5 benefícios surpreendentes da meditação

Você conhece alguém que medita? Bom, eu conheço uma pessoa. No caso, é a minha irmã. E a primeira vez que eu a vi praticando, achei que aquilo era coisa de quem não tinha mais o que fazer. Mas, na verdade, eu pensava dessa forma porque não entendia direito o que era meditação.

Assim como eu, muitos não sabem o que realmente significa essa prática que funciona como um verdadeiro treino para a mente. E antes de mais nada, vamos tirar da cabeça a ideia de que meditar é você não pensar em nada. Até porque não pensar em nada é muito difícil, praticamente impossível.

Se você parar um minuto para tentar não pensar em nada, você pode até ficar falando para sua mente:

“Eu não vou pensar em nada, eu não vou pensar em nada”

Mas sinto te dizer que isso JÁ É um pensamento. 

5 benefícios surpreendentes da meditação

Ficou confuso? Calma, eu vou explicar direito o que realmente é a meditação.

A palavra Meditação vem do latim “meditare”, que significa voltar-se para o centro e se desligar do mundo externo. Ou seja: a meditação tem relação com a concentração e com observar nossas emoções.

Os orientais praticam a arte de meditar a milhares de anos porque acreditam que traz a paz de espírito e o conhecimento sobre nós mesmos. Não só isso, acreditam que meditação pode ajudar nosso corpo e nossa mente.

Os benefícios da meditação são pesquisados desde 1970. De lá para cá, vários estudos comprovaram que meditar regularmente ajuda com dores crônicas, insônia, câncer e depressão.

Segundo a psiquiatra Mariela Silveira, especialista em nutrologia, acupuntura e terapia cognitiva comportamental, a meditação traz tantos benefícios físicos, mentais e espirituais. Como médica, ela acredita que não prescrever a prática a um paciente é sentir que está em falta com ele.

A neurocientista Sara Lazar, que trabalha no Massachusetts General Hospital e na Harvard Medical School (além de uma das primeiras cientistas a analisar os efeitos da meditação no cérebro), chegou à conclusão de que a meditação pode inclusive mudar a estrutura cerebral

Analisando meditantes e não-meditantes, ela percebeu que o primeiro grupo tinha mais matéria cinzenta em áreas ligadas à atenção, sensações e no córtex pré-frontal (responsável pelo raciocínio e funções executivas). O mais interessante é que o córtex pré-frontal de meditadores com 50 anos (que costuma diminuir com o tempo) era semelhante ao de pessoas de 25!

Depois desses resultados, Lazar decidiu investigar se era possível modificar o cérebro de não-medidantes. Ela submeteu seu grupo de pesquisa a um programa de 8 semanas baseado em práticas meditativas. Os participantes meditaram em média 27 minutos por dia, já com mudanças significativas.

Você pode até estar se perguntando agora – “Tá, mas ainda quero mais detalhes sobre como meditar pode mudar minha vida!

Vou listar aqui para você 5 benefícios da meditação: 
 

1- Desenvolve a concentração 

A meditação é uma prática que desenvolve o foco e a concentração. Uma vez que aprendemos, inicialmente, a voltar a nossa atenção para aspectos simples como a nossa respiração ou partes do nosso corpo. Pensamentos atravessam nossa mente a todo instante, mas esse treino vai fazer com que a gente volte nossa atenção assim que nos percebermos “viajando”. 
 

2- Reduz o estresse  

O estresse é resultado de situações em que não conseguimos ter espaço em nossas mentes para avaliar melhor as tomadas de decisões. 

Quando ficamos sob pressão e sem espaço para compreender as adversidades do dia a dia, nos sentimos cada vez mais estressados e tensos.

A meditação nos traz esse espaço de observar o que está passando na nossa mente, sem apego. Ela nos ajuda a identificar obsessões, ajuda a controlar a pressão sanguínea (porque nos traz um centro de calma), e como consequência diminui nosso estresse. 

3- Controla a ansiedade 

A prática regular da meditação pode ajudá-lo a ficar mais calmo e relaxado para vivenciar o dia a dia e também lhe dá a força para enfrentar os acontecimentos como eles são, sentindo-se menos ansioso. 

Isso porque a meditação te coloca em equilíbrio com os seus sentimentos, ajudando você a ter mais controle sobre eles. 

4- Combate a insônia 

Em muitos casos a insônia está ligada à agitação da mente, que impede o relaxamento e o descanso adequado. 

Através da meditação é possível acalmar os pensamentos, relaxar e desfrutar de uma noite de sono profundo e restaurador.

5- Melhora a função imunológica 

A meditação pode contribuir com seu sistema imunológico pois, por melhorar a forma com que a pessoa lida com o estresse e a ansiedade, as defesas do organismo são ampliadas, aumentando o bem-estar. 

Sem contar que também auxilia em problemas cardiovasculares.  
Pesquisas afirmam que meditar reduz em até 47% as chances de um ataque cardíaco, infarto e ainda regula a pressão alta. 
 

 
O legal é que tudo isso foi testado: um estudo realizado pela Clínica de Redução do Estresse da Universidade de Massachusetts, acompanhou 14 mil portadores de câncer, aids, dor crônica e complicações gástricas durante 24 anos.

A conclusão é que, quando submetidos a sessões de meditação, esses pacientes foram capazes de diminuir ou abandonar o uso de analgésicos. As queixas de dor após o experimento diminuíram em média 40%.  

Se você ainda não está convencido, só posso dizer: que loucura, Brasil!

Então agora você pode estar se perguntando: “Tá, mas e como iniciar?”

Meditar é mais simples do que parece, e pode ser feito por todas as pessoas no lugar em que acharem melhor. No quintal, na sala, no quarto… Qualquer ambiente que te possibilite ter concentração é um bom lugar para se meditar.

Caso você ainda não conheça, nós mesmos disponibilizamos aulas de meditação com professores na nossa plataforma da Desinchá Academy, para você iniciar e continuar praticando em níveis mais avançados.

Poder ter controle sobre sua mente e seu corpo é TÃO essencial. Imagina só as vantagens de poder relaxar em meio ao caos quando o mundo estiver pegando fogo no trabalho, trazer mais empatia para os seus relacionamentos, evitar brigas por motivos bobos com aquelas pessoas que você mais ama, e até focar sua mente para alcançar os objetivos que você pode vir empurrando com a barriga. 

Faça um teste: tente implementar a meditação na sua rotina e no final faça a comparação de como você era antes e depois dessa prática. Fica o desafio e um abraço meu. 

Assinatura Desinchá

4
Comente aqui

avatar
1 Comentários
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Thayná RamosMonieleMaria Lúcia Recent comment authors
newest oldest
Maria Lúcia
Visitante
Maria Lúcia

Excelente texto, não sabia que através da meditação podemos adquirir tantos benefícios.

Thayná Ramos
Editor
Thayná Ramos

Que bom que gostou Maria !!

O que acha de fazer o teste de meditar por uma semana? Depois conta para a gente como foi, hein?! 💚

Moniele
Visitante
Moniele

Qual o tempo ideal de meditação por dia?

Thayná Ramos
Editor
Thayná Ramos

Para alguém que está começando, é legal fazer uns 10 minutinhos por dia, com o tempo você vai aumentado esse tempo 💚