A Escala do Milagre: Como Avançar na Direção Certa

A Escala do Milagre: Como Avançar na Direção Certa
 

Nosso assunto do dia é: a escala do milagre!

Essa é uma técnica super simples para te ajudar a ganhar presença em qualquer atividade que você quiser desenvolver. Porque se você está no caminho do progresso em qualquer área, é super importante VER que está avançando. Quase como se você estivesse escalando uma montanha, passo a passo.

Isso nem sempre é simples. Se você começa a ir na academia, como encara isso?

Passo 1: Tentar achar tempo e motivação para ir à academia.

Passo 2: Tentar achar tempo e motivação para ir à academia.

Passo 3: Tentar achar tempo e motivação para ir à academia.

Passo 4: Eventualmente abandonar tudo. Fim.

Por outro lado, a metodologia Do sofá aos 5K, que tem o objetivo tirar as pessoas do sofá e guiá-las até conseguirem correr 5 km direto, foi estruturada como um jogo.

Passo 1: Se comprometer com o programa.

Passo 2: Trotar por 60 segundos, caminhar por 90 (repetir por 20 minutos) …

C25k.jpg

A cada dia, o nível de dificuldade vai aumentando. O progresso se transformou em algo visível!

Se a sua meta for “perder 5kg de gordura”, os resultados são fáceis de medir (embora essa meta não seja uma AÇÃO que você possa implementar no dia a dia - mais sobre isso depois). Agora... Outros objetivos mais abstratos - se alimentar melhor, cuidar de si mesmo - não são tão claros.

Vale se perguntar: qual o destino final onde você quer chegar? Quão mais ESPECÍFICO você conseguir ser, melhor. Quase como se pudesse “tirar uma fotografia” do seu eu futuro.

No caso do app Do sofá aos 5K, essa meta é óbvia: correr 5 km. Dãããããã!!

Se você quiser “se alimentar melhor”, algo mais específico é planejar suas refeições da semana (seguindo o nosso ebook super especial com receitinhas low carb). Isso é algo que você poderia fotografar: os ingredientes na mesa da cozinha, as panelas em cima do fogão, você cortando uma cebola...

Então numa escala de 0 a 10, onde você está em relação a esse destino?

Pensativa

Pode pensar bem que a gente espera...






...

Caso sua resposta seja 1 ou 2, isso já é MUITO motivo para comemorar. Quer dizer que você já percorreu 10% ou 20% do caminho!

E o que vai te ajudar a definir cada “nível” do seu jogo pessoal é a Pergunta do Milagre (O nome é meio brega, sim, mas vamos trabalhar aquele não-julgamento, okaaaay?):

Imagine que enquanto você dormia, um milagre aconteceu. Você acorda de manhã, e todos os seus problemas DESAPARECERAM. Como você sabe que isso aconteceu?

Talvez você acorde se sentindo descansado e cheio de energia. Talvez você se olhe no espelho e ame muito o que vê ali. Talvez você vá para a academia depois do café da manhã.

Quais os passos que você precisa dar para chegar ao 10 na Escala do Milagre? De novo, quão mais específico você for, melhor. Mudar a sua alimentação pode começar com você mudando o seu café da manhã.

E pode ser que esse “milagre” ainda pareça distante, mas o objetivo aqui é se manter na rota.

Isso pode parecer contraintuivo, mas quando você COMEMORA ir da fase 1 para a fase 2, você constrói a confiança de que pode dar o próximo passo.

poderosa

O ideal é manter cada etapa dentro do universo que você pode controlar.

A maioria das pessoas (e até das empresas) cria metas numéricas, arbitrárias, sem fases bem definidas, e o pior: que dependem de outros fatores além da sua ação diária. “Vamos lucrar R$ 200 mil em um ano.” “Vou perder 2kg em um mês.”

Um passo melhor seria: “Vou passar uma semana sem usar o elevador.”

Isso está TOTALMENTE dentro do seu controle. É uma AÇÃO que você pode medir no dia a dia (“fiz ou não fiz?”), e não um resultado que você só vai poder avaliar depois de um período maior de tempo.

Nesse cenário, a cada vez que você pegar a escada, você vai sentir ORGULHO por estar avançando.

Agora: qual a fase 2 do seu jogo?

E depois: o que vai ser necessário para lhe levar ao ponto 3 da escala?

Estamos ansiosos para acompanhar sua jornada de perto. Bora compartilhar com a gente pelas redes sociais? Não esquece de marcar o @desincha e usar  #escaladomilagre para a gente achar seu post bonitinho. 💚

Espero ouvir de você.



 
Bem EstarDesincháComment