A importância das plantas no ambiente

Eu não sou uma pessoa que entende tudo sobre a vida natural e a importância das plantas no ambiente. Na verdade, meu conhecimento sempre foi zero. Na minha cabeça, existiam somente 3 tipos de plantas: flor, cactos e alface.

O resto se encaixava em algum desses. E pode até parecer meio irônico alguém que não consegue diferenciar coentro de salsa escrever um texto sobre plantas, mas na verdade o objetivo não é falar da minha capacidade de conhecer ou cuidar delas (até porque afoguei muitas das plantinhas que minha mãe tinha, achando que elas sentiam sede).

E provavelmente minha mãe está descobrindo, nesse exato momento, o motivo do pé de amora dela não ter vingado – desculpe por isso, mãe.

Posso não ter muito conhecimento de como cuidar das hortinhas, mas sou uma pessoa que ama estar em contato com a natureza. Acampar, dormir em barracas, fazer trilhas, sentir o ar puro. Tudo isso porque eu começo a me sentir melhor, meu corpo e minha mente ficam mais leves.

Não só eu, mas as pessoas no geral se sentem melhores quando estão em contato da natureza. Um estudo da ACS Environmental Science & Technology mostra que gastar parte do seu tempo em ambientes naturais e ao ar livre pode diminuir sua fadiga mental e doenças, como diabetes e depressão relacionados à obesidade, além de melhorar a saúde em geral e trazer maior sensação de bem-estar.

E diversas pessoas acreditam que esse bem-estar e o milagre que previne muitas doenças é devido as energias que cada planta em específico possui. Veja, não estou aqui para dizer se plantas possuem ou não energias, mas para mostrar que elas vão muito além disso.

Você já parou para pensar que se essas folhinhas, que tantas vezes passam despercebidas, não existissem, não haveria vida?

As plantas são responsáveis pela renovação e produção do nosso oxigênio. Funciona como um ciclo: nós, seres humanos, juntamente com os animaizinhos, respiramos oxigênio e liberamos dióxido de carbono. Em troca, as plantas absorvem o dióxido de carbono e liberam de volta para a respiração dos seres vivos o oxigênio.

Sem contar que elas também servem como filtros: se você já acha o ar que respira super poluído, acredite, sem as plantas ele seria MUITO pior.

Muitas delas são ótimos alimentos, tanto para nós como para outros seres vivos. Todas as frutas, verduras, legumes, e grãos que nós tanto amamos surgem das plantas.

Plantas também podem ter fins medicinais. Muitos dos remédios que consumimos são feitos com elas. Como por exemplo:

Babosas: A babosa também tem sido usada no combate à caspa, aos piolhos e às lêndeas. Há testes sobre seus efeitos no tratamento de inflamações e queimaduras.

Capim-limão: O chá de capim-limão também é indicado para ajudar no trabalho estomacal, para expulsar gases, além de ser ligeiramente analgésico e antirreumático.

Carqueja: A carqueja reduz as taxas de açúcar no sangue e tem propriedades que previnem úlcera e são anti-inflamatórias, o que ajuda no tratamento de artrites.

Eucalipto: O chá é usado para abaixar a febre e combater dores de ciática e gota. Também alivia dores do reumatismo e estimula as defesas. A planta serve como antisséptico e repelente de insetos.

Guaraná: Atenua perturbações gastrointestinais e cólicas e é ainda usado contra perda de memória e como analgésico.

Erva-doce: Age contra cólicas infantis, gastrite nervosa, enxaquecas (especialmente as provocadas por problemas digestivos). Também é indicada como purificador do hálito.

E, como se não bastasse, as plantas podem ter influência sobre o seu ambiente. Por exemplo, pessoas que possuem plantinhas no ambiente de trabalho tendem a se desenvolver melhor.

Para entender melhor a importância das plantas no seu ambiente de trabalho, te trouxe uma lista de motivos pelos quais você deveria trazê-las cada vez mais para o seu ambiente.

A importância das plantas no ambiente

5 motivos pelos quais você deveria adotar plantas para o seu dia a dia 

1- Ambiente mais alegre 

Um estudo feito pela Universidade do Texas mostrou que investir nas plantinhas pode ter grande efeito sobre a felicidade dos trabalhadores. A pesquisa envolveu 450 funcionários. Aqueles que tinham plantas no seu escritório se mostraram mais satisfeitos no trabalho com suas tarefas. 

2- Filtra o ar 

O crescimento das plantas também ajuda a filtrar o ar, o que pode consequentemente melhorar a qualidade de vida. De acordo com a pesquisa, plantas são capazes de absorver os poluentes de ambientes fechados. 

3- Aumenta a umidade do ar 

Assim como a capacidade de melhorar o ar inteiro, as plantas ainda melhoram os níveis de umidade do ar. Isso acontece porque 97% da água absorvida pelas plantas é devolvida no ambiente.  

Sendo assim, melhora em 15% a umidade em ambientes fechados e pode diminuir em até 20% a poeira dos ambientes e deixar as salas mais confortáveis. 

4- Reduz o estresse 

A Universidade de Surrey, no Reino Unido, encontrou provas científicas de questões já percebidas por ambientalistas: as plantas no escritório podem reduzir o estresse.  

A comparação foi feita em ambientes que não possuíam plantas e ambientes que possuem plantas, comparando a frequência cardíaca e a pressão arterial obtidas com as pessoas que completaram o mesmo teste sem plantas.  

O resultado dos que trabalham em um ambiente verde foi maior que o dos que não trabalham. 

5- Aumenta a produtividade 

Outra pesquisa feita por pesquisadores europeus mostra que as plantas de interior ajudam a manter o foco e melhoram a eficiência no trabalho. Segundo os dados, houve um aumento de 12% na produtividade nos trabalhos feitos na presença de plantas. 

