Loja Oscar Freire

Loja Shopping Iguatemi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

7 atividades para exercitar a mente

Guarde essa informação com você: nós produzimos neurônios durante toda a vida. Não existe um cérebro por aí que desista ou canse de aprender. 

Com o avanço da tecnologia e das descobertas na saúde, o ser humano tende a viver cada vez mais e é por isso que nossos hábitos precisam ser sempre saudáveis. 

Além de cuidar do corpo com exercícios físicos, o cérebro e a mente precisam de cuidado, carinho e atenção durante toda a vida, principalmente na terceira idade que é quando algumas pessoas podem ter uma rotina com menos estímulos.  

Muitas pessoas acima de 50 anos podem achar que estão “velhas demais” para aprender ou realizar alguma atividade. Não existe nenhum estudo que comprove que a terceira idade não é propícia para o aprendizado.  

Manter a mente ativa promove autoestima, previne Alzheimer e demência e ainda abre portas para o conhecimento, claro!  

Por isso separamos algumas atividades para exercitar a mente. 

 

7 atividades para exercitar a mente

 

01 Passatempos 

Caça-palavras, quebra-cabeças, palavras cruzadas e sudoku podem parecer atividades inocentes, mas exercitam a mente, estimulam foco, memória e aperfeiçoam as atividades cognitivas. Você pode inclusive baixar diversos passatempos no celular. 

7 atividades para exercitar a mente: Sudoku

02 Jogos de Carta 

A Academia Norte-Americana de Neurologia indica: jogos de carta são bons para exercitar a mente, retardam a perda de memória e mantém a vitalidade mental. Atenção: não são jogos de azar, ok? É aquela jogatina com amigos e família.  

Mel Gibson Poker GIF

03 Dança & Teatro 

Além de bom para o corpo, é bom para memória, criatividade e tem um benefício social enorme. A interação com outras pessoas durante uma atividade é excelente para o humor e melhoras na cognição. 

 

04 Leitura 

Não só para ter boas histórias sempre atualizadas para contar, a leitura é um tônico para a memória de vocabulário. Seja ela em jornais, livros ou revistas. 

Book Read GIF

05 Trabalhos Manuais 

Um estudo de 2009 mostrou que pessoas acima de 60 anos que fazem artesanato, como cerâmica ou bijuterias, têm perda de memória entre 30 a 50% menores que pessoas que não fazem trabalhos manuais. O prazer em produzir também libera serotonina no cérebro trazendo felicidade e uma satisfação imensa. Isso tudo para dizer que crochê pode ser clichê, mas também é muito mais que um hobby. 

Alicia Keys Knitting GIF by The Voice

06 Xadrez 

Parece uma atividade pacata, mas é uma surra de estratégia que impulsiona a memória e melhora o aprendizado e ainda é social, apesar do pouco papo.  

Chess GIF

 

07 Cozinhar 

Poderia entrar em trabalho manual, mas aqui vamos focar em uma questão, ou melhor, cinco. Cozinhar é uma grande estimulação sensorial que envolve os cinco sentidos e acordam a mente. Tem cheiro, tem gosto, tem toque, tem cor e tem que ter atenção aos sons. E o resultado ainda é algo para comer!  

Smell Cooking GIF by Disney Pixar 

 

A gente quer contribuir para uma terceira idade cheia de autoestima e com muito gás para absorver e gerar conhecimento. Vamos começar a exercitar a mente hoje? 

 

Desinchá

 

Fonte: 

Atitude rima com saúde
Superinteressante
Choose comfort home 

Comente aqui

avatar