Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

10 benefícios da água de coco para sua saúde no verão

Seja no verão, ou em épocas de calor intenso, uma das questões mais importantes para o nosso corpo é a hidratação.  E sempre que pensamos em nos hidratar a primeira opção que vem na nossa mente é a água mineral. 

Mas a água não é a única opção para você se hidratar nesse verão. Tomar água de coco é uma ótima forma de se refrescar num dia quente ou repor os sais minerais perdidos através do suor numa atividade física. 

A água de coco é especialmente indicada para ser tomada durante seus exercícios, mas é uma boa pedida para se refrescar na praia também. Por ser uma bebida desportiva natural pode ser consumida por pessoas de todas as idades, inclusive bebês e não tem contraindicações, sendo ótima para curar a ressaca e se livrar das pedras nos rins. 

Mas provavelmente você não conhece nem metade dos benefícios que tomar água de coco pode trazer para seu corpo e sua saúde, por isso, trouxe 10 benefícios da água de coco que esse verão pode te trazer.

10 benefícios da água de coco para sua saúde no verão

 

1- Se você precisa hidratar seu corpo, coloque água de coco como opção 

A água de coco repõe os sais minerais, tendo sabor ligeiramente adocicado e é muito saborosa gelada. Por ter um sabor agradável você pode aproveitar para tomar água de coco quando estiver com sede para garantir a hidratação do corpo, da pele e dos cabelos. 

Para ter uma ideia, a água de coco reúne os seguintes tipos de nutrientes em uma única fruta: 

  • vitaminas; 
  • minerais; 
  • aminoácidos; 
  • carboidratos; 
  • antioxidantes; 
  • enzimas. 

Isso sem contar a quantidade impressionante de eletrólitos, substâncias muito parecidas com o plasma humano, essencial na estruturação do sangue. Resumindo bem, a água de coco pode ser o rejuvenescedor do corpo de maneira completa e eficiente. Não por acaso, seu uso é muito comum por soldados, esportistas e pessoas que precisam de um vigor físico acima da média. 

2- Pesou na bebida? Água de coco é ótimo para ressaca 

A ressaca nada mais é do que um sinal forte de desidratação. Para acabar com ela, a água de coco é bem mais eficaz que a água já que possui os 5 eletrólitos presentes no sangue (bebidas como Gatorade possuem apenas 2 e a água mineral, nenhum), o que faz com que o corpo se reidrate mais rápido.   

Ela contém calorias e o açúcar naturalmente presente eleva a glicemia, combatendo sintomas como mal estar e inchaço abdominal porque ajuda a purificar o fígado. 

3- Água de coco NÃO engorda 

Cada 200 ml de água de coco tem apenas 38 calorias e por isso ela não engorda, além disso o sabor é delicioso e ajuda a hidratar o corpo, como tem carboidratos ela substitui perfeitamente qualquer suco, sendo uma ótima opção para os lanches.  

Você pode acompanhar com um pão integral e uma fatia de queijo branco e tomate com orégano, por exemplo. 

4- Ajuda a limpar a pele 

Além de purificar o corpo de dentro para fora porque desintoxica o fígado e o intestino, o que já melhora a saúde da pele, você também pode pulverizar um pouco de água de coco no rosto quando estiver praticando atividade física no sol, por exemplo.  

Ela limpa e refresca a pele sem causar nenhuma agressão. 

5- Combate o envelhecimento precoce 

Os antioxidantes presentes na água de coco evitam a formação excessiva de oleosidade no corpo, garantindo uma pele melhor e muito mais hidratada e viva, inclusive evitando o seu envelhecimento precoce. 

 Junto a esse cuidado específico, também devem vir uma série de outras atitudes, como evitar a exposição constante ao sol e usar bem protetor solar. Tudo isso conta, mas vamos seguindo adiante. 

6- Combate câimbras 

A água de coco contém cálcio e magnésio que ajudam na saúde dos músculos, sendo eficiente na prevenção e no combate as cãibras de quem pratica atividade física.  

Ela ainda diminui a tensão, promovendo o relaxamento dos músculos e ainda contribui com a serotonina, o hormônio relacionado ao prazer e bem-estar. 

E para entender melhor, falamos mais sobre isso no nosso texto “Você sabe como ativar o hormônio da felicidade?” 

7- Melhora o fluxo intestinal 

A água de coco é ótima para o intestino porque é útil tanto para quem sofre com prisão de ventre, como em caso de diarreia. A quantidade necessária para cada caso pode variar de uma pessoa para outra e por isso é bom verificar diariamente, e se as fezes estiverem muito soltas, basta diminuir o consumo da água de coco. 

Não existe uma quantidade recomendada de água de coco que se pode consumir por dia, mas é bom não exagerar porque ela contém eletrólitos que podem desequilibrar o organismo. Assim pessoas diabéticas ou com problemas renais não devem tomar mais de 3 copos de água de coco por dia. 

8- Ajuda seu sistema imunológico 

Para quem tem problemas de saúde, a água de coco regularmente possui efeitos muito benéficos. Basicamente, ela reforça o sistema imunológico como um todo devido às funções dos eletrólitos, o que só isso já evita diversos efeitos nocivos causados pela baixa imunidade como por exemplo as crises alérgicas decorrentes do clima. 

Mas não para por aí. Esse reforço dado ao sistema imunológico também funciona para prevenir doenças respiratórias, como a fatídica asma e o resfriado, e ainda combate os vírus relacionados a gripe e outras doenças do tipo. 

9- Melhora o funcionamento renal 

Como é água, ao atravessar todo tubo digestivo e finalmente chegar ao sangue, a água de coco contribui para retirar as toxinas e estimula o funcionamento dos rins, produzindo mais urina.  

Quanto mais urina é produzida, maior é a mobilização dos pequenos cristais que se formam dando origem a pedra nos rins, e nesse caso, atua na prevenção e no tratamento. 

10- Reforça as funções cerebrais 

A água de coco, consumido com a frequência adequada, pode facilitar uma série de funções cerebrais. Para quem busca facilitar um pouco o processo de aprendizado, bem como algumas atividades similares, água de coco é o ideal… 

O consumo de potássio e de magnésio presentes na água de coco torna as funções cognitivas do cérebro mais eficientes, como as transmissões neurológicas.  

Na prática, isso significa que com a água de coco constantemente torna a sua capacidade de decisão mais rápida, seu aprendizado mais eficiente, sua percepção ao redor mais ampla, entre outras funções relacionadas aos sentidos. 

Vou deixar aqui embaixo para você a tabela nutricional da água de coco. Todas as análises foram feitas contando com 100 mL de água de coco: 

Tabela nutricional da água de coco

 

Agora que você conhece os diversos benefícios que a água de coco pode trazer para sua vida, que tal aproveitar esse calor para consumir a bebida do verão? 

 

Desinchá Mix de verão pinã colada

 

Agora que já conhece os benefícios da água de coco, não dá para ficar sem não é mesmo? 

 

Comente aqui

avatar