7 ótimos motivos para praticar atividades físicas

 
7 motivos (surpreendentes) para praticar atividades físicas

A gente já falou que você não precisa ir à academia para levar uma vida saudável, mas as atividades físicas tem muito a oferecer.

1 – Sua mente vai ficar mais afiada 

Nossos cérebros (gigantes e hiperconectados) se desenvolveram quando nossos ancestrais passaram a viver nas savanas – o que significava caminhar uma média de 10km todos os dias. Assim nossa espécie ocupou o mundo inteiro tão rápido. Exercícios oxigenam o cérebro e ampliam nossa capacidade de raciocinar. As melhores atividades para isso são aeróbicas - correr, nadar, pedalar... - que aceleram o coração. 


 
2 - Você aumenta suas chances de ter uma melhor qualidade de vida na velhice 

No livro Brain Rules, John Medina, biólogo molecular especialista em desenvolvimento cerebral, conta que a maior bola de cristal para saber se alguém vai ter qualidade de vida na velhice é se teve uma rotina ativa. Idosos que praticaram atividades físicas têm mais vigor no corpo e também ultrapassam os sedentários em memória de longo prazo, atenção, raciocínio lógico, resolução de problemas e mais. Uma vida ativa diminui pela metade os riscos de perdas cognitivas com o passar dos anos (incluindo Alzheimer). 

Cachorrinho se exercitando

3 – Sobe sua energia no dia a dia 

Isso porque praticar exercícios tem um impacto direto nas suas mitocôndrias - organelas minúsculas que, se você lembra das aulas de biologia da escola, são conhecidas como “as casas de energia” das células. Estudos com corredores mostram que eles têm mais mitocôndrias funcionando em alta performance (gerando energia a todo vapor!), e que treinar com peso aumenta o número de mitocôndrias de uma pessoa, já que os músculos consomem MUITA energia. 


 
4 - Você vai sentir na pele como superar (e respeitar) seus limites 

Principalmente quando a gente está começando, exercícios não são NADA prazerosos. Sentimos a resistência do corpo, bate aquela falta de ar que parece que vamos vomitar nossos próprios pulmões, e depois vêm dores excruciantes em músculos que nem sabíamos existir. Mas dá uma sensação gostosa ver que antes demorávamos 10 minutos para correr 1km, e agora levamos 7 min. Ou que antes conseguíamos levantar 15kg, e agora conseguimos 20kg. Aos poucos nos descobrimos mais fortes, mais ágeis, mais flexíveis... 

Dinossauro se exercitando

5 - Você pode se divertir tanto quanto quiser com isso 

Esse artigo veio trazer motivos para praticar atividades físicas, mas não para dizer O QUE nem COMO você tem que fazer. Não gosta de academia? Você pode dançar, lutar, fazer trilhas, escalada, parkour... Existe até app de corrida que faz parecer que você está sendo perseguido por zumbis! Sem falar que se exercitar te dá uma ótima desculpa para comer um tabletinho de chocolate ou fazer aqueeeela massagem como recompensa depois de suar a camisa. O melhor é que quanto mais você se diverte com a prática, mais você persiste nela. 


 
6 – Você se sente VIVO 

Porque nós somos um corpo (ou no mínimo habitamos um corpo). A adrenalina e as endorfinas que inundam esse corpo depois de uma prática são REAIS (mas no começo não percebemos isso, com todas aquelas dores... O que não significa que não possamos ir “nos treinando” com aquele chocolate ou a massagem do item anterior). 


 
7 - “Vou começar na segunda / no próximo mês / no próximo ano” é a maior bad vibe 

Óbvio que você não é obrigado a se exercitar (você não é obrigado a nada, né?), mas se isso é algo que você QUER, o último lugar onde você deveria estar é num ciclo de promessas quebradas. 

Assinatura Desinchá
 
 

Escrito por: Melina França
🍃
Equipe Desinchá 🍃

 
ExercíciosMelina França