Loja Oscar Freire

Loja Shopping Iguatemi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

0800 580 3055

10 fatos sobre a banana que você não sabia

Você já parou para pensar que a banana é uma das palavras que quase todas as línguas falam do mesmo jeito? Banana em inglês é banana, banana em português é banana, em italiano, espanhol… também é banana. Só em árabe que é assim:  زوم 

E por que será que a banana é tão universal assim? Sua versatilidade na cozinha? Seu sabor docinho e envolvente? Ou será que é porque ela é um ícone de memes, piadas e trocadilhos?  

A banana é uma das frutas mais consumidas e adoradas no Brasil. Até temos uma expressão com ela: “isso está a preço de banana”, ou seja: ícone acessível. Então, além de deliciosa, a banana é uma fruta super em conta no mercado, o que te permite se divertir com receitas, e deixar seus dias nutritivos com essa fruta cheia de vitaminas, minerais, fibras, além de te fornecer energia. 

Você já deve ter ouvido que ela é rica em potássio, sendo ideal para prevenir cãibras. Ou que funciona como um ótimo pré-treino – amassada com pasta de amendoim ou batida numa vitamina com leite e maçã (para, porque já estou babando). Mas a banana é muito mais que isso. 

Aqui você vai se aprofundar neste assunto amarelo e docinho que é a banana. Para começar vamos aqui com algumas curiosidades:  

10 fatos sobre a banana que você não sabia

 

10 fatos que talvez você não sabia sobre a banana

Banana entre refeições, sim! 

Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis adequados de açúcar no sangue, e também combate o cansaço.  

 

Saciedade  

Além de melhorar a sensação de bem-estar, a banana garante a saciedade por mais tempo e segura sua fome. Isso porque ela é cheia de fibras (100g de banana contém aproximadamente 2g de fibra, enquanto 100g de mamão possui 1g). 

 

Energy, please! 

Trata-se de uma opção saudável para consumo, que traz mais energia para o dia, para praticar seus treinos de forma saudável. O que ajuda nisso é a quantidade de carboidrato que a banana possui, que nos ajuda a dar um up no dia. 

 

Casca de banana ajuda a pele? 

Sim, alguns adeptos da medicina alternativa aplicam sua casca diretamente na pele para acelerar a cicatrização de machucados, picadas de mosquitos, e para a eliminação de verrugas.  

 

Por que a banana amadurece tão rápido? 

Fácil! A banana libera um hormônio vegetal chamado etileno. Esse gás acelera a maturação do fruto. A banana-prata é a que amadurece mais facilmente, por ter alta liberação desse hormônio vegetal. 

 

Realmente ajuda na câimbra 

A banana é uma fruta rica em potássio, mineral que alivia dores como cãibras e dores de cabeça, além de agir nas dores relacionadas à contração muscular. 

 

Perfeita para atletas 

Nossa queridinha ajuda com os problemas de contração dos atletas. Como? No exercício é muito comum a perda de magnésio pelo suor e a banana sendo rica em magnésio pode ajudar nessa perda, melhorando o rendimento de quem pratica exercícios. 

 

Comer, comer para poder crescer 

A banana contribui para o crescimento e a vitamina A, presente nessa fruta, regula a expressão de gene para formação do hormônio de crescimento, o GH. 

 

Feliz e com o sono em dia 

Triptofano (encontrado, claramente, na banana) é um aminoácido essencial utilizado pelo cérebro, juntamente com a vitamina B3 e o magnésio, para produzir a serotonina, um neurotransmissor (conhecido por ser muito relacionado com a felicidade) importante nos processos bioquímicos do sono e do humor. 

 

Xô, anemia!

A anemia, como foi dito em outro texto aqui , ocorre pela falta de hemoglobina no sague. E como se não bastasse mais benefícios, a vitamina B6 da banana ajuda na produção da hemoglobina, diminuindo suas chances de ter anemia. Incrível, né? 

 

Como você já deve saber, existe mais de um tipo de banana – diferentes tamanhos e sabores. Vamos entender mais cada um deles? 

 

Tipos de banana

 

Depois de te bombardear com informações sobre a nossa famosa banana, está na hora de você saber como consumi-las sem tornar a receita muito calórica ou monótona.   

Você já conhece nosso e-book de receitas de banana? Lá você encontra 30 receitas para você se esbaldar comendo banana, seja ela salgada ou doce, com os tipos de banana mais usados em receitas: banana-da-terra, banana-prata, banana-nanica e a biomassa de banana (se você não sabe o que é isso, está aí outro motivo para conferir 😉). Ah, e além de receitas o e-book ainda possui mais curiosidades e fatos sobre a banana que você não vai querer perder. 

Tá esperando o que? Bora! 

Receitas de banana

Comente aqui

avatar