Loja Oscar Freire

Loja Shopping Iguatemi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

5 dicas para se cuidar no calorão

A o verão… essa estação linda, colorida, ensolarada. A criançada toda de férias, muita praia, piscina, cachoeiras e aventuras. Essa é a estação da diversão, das descobertas, dos sorrisos, abraços e de muito amor. Para vivê-la da melhor forma, o que nós mais precisamos é de nós mesmos e do nosso corpo. Por isso, é muito importante se cuidar da melhor forma. Para isso existem alguns bons hábitos que não podemos esquecer, nós tiramos férias, mas a nossa saúde não.  

5 dicas para se cuidar no calorão

1 – Uma alimentação equilibrada  

Com as temperaturas elevadas, tendemos a eliminar mais líquidos suando, a digestão fica mais lenta e nos cansamos mais fácil, pois nosso organismo fica mais sobrecarregado. Por isso, uma alimentação correta é mais que importante para ajudar ele nessa tarefa.   

  • Prefira os melhores carboidratos. Falamos sobre eles aqui. Eles te garantirão a energia necessária para correr atrás da garotada, jogar muita bola, dar várias braçadas…  
  • Menos gordura. Esses alimentos normalmente ficam pronto mais rápido, mas também são responsáveis por deixar nossa digestão mais lenta, por retenção de líquido (alô @desincha) e por problemas cardiovasculares; 
  •  Menos salNo calor, suamos para ajudar o corpo a não superaquecer e fundir tipo motor de carro. O sal, faz com que o corpo retenha muito líquido. Como não queremos fundir, é melhor optar por salsinha, cebolinha, orégano, etc na hora de cozinhar – além de super aromáticos eles fazem bem para nossa saúde; 
  • Mais frutas e verduras. O verão é o melhor momento para uma boa salada colorida (de folhas ou frutas). Sinceramente, é quando eu mais amo comer essas delícias, pois além de saborosas, são ricas em nutrientes e nos ajudam a manter a hidratação que nosso corpo precisa mais que nunca no calor. 

 

2– Se hidrate  

No verão precisamos nos hidratar constantemente, nem espere a sede chegar porque ela já é um sinal de desidratação, ficam as dicas: 

  • Leve com você.  Água é o que o nosso corpo mais precisa para absolutamente TUDO. Você não vai querer ficar desidratado – o que é bem possível com as temperaturas acima dos 30 -, então leve sua vida leve sua garrafinha sempre com você; 
  • Foco nas crianças. Durante as férias, os pequenos não param um minuto. As brincadeiras são boas demais para reservar aquele momento para beber água. Por isso, não esqueça de lembrá-los. Se tiver dificuldade, ofereça uma água de coco docinha, nosso melhor reidratante felizmente é uma delícia.  
  • Foco nos adultos. Achou que eu não ia chamar sua atenção né? Ata. Você sabia que a nossa hidratação pode ser prejudicada pelo consumo de álcool? Pois é, por isso se você for beber aquela cervejinha, é bom se cuidar e não se esquecer de intercalar os goles com água e se manter bem alimentado.  

Para ficar sabendo: Maratonistas usam a cerveja SEM ÁLCOOL para se hidratar antes e durante as provas. Ela possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias fantásticas. O problema está no etanol, álcool presente nas bebidas.     

 

3– Se exercite  

Já falei que você tira férias e sua saúde não? Desculpa, adoro essa frase de efeito…  

Pois bem. Longe de casa, com dois feriadões seguidos, ou nos deparamos com academias fechadas, ou com a inexistência delas por perto. Aí você se questiona: SOCORR, o que fazer? Calma. 

Como você é um aluno muito aplicado, ou vai pedir exercícios para o seu personal para fazer de onde você estiver, ou não tem um personal – sem problemas – pensamos em você quando escrevemos esses textos: 

  1. EXERCÍCIOS EM CASA: A SOLUÇÃO CONTRA O SEDENTARISMO
  2. 5 EXERCÍCIOS DE PILATES PARA FAZER EM CASA
  3. 7 EXERCÍCIOS AERÓBICOS QUE VOCÊ DEVERIA FAZER 

Te dei três motivos para você se cuidar e não ficar parado, olha lá hein?! 

 

4 – Não se esqueça de dormir  

Apesar de ser uma época de muitas festas, não se esqueça de dormir pelo menos seis horas por dia. Por mais que você prometa (para você mesmo) que SÓ vai descansar nessas férias, nós dois sabemos que SEMPRE acontece exatamente o contrário… 

Mas desligue, sim, o sono é fundamental para nossa saúde, sem ele, aposto que você não vai conseguir viver os momentos que o fim de ano te reserva da melhor forma.  

Não dormir afeta nossa memória e capacidade de raciocínio, nos faz comer sem necessidade e ainda baixa nossa imunidade, como nos fala com mais propriedade o autor desse texto.  

 

5 – Proteção solar 

Sou do time dos que amam ficar horas no sol, e tudo bem. Tomar sol nos garante aquele estoque de vitamina D que é show e top. Porém, ainda se faz indispensável o uso do bom e velho protetor solar

Ele é responsável por nos proteger dos raios solares UVB, que atingem a camada da nossa pele que chamamos de epiderme, causando queimaduras; e ainda dos mais fortes, os UVA, que chegam as camadas mais profundas da pele (derme e hipoderme), causando, com o tempo, quadros gravíssimos… 

Observação: O protetor não vai impedir o seu bronze, viu? Muito pelo contrário, você vai se bronzear da forma correta e por mais tempo.   

 

O Verão é a estação da beleza, sabe qual? Isso mesmo, a sua. Não existe um corpo perfeito para a praia/ piscina/ campo/ o que for. O corpo perfeito é o seu e o tempo para aproveitar o calorão é agora. Essa é a melhor época para se olhar no espelho com aquela roupa de banho ousadex e dizer: que homão (ou que mulherão) da p**ra.  

Se eu fosse obrigado a falar qual o corpo ideal nesses tempos eu ia falar: O SAUDÁVEL.  
 
Bora aproveitar o tempo livre nas férias para se cuidar e entrar com tudo no seu compromisso com a sua saúde e participar do Desafio Desinchá 60 Dias? É gratuito. 
 

Desafio 60 dias

Se ame e se cuide. Ter responsabilidades com a sua saúde é, sobretudo, um ato de amor próprio. Que as nossas dicas te ajudem a se cuidar e se amar mais.    

Por Kauan Coelho 

Comente aqui

avatar