Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

5 citações pra deixar a vida melhor (e a saúde também)

Não sei você, mas eu adoro citações. Óbvio que elas precisam ser aplicadas, mas não é impressionante como frases curtas podem carregar tanta sabedoria? Pois separei aqui 5 citações pra deixar a vida melhor (e a sua saúde também).

citações vida melhor

E como só saber de uma coisa não é só suficiente, cada uma delas vem com um exercício pra você praticar e aplicar desde já!

Vamos a elas?

 

1. “Quase tudo vai voltar a funcionar se você desligar por alguns minutos – incluindo você” (Anne Lamott)

Sabe quando um aparelho eletrônico trava, daí você desliga e, quando liga novamente, parece que fez um passe de mágica? O aparelho volta a funcionar!

Essa citação da escritora Anne Lamott lembra da importância do descanso. Inclusive pra gente mesmo.

Nos momentos em que menos você sente que deveria parar, normalmente é quando você mais precisa se dar um tempo. Se desligar. Respirar.

A gente costuma se sobrecarregar com coisas pra fazer… Coisas pra prestar atenção.

Mas você pode:

  • Preparar um Desinchá (ou Desinchá Noite, se for depois do expediente)
  • Ler
  • Ir pra um lugar calmo
  • Colocar seu celular no modo avião em alguns momentos específicos do dia
  • Respirar profundamente
  • Se desligar das mídias sociais

2. “Se a sua compaixão não incluir você mesmo, ela está incompleta” (Jack Kornfield)

Muitas vezes nós falamos com nós mesmos como se fôssemos nossos piores inimigos. Praticar a autocompaixão pode ser ainda mais poderoso que a autoestima. Sabe por quê?

A maioria das pessoas acredita que está acima da média, o que é estatisticamente impossível. Aí quando elas veem que as coisas não são exatamente como esperavam, terminam se deixando abater. Ou seja: a autoestima costuma ter um baque nesses momentos.

Mas a autocompaixão funciona mesmo quando enfrentamos um momento difícil ou temos uma derrota gigantesca. Entendemos que isso faz parte, e agimos com nós mesmos como faríamos com um amigo querido.

A gente por aqui aposta que você está fazendo o melhor que pode.

Exercício:

  1. Preste atenção na forma como você fala consigo
  2. Que tipo de palavras você usa?
  3. Sua linguagem é igual a que você usaria com uma amiga?

 

3. “Autoestima é só a reputação que você tem consigo mesmo.” (Naval Ravikant)

Ninguém é perfeito. A gente sabe das nossas fraquezas, defeitos e erros, mas ei! Também sabemos que somos fortes pra caramba.

Todo mundo já se decepcionou. Todo mundo já levou umas baitas rasteiras da vida. E todo mundo pode se levantar. Mesmo que você não esteja no ponto exato onde gostaria de estar na sua vida, aposto que existe um poder enorme aí dentro.

E a boa notícia é que você pode aumentar sua reputação consigo mesmo quando vai avançando (mesmo que a passinhos pequenos) em direção ao que você quer.

Exercício:

  • Encontre a menor ação que você pode fazer em direção a um bom hábito
  • Quer melhorar sua alimentação? Troque o seu jantar por uma opção mais saudável
  • Quer se exercitar? Faça UMA flexão todos os dias.
  • Quer tocar um projeto? Qual a menor ação que você pode tomar pra realizá-lo?

4. “O que parece preguiça normalmente é exaustão” (Chip e Dan Heath)

Já falamos sobre isso nesse texto aqui. Nosso autocontrole é um recurso finito. Quer dizer que quanto mais nós usamos ele, menos temos à nossa disposição.

Então se você fica se controlando o dia inteiro, tentando controlar a impressão que causa nas outras pessoas, se preocupando com milhares de coisas ao mesmo tempo…

Quando for cuidar da sua alimentação, por exemplo, você vai estar com esse “músculo” tão desgastado que tem muito mais chances de pegar um doce ao invés de uma fruta.

E estamos falando isso aqui, porque ei! Se toda essa conversa sobre autocompaixão e auto-estima ainda não deu click por aí, que tal pensar em todas as vezes que você tem abusado do autocontrole?

Exercício:

  • Preste atenção em quantas vezes você precisa ligar o seu “monitor” interno hoje

5. “Seja agradável até as 10h da manhã, e o resto do dia vai tomar conta de si mesmo” (Elbert Hubbard)

Essa citação é um lembrete sobre a importância das nossas rotinas logo pela manhã. Se você já levanta da cama cansado, tem algo errado… Se já começa o dia com um humor horrível, imagina quando os contratempos interromperem a sua rotina?

O que você faz pela manhã tem o poder de influenciar o resto do seu dia. E o que acontece quando você passa dias melhores? Bom… A forma como passamos os dias é como passamos a vida, no longo prazo. Quer dizer: isso tem o poder de deixar sua vida melhor.

Já falamos sobre isso nesse texto.

Quando você acorda com bom humor e energia, e quando você consegue manter esse sentimento pelas primeiras horas da manhã, tem bem mais chances de levar esse estado de espírito pra frente. Esse é o momento de você se preparar pro dia que acaba de começar.

Exercício:

  • Crie um ritual matinal que te coloque num bom estado de espírito (dicas aqui)

E sabe o que mais pode ajudar? Spoiler abaixo. 😉

Desinchá

Comente aqui

avatar