E para facilitar, vou te mostrar quais são as plantas recomendadas para você sempre ter por perto. 

 

Melhores plantas para você colocar no seu ambiente de trabalho 

Cacto

A planta não precisa ser regata frequentemente, pois elas podem armazenar muito mais quantidade de água que outras espécies.

Suculentas

Essa espécie possui folhas gordinhas que reservam água. Essa característica a torna extremamente fácil de cultivar e elas ainda gostam de regas semanais.

Planta-jade

Ela pertence à família de suculentas, então, é muito resistente. Por reversar água, é muito mais fácil de cuidar e se torna uma ótima opção para um escritório. 

Clorofito

Essa planta quase não existe manutenção e se adapta muito bem em qualquer ambiente, inclusive aqueles com ar-condicionado. Por ter raízes grossas, ela também reserva bastante água e ainda se adapta à luz parcial. 

Babosa

Essa planta também faz parte da família de suculentas, por isso ela suporta meia sombra e variações de temperatura. Uma vez por semana é o suficiente para regá-la. 

Heras

Em fase de crescimento, essa planta precisa de rega frequente, mas quando o tamanho dela for estabelecido, ela pode sobreviver facilmente em condições. Acredite: elas gostam de temperaturas frias e, certamente, vão suportar o ar-condicionado da firma. 

Espada de São Jorge

Elas podem sobreviver facilmente a baixos níveis de luz e de rega – são basicamente projetadas para a vida no escritório. Regue-a apenas uma vez por semana e fique atento a drenagem do vaso para não acumular água porque ela pode apodrecer. 

Bambu

Além de dar um toque zen à sua mesa de trabalho, o bambu precisa de pouquíssima luz. Por ser uma planta aquática, precisa de água com uma frequência maior que as demais. É importante manter as raízes sempre úmidas. 

 

Ter uma boa qualidade de vida não parece mais tão difícil não é mesmo?! Essas plantinhas já ajudam e muuuito. 

Poucas pessoas sabem, mas atualmente, 63% do Brasil é composto por matas, mas esse número vem decaindo ano após ano. Desmatamentos, poluição do ar e zero preocupação em relação há uma das maiores riquezas que temos nos faz tirar alguns anos de vida do planeta que vivemos.  

Um dos fatores que maior soma o número de desmatamentos é a quantidade de matéria prima extraída para ser utilizada nos processos químicos e queimadas, o que faz com que a vida na terra diminua dia após dia. 

Recentemente o dia virou noite em alguns estados brasileiros que foram surpreendidos pela escuridão do céu. E isso foi o resultado de queimadas que acontecem na floresta amazônica a mais de 16 dias.  

Segundo o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) que monitora o desmatamento por meio de imagens de satélite, essa é a maior onda de queimadas dos últimos 5 anos. 83% a mais em relação à 2018. 

A chuva que caiu no estado de São Paulo, que por acaso fica a mais de 3.000km da floresta amazônica, estava totalmente contaminada com fuligem causada pelas queimas.  

Não estamos perdendo apenas a maior floresta tropical do mundo, mas estamos perdendo a vida do planeta. Se as queimas continuarem e nossa floresta for extinta, 20% da água doce na terra que está presente nos rios amazônicos iriam desaparecer. O que consequentemente, diminuiria a quantidade de água por dia que utilizamos. 

Teríamos a extinção de quase metade das plantas e animais que existem no planeta. Sem contar que teríamos mudanças climáticas no aumento de no mínimo 0,7°C.  

“A Amazônia estoca uma quantidade muito grande de carbono em suas árvores, e o desmatamento contribui para o agravamento das mudanças no clima”, afirma Paulo Moutinho, diretor do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). 

A grande questão é: o que você tem feito para preservar sua qualidade de vida?  

E essa não é uma pergunta retórica. Pequenas ações fazem o mundo ser melhor, comece a mudança por aquele papelzinho de bala que você joga pela janela do carro, sabe? Tenha uma visão mais ampla da importância das plantas e a influência delas na sua vida. Faça o que estiver ao seu alcance para prolongar a vida das nossas alfaces, alecrins e pitangueiras. 

O real desafio é parar de fechar os olhos para as principais fontes de desmatamento não só da Amazônia, mas do mundo inteiro. Não basta ver que o problema está acontecendo, é necessário que haja mudanças de pensamentos e atitudes, porque isso sim, faz a diferença. 

Que tal após ler esse texto você adicionar mais cor verde na sua vida? Adote uma mudinha, uma plantinha ou uma florzinha, e comece a se rodear daquelas que tem o poder de trazer tantos benefícios. 

Trate com mais carinho aquilo que, sem você perceber, cuida tanto de você. 

Assinatura Desinchá 

 

Bibliografia: 

https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/9820/132/Texto%20-%20As%20plantas.pdf 

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-pais-tem-mais-florestas/ 

https://www.brasildefato.com.br/2019/08/20/fumaca-de-incendios-criminosos-na-amazonia-se-espalha-por-todo-o-continente/ 

https://saude.abril.com.br/bem-estar/conheca-e-saiba-usar-37-plantas-medicinais/ 

https://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2015/02/o-que-aconteceria-se-floresta-amazonica-fosse-destruida.html 

https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/5-motivos-para-que-voce-tenha-plantas-no-escritorio/ 

https://www.terra.com.br/noticias/dino/plantas-e-flores-tornam-o-ambiente-de-trabalho-mais-agradavel-e-produtivo,846b483cd34b400999482d9d3bf539f72g4j0ssf.html 

Comente aqui

avatar