A importância do ritual matinal

Por dias com mais bem-estar, produtividade e autocuidado. 

Imagine que você vai viajar para um lugar que sempre quis e vai escolher um hotel. O que é mais importante para você: café da manhã ou wi-fi grátis? De acordo com pesquisa da Booking.com, os brasileiros e brasileiras consideram um café da manhã caprichado mais importante que o acesso à internet. 

Agora pode confessar: hoje, quando você acordou, o que você fez primeiro? Tomou café ou pegou seu celular para ver mensagens e redes sociais?  

A importância do ritual matinal

A possibilidade de ser quem você quiser

Quando estamos viajando, saímos da rotina e nos damos direito a ter tudo do bom e do melhor. O roteiro é seu, os horários são estipulados por você, você está no controle e seu principal objetivo é o seu prazer. Por que não ser assim quando volta à vida normal? 

 

Quem manda na sua rotina? 

O primeiro passo é entender quem está no comando. Em uma sociedade em que o trabalho é a atividade que ocupa maior parte do dia, é muito comum mudarmos nossas unidades de medida de tempo para “antes do trabalho” e “depois do trabalho”.  E é aí que o ritual matinal entra para virar esse jogo.  

Se sua vida orbita em torno do trabalho, o ritual matinal pode colocar você de volta no centro. 

Quem manda na sua rotina?

Ritual matinal é bem-estar 

É o que motiva pessoas a levarem o dia com autonomia, autoconfiança e leveza. O bem-estar começa de manhã quando a primeira atividade do dia é genuinamente para o prazer da pessoa, como tomar um banho sem pressa, provar uma nova infusão, fazer uma leitura, um exercício físico.  

 

Ritual matinal traz produtividade 

Vem do prazer de completar atividades logo na primeira hora do dia. A conclusão de tarefas ativa os sistemas de recompensa no cérebro, liberando impulso para encarar o dia com positividade e satisfação.  

 

Ritual matinal é autocuidado 

O primeiro pensamento da manhã vai modular toda a relação com o restante do dia. Acordar preocupado ou preocupada com horário, trabalho ou outros compromissos é se ter em segundo plano e o objetivo aqui é se ter como centro. Se você não pensa em você, quem vai pensar? 

 

Mas por que é tão difícil sair da rotina e começar um ritual matinal? 

Mudanças são tão confortáveis quanto uma injeção. Mesmo positivas, elas exigem um esforço mental imenso que nem todas as pessoas estão preparadas para enfrentar. E está tudo bem, afinal, não estamos programados e programadas para mudar com essa facilidade.  

Então, em vez de escrever aqui uma receita de ritual matinal, vamos dar dicas para você aos poucos criar o seu e mudar sua rotina sem sofrer.  

  • Faça uma lista do que você gostaria de fazer pela manhã. 
  • Escolha um dos itens e estipule uma meta pequena, exemplo: acordar 1h mais cedo 1 vez por semana.  
  • Celebre sua pequena conquista quando conseguir. 
  • Aumente a frequência ao passar das semanas e pronto. Dê as boas-vindas ao seu primeiro ritual matinal.  
  • Recomece a lista. 

O ritual matinal é seu. Se você quiser acordar para jogar videogame, ver vídeos no YouTube ou tocar um violão, está valendo! A única regra é: ser uma atividade para você. 

E aí? Qual o seu ritual matinal? 

 

Fontes: 

Shefska 
Ritual Matinal Mude.Vc
Booking.Com Reveals Traveler’s top Wanted Amenities by Nationality 
Rápido e Devagar, duas formas de pensar por Daniel Kahneman.
O Poder do Hábito por Charles Duhigg 

Comente aqui

avatar