Loja Oscar Freire

Loja Shopping Iguatemi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

6 motivos (além do óbvio) para consumir produtos orgânicos

Todos estão falando sobre os benefícios dos produtos orgânicos e parece que agora essa moda pegou (e tomara que fique pra sempre)!

Já falamos como alimentos com agrotóxicos são prejudiciais para a nossa saúde e os alimentos orgânicos entram aqui como uma excelente opção.

Segundo pesquisa do instituto Organis, o consumo de orgânicos aumentou. Isso se deve às compras conscientes e preocupação com a saúde dos consumidores, dá para a acreditar? As pessoas estão mesmo querendo comer melhor!

Mas ainda existe um obstáculo para o nosso consumo ser 100% de orgânicos: o preço.

A dificuldade de manuseio e manutenção encarecem o produto, deixando-o longe da mesa de muita gente. Mesmo assim, 45% das pessoas estão dispostas e 25% MUITO dispostas a pagar um pouco mais para ter na mesa um alimento rico em nutrientes e bom para a saúde e o meio ambiente.

Pensando nisso trazemos aqui mais alguns motivos para você optar pelos orgânicos, se tiver com aquela graninha para o mercado, claro.

 

6 motivos (além do óbvio) para você consumir produtos orgânicos

 

Produtos orgânicos são livres de resíduos tóxicos! 

Os alimentos orgânicos vegetais ou animais são produzidos com muito carinho desde o início, por isso são tão saudáveis! O solo, alimentação dos animais e manutenção são feitos sem produtos químicos agressivos à natureza e a nossa saúde. É importante lembrar que o cultivo orgânico mantém o solo fértil e produtivo =) 

 

Produtos orgânicos possuem mais sabor e mais nutrientes

Solos enriquecidos com adubos naturais e sem contaminação só poderiam gerar frutos mais ricos em sabor, aroma e nutrientes para todo o mundo, inclusive para o próprio solo!  

 

Proteção aos rios  

Quando você envenena a terra, você também envenena a água! Os agrotóxicos são tão fortes e poderosos que alcançam os lençóis freáticos poluindo rios e lagos. Consumindo produtos orgânicos você colabora para a proteção da nossa água. 

 

Mais trabalho, menos máquinas 

A produção de alimentos orgânicos é, em sua maior parte, feita de forma manual! Isso quer dizer que ela economiza energia, gera empregos e tem carinho e cuidado desde o início. Além disso, quem faz essa produção são pequenos agricultores locais, já que o produto orgânico não tem condições de viajar muito tempo. Isso é sustentabilidade e apoio a economia local! 

 

Menos alergias 

Algumas pessoas desenvolvem alergia a alguns alimentos, mas na verdade a alergia é relacionada aos químicos presentes nele! Essas alergias podem ser na pele ou reações intestinais e são facilmente controladas se tiramos essas toxinas da alimentação consumindo alimentos orgânicos! Consulte seu alergista. 

 

Cuide dos seus hormônios 

A Escola de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz estuda a nossa exposição a agrotóxicos e desequilíbrios no sistema reprodutor. Eles concluíram que a exposição a essas toxinas pode interferir na nossa regulação hormonal e prejudicar a reprodução. Com alimentos orgânicos, nossa saúde está segura!  

É com pequenos passos que mudamos nossos hábitos para uma vida mais saudável. Consumir alimentos orgânicos é mais um deles. 

E aí? Bora fazer uma feira? 

 

E-book Como planejar refeições saudáveis

Por Laíza Negrão 

 

Fontes: 

Diplomatique | A qualidade do alimento orgânico é igual à do convencional  

Dr Consulta | Benefícios dos orgânicos 

Brasil 247 | Aumento do consumo de orgânicos 

Globo Rural | Mais brasileiros consomem mais orgânicos 

Comente aqui

avatar