Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

7 razões pelas quais você está ganhando peso enquanto faz jejum intermitente

Para a maioria das pessoas, o jejum intermitente funciona. Este padrão alimentar, que restringe quantas horas por dia uma pessoa come, demonstrou melhorar a função cognitiva, apoiar a saúde imunológica – e promover a perda de peso. 

Mas e se o jejum não ajudar você a perder peso e realmente ganhar peso? Considere se algum desses sete fatores pode estar em jogo. 

ganhando peso jejum intermitente
 

1. Você não faz um diário. 

Anotar o que você come (e não come) e acompanhar as horas que você come podem ajudar muito à medida que você aprende a manter um cronograma de jejum intermitente. 

Acompanhar a ingestão de alimentos junto com outras informações – sua atividade física ou níveis de humor, por exemplo – também pode ajudá-lo a identificar possíveis obstáculos ao seu sucesso. 
 

2. Você está consumindo calorias durante o seu jejum. 

Jejuar significa consumir zero – ou o mais próximo possível de zero – de calorias durante as horas que você não come. Você pode ter alguns culpados não tão óbvios que estão quebrando seu jejum. Para algumas pessoas, mesmo um pouco de adoçante ou creme no café pode tirá-las do jejum. 
 

3. Você está comendo demais.

O jejum normalmente ajuda a moderar a ingestão de alimentos sem contar as calorias. Um estudo que analisou como as pessoas comiam após um jejum e descobriu que, embora ingerissem um pouco mais de calorias na próxima refeição do que as não-jejuadoras, consumiam quase 2.000 menos calorias nos dois dias seguintes. 

Mas para algumas pessoas, quebrar o jejum pode parecer um convite para consumir grandes quantidades de alimentos ricos em calorias. Então é muito importante que você se atente ao que come quando está no período de alimentação, um nutricionista pode te ajudar a criar um cardápio saudável e agradável.  

4. Você confia demais no café. 

Depois de fazer um jejum noturno, uma xícara grande de café orgânico pode ser o começo perfeito para a sua manhã. Entre seus possíveis benefícios, a cafeína pode diminuir a fome e aumentar os níveis de energia. Mas usar café como muleta para dormir mal ou controlar o humor pode significar que você está bebendo demais, o que pode contribuir para o ganho de peso ao longo do tempo. Algumas pesquisas mostraram que muita cafeína pode aumentar os níveis de glicose no sangue e prolongar esses aumentos, tornando-o menos sensível à insulina e mais propenso a armazenar gordura. 
 

5. Você está comendo os alimentos errados.

Jejuar por 18 ou mesmo 24 horas não permite que você mergulhe profundamente em uma pizza ou tome alguns copos de vinho durante as horas que você come. Esses alimentos e bebidas aumentam e diminuem seus níveis de insulina, enviando você para uma montanha-russa de açúcar no sangue que deixa você com fome e mal-humorado durante o seu jejum. 

Quando você come, o mesmo acontece com o que você come. Durante as horas de alimentação, garanta que você está recebendo bastante fibra, proteína e gorduras boas de fontes como vegetais, frutas, carnes e peixes de qualidade, nozes e sementes e azeite de oliva. 
 

6. Você está indo rápido demais em um curto espaço de tempo. 

Mergulhar em um jejum de 24 horas imediatamente pode se tornar um desastre total. Em vez disso, comece lentamente com uma janela de jejum menor. Brinque com essa janela e aumente gradualmente (muitas pessoas acabam optando por um cronograma de jejum intermitente 16:8 eficaz e sustentável). Não se jogue nos modelos com mais horas de jejum, antes de se sentir confortável. 

7. Você não está mantendo bons hábitos em outros âmbitos da vida. 

O que você come e o que não come acaba por se tornar uma peça importante do seu quebra-cabeça no setor de saúde. Igualmente importante: obter pelo menos sete horas de sono todas as noites, gerenciar os níveis de estresse, fazer algum tipo de exercício, manter uma vida social e espiritual saudável e consumir os alimentos certos para apoiar seus esforços de jejum e cultivar uma saúde incrível. Quando você mantém outros bons hábitos, descobre que o jejum se torna mais fácil e cria benefícios mais duradouros. 
 

Obviamente, nenhum plano funciona para todos, isso inclui o jejum.  

Se você estiver interessado, faça uma tentativa justa: comprometa-se a pelo menos 30 dias de jejum antes de decidir se funciona para você. E comece pequeno.   
 
(Se você notar algum efeito adverso durante o jejum, interrompa sua rotina de jejum e converse com seu profissional de saúde.) 
 
Texto traduzido e adaptado de Mind Body Green

Desinchá 

Comente aqui

avatar