12 frutas que ajudam a emagrecer

É muito comum (espero que não só comigo) perder um pouco o bonde dos modismos. Um dia eu acordo, ouço falar sobre alguma novidade e de repente percebo que a internet inteira fala disso faz uns 3 meses e eu não percebi. Quando eu ouvi “Despacito”, a música já estava em seu 13º remix. 

Entre esses vacilos com a cultura pop, um dia, durante um jantar, começamos o sempre produtivo debate sobre dietas. Quando esse tipo de assunto toma conta da mesa, eu sempre busco algo mais interessante para fazer, tipo desenhos com palitos.  

Mas durante minha humilde atividade eu PESQUEI uma parte do assunto que me interessou bastante: a galera toda tá cortando as frutas da alimentação! Achei que era coisa de gente que era muito noiada com o corpo e etc, mas pareceu um consenso ali que fruta era quase uma “vilã”.  

A partir daí a anteninha ficou ligada. E passei a perceber que, realmente, dietas de emagrecimento em todos os lugares tem indicado cortar frutas. Essa moda aí já pode estar na boca do povo pelos últimos 20 anos, mas eu juro que eu não sabia.  

10 frutas que ajudam a emagrecer

Enfim, isso me levou a divertidos estudos sobre frutas. E nesses estudos, principalmente os de Google, você encontra de tudo relacionado a benefícios e malefícios da mesma coisa. Tem até um vídeo do Porta dos Fundos sobre isso, brincando com o fato de que alimentos que eram “heróis” se tornam “vilões” em minutos. Aí viram heróis novamente. E depois vilões. E depois viram a dieta perfeita para o treino matinal. Depois viram cancerígenos.  

Mas também é possível encontrar algumas unanimidades. Por exemplo: quase todos os portais indicam as mesmas frutas que ajudam a emagrecer. Olha que legal! Parece que elas têm benefícios que vão além de estampar shorts de paulistanos que resolveram ir à praia.  

Mas é bom lembrar, meu querido entusiasta da perda de calorias: além de consumir essas frutas, é recomendado que você faça caminhadas pelo menos 3 vezes por semana. Assim, seu metabolismo irá aumentar e o corpo gastará as calorias acumuladas em forma de gordura.  

Então vejamos as 12 frutas que ajudam a emagrecer:  

 

1) Limão 

Limão - 10 frutas que ajudam a emagrecer

 

Calorias em 1 unidade: 22 Kcal.

É diurético, rico em vitamina C e um potente antioxidante, que elimina as toxinas e melhora a pele. Ele também ajuda a reduzir o colesterol e o açúcar no sangue.

 

2) Abacaxi 

Abacaxi - 10 frutas que ajudam a emagrecer

 

Calorias em 100g: 52 Kcal.  

Ele ajuda a emagrecer pois é rico em água e vitamina C. O abacaxi combate a retenção de líquidos e deixa até a cintura mais fina! 

  

3) Maçã 

Maçã - 10 frutas que ajudam a emagrecer

 

Calorias em 170 gramas: 81 Kcal.

A maçã é rica em antioxidantes, regula os níveis de colesterol, de triglicerídeos e ajuda na digestão.

 

4) Pêra  

Pêra - 10 frutas que ajudam a emagrecer

 

Calorias em 1 unidade: 85 Kcal. 

As pêras são um ótimo exemplo de frutas que ajudam a emagrecer porque são rica em fibras, que melhoram o trânsito intestinal e tiram a fome. Ela ainda ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue.  

 

5) Mamão 

 

Calorias em 100g: 85 Kcal.  

 Facilita a eliminação das fezes e combate a barriga inchada graças ao seu poder diurético e suas fibras. O mamão é bom para ajudar no controle da diabetes e aliviar os sintomas da gastrite.  

 

6) Kiwi  

 

Calorias em 100g: 46 Kcal.

Ele ajuda a combater a prisão de ventre e sacia o apetite. Também é rico em vitamina C, além de ser diurético.

 

7) Melancia  

 

Calorias em 100g: 24 Kcal.  

Auxilia no combate ao inchaço, pois contém calorias negativas e é diurética. Também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Ela abaixa a pressão e ainda é considerada um alimento afrodisíaco! 

 

8) Morango 

 

Calorias em 100g: 45 Kcal.

O morango ajuda a emagrecer pois contém calorias negativas e, além disso, é rico em ferro e vitamina C, sendo um bom anti-inflamatório natural.

 

9) Tangerina 

 

Calorias em 100g: 38 Kcal.  

A tangerina ajuda a emagrecer porque possui muita água e fibras, além de ser pouco calórica. Ela é rica em vitamina C, Ajudando na absorção do ferro no intestino e fortalecendo o sistema imune. Suas fibras melhoram o trânsito intestinal, reduzem a absorção de gordura e ajudam a controlar a glicemia. 

 

10) Banana 

 

Calorias em 1 unidade: 87 a 120 Kcal.  

Rica em triptofano, tira o desejo de comer doces e sacia a fome. O número de calorias depende do tipo e do tamanho da banana. Quando ela é consumida antes de malhar, diminui ainda o risco de cãibras, por ser rica em potássio. Ela também é ótima para o café da manhã, pois diminui a fome ao longo do dia. 

 

11) Coco

Calorias em 1 pedaço (45g): 159

Rica em gorduras boas e antioxidantes, o coco seco aumenta a sensação de saciedade, controla o açúcar no sangue e produz um perfil lipídico mais saudável. Versátil, ele ainda pode ser usado no preparo tanto de doces quanto salgados, sem falar que é uma ótima pedida para quem tem intolerância à lactose.

 

12) Abacate

Calorias em 1 unidade média: 412

Apesar de ser hipercalórica, o abacate é uma das frutas que mais consegue abaixar o açúcar no sangue, sem falar que é uma potência quando o assunto é fibras. Numa unidade média, os 27g de fibras superam os 25,8g de carboidratos. Ele também aumenta a sensação de saciedade e adia a fome, nos deixando satisfeitos por mais tempo. Consumido perto da hora de dormir, ele ainda estimula a produção do hormônio do crescimento, ajudando o corpo a desenvolver os músculos e queimar gordura como energia.

 

A recomendação que se dá para o consumo dessas frutas é que se coma pelo menos 1 delas em cada refeição ou, pelo menos, 2 frutas diferentes por dia. Sempre fazendo exercícios físicos e uma dieta com poucas calorias, ok?  

Assinatura Desinchá

Comente aqui

avatar