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9 estratégias para a gestão do tempo

Todo mundo tem as mesmas 24 horas. Por que, então, algumas pessoas conseguem fazer tão mais do que outras? Três palavras: gestão do tempo.

Se você se debate entre diversas coisas a fazer, esse texto foi escrito especialmente pra você. Separamos aqui 9 estratégias de gerenciamento do tempo que vão te ajudar a ter dias mais produtivos (e mais paz de espírito, yay!)

gestão do tempo

 

1. Planeje 

Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve. Por isso é importante planejar o que deve ser feito.

Você pode começar entendendo o ponto onde você tá. O próximo passo é descobrir aonde você quer ir. O planejamento nada mais é do que o passo a passo que vai lhe levar até lá.

2. Estabeleça prazos 

Nós temos uma tendência de alongar a execução de uma tarefa por todo o tempo que temos disponível. Por isso estabelecer prazos vai te ajudar a focar e fazer  que precisa ser feito 

3. Use um calendário ou agenda 

Tirar suas demandas da cabeça ajuda a manter a tranquilidade. Sem falar que assim você mantem tudo organizado num único lugar! Seja qual for o estilo que você adotar, colocar as tarefas do seu plano na agenda é essencial.

Me mostre o que está no seu calendário e o extrato da sua conta, e as suas prioridades vão ficar MUITO claras.

Aqui vale usar apps, uma agenda de papel, o que seja… O importante é usar!

4. Aprenda a dizer “não” 

Ninguém consegue fazer tudo. Você sabe, né? Por isso é sempre importante entender o que você NÃO vai fazer. 

Além de uma to-do list, você pode criar uma NOT TO-DO list. Na minha lista de coisas para não fazer, nunca posso começar o dia olhando pro celular. Por quê? Isso me coloca num estado reativo, e tem outras coisas que eu prefiro fazer.

Isso é para mim, claro. E você? O que mais toma seu tempo? Para o que você precisa falar “não”?

5. Defina um horário de início e fim de cada atividade 

Quem nunca foi numa reunião sem hora para acabar que durou hooooras?

Quase tudo tem hora pra começar, mas para acabar… A boa notícia é: a gente sempre pode mudar esse hábito. Assim você mantém seus dias mais organizados.

Essa estratégia é perfeita para reuniões, como falamos antes, porque elas podem tomar bem mais tempo do que originalmente planejado 

6. Bloqueie as distrações  

Isso significa a bagunça da mesa, mas também as milhares de abas que você tem abertas no seu navegador. Bagunça física vira bagunça mental, e os estímulos diferentes te atrapalham na hora de focar.

É igual ao bolo de chocolate que você quer evitar. Se ele tá em cima da sua mesa, fica muito mais difícil resistir. Do mesmo jeito, se você deixa um monte de coisas que podem demandar sua atenção no seu ambiente, tem mais chances de se render a isso e esquecer o que se propôs a fazer.

7. Priorize & Delegue  

Priorize – Algumas tarefas são mais importante, porque estão mais alinhadas com os seus valores ou porque vão te levar mais perto dos seus objetivos. Priorize de acordo.  

Delegue – Você não precisa fazer tudo. Pedir ajuda é uma habilidade que a maioria das pessoas poderia usar mais. Que tal exercitar esse hábito?

8. Separe tempo para imprevistos 

Nem tudo sai como nós esperamos, e alguém que gerencia bem seu tempo entende isso. Então o ideal é deixar sempre um espacinho na sua agenda para lidar com imprevistos, caso eles apareçam. Porque spoiler: eles vão aparecer!

9. Avalie seus resultados 

Entenda o que está funcionando ou não e ajuste isso no seu próximo planejamento 

Esse tema te interessa e você quer maiss informações sobre ele? Então você vai amar a aula que fizemos no insta com a coach profissional Larissa Batista. É só clicar na imagem abaixo para assistir.gestão do tempo mioloDesinchá

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