricos em gordurasão fonte de ômega-3, nutriente que ajuda na função cognitiva, melhorando a saúde mental. Além disso o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosaexaenoico (DHA) – conhecidos por regular os neurotransmissores, reduzir a inflamação e promover a função cerebral saudável – podem reduzir os níveis de ansiedade.

#4 Ovos: contém triptofano, aminoácido que ajuda a criar a serotonina, um neurotransmissor que ajuda a regular o humor, o sono, a memória e o comportamento.

#5 Cúrcuma: contém um nutriente chamado de curcumina, que pode ajudar a diminuir a ansiedade, reduzindo a inflamação e o stress oxidativo, geralmente aumentado em pessoas que sofrem de transtornos do humor.

#6 Chá verde: possui um aminoácido chamado teanina, conhecido recentemente por seu potencial para controle dos transtornos de humor uma que tem efeitos anti-ansiedade e calmantes. A teanina pode também aumentar a produção de serotonina e dopamina (neurotransmissor que atua diretamente no cérebro). 

#7 Coco: o coco seco, possui TCM (um tipo de gordura boa), que é responsável por diminuir a ansiedade por meio do controle hormonal. O potássio e o magnésio fazem a comunicação entre os neurônios responsáveis pelo pensamento e os neurônios motores, responsáveis pelos movimentos. Dessa forma melhoram a agilidade nas atividades, diminuindo a fadiga e o cansaço crônicos. 

#8 Aveia: durante momentos emocionais conturbados, o corpo usa nosso estoque de zinco, e a aveia é uma ótima fonte. Além disso seu carboidrato complexo promove energia de prazer ao cérebro, diminuindo o estresse. 

#9 Iogurte natural: as bactérias do seu intestino podem estar contribuindo para o seu estresse. Estudos mostraram que há comunicação direta entre o cérebro e o intestino, e, por isso, muitas vezes o estresse pode levar a problemas gastrointestinais (em outras palavras, você fica enfezado). Pessoas que ingeriam os iogurtes ricos em probióticos tem uma redução da atividade cerebral que controla as emoções, entre elas o estresse. 

#10 Abacate: a gordura do abacate é uma ótima fonte de ômega 3 e junto com seu poder antioxidante, ele promove a saúde do coração. Isso é importante pois o estresse em alto grau prejudica a funcionalidade do coração e do sistema cardiovascular, promovendo uma falta de regulação nos batimentos/aceleração. Além disso, o abacate diminui a produção de cortisol (hormônio do estresse). 

 

Acha que consegue incluir alguns destes alimentos no seu dia a dia para melhorar aquela sensação de querer jogar uma bomba no mundo e sair correndo? (Calma não queremos nada disso). Queremos que você esteja sempre em paz, relaxado e #tranquilão 😉  

E falando em ficar relaxado… já conhece nosso chá da noite? O Desinchá Noite é a sua melhor opção para terminar a noite com aquele sentimento de trabalho cumprido depois um dia corrido e estressante. 

Por dias mais leves e tranquilos <3  

 

Desinchá Noite

 

Por Nutri Vitória Campos

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