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A pandemia nos faz dormir mais – mas não necessariamente melhor

A pandemia atual afetou tudo, desde nossos horários diários até níveis de estresse e, é claro, o sono. Pessoas de todo o mundo estão relatando sonhos de pandemia. Mas de acordo com novas pesquisas, essa não é a única maneira que o coronavírus está afetando nosso sono. Dois novos estudos, um da Universidade de Basileia, na Suíça, e outro da Universidade de Boulder, mostram que estamos dormindo mais… Só que dormir mais não quer dizer dormir melhor. 

 

dormindo mais 

Como o COVID-19 afetou a qualidade do sono

No primeiro estudo, pesquisadores na Suíça analisaram os padrões de sono dos participantes relacionados aos ritmos sociais e biológicos (durante o ponto mais estrito da quarentena da Alemanha, Áustria e Suíça). Eles também usaram dados de qualidade do sono autorrelatados. 

E, em um estudo nos Estados Unidos, os pesquisadores usaram respostas autorreferidas de 139 estudantes universitários sobre a qualidade do sono antes e depois da realização de pedidos em casa e os alunos começaram a ter aulas online.

 

O que a pesquisa encontrou

Ambos os estudos indicam que, enquanto mais tempo em casa resulta num aumento no sono, a qualidade diminui. Outro efeito parece ser que a diferença de sono nos dias de trabalho / escola, em comparação com os dias de folga, diminuiu. Isso significa que as pessoas vão dormir e acordam em horários mais consistentes, mesmo nos fins de semana ou dias de folga. Também conhecido como “jet lag social”, esse fenômeno descreve o hábito comum de recuperar o sono nos dias de folga. 
 
“Normalmente, esperamos que uma diminuição do jet lag social seja associada a relatórios de melhora na qualidade do sono”, observa a pesquisadora do sono e neurocientista cognitivo da Universidade de Basel, Christine Blume, Ph.D. “No entanto, em nossa amostra, a qualidade geral do sono diminuiu.” 

E na pesquisa da Universidade de Boulder, eles descobriram que os alunos ficavam acordados até mais tarde do que o normal enquanto estudavam remotamente. Ainda assim, dormiam mais. Isso principalmente os estudantes que relataram não dormir o suficiente antes das orientações para ficar em casa. 

Blume acrescenta: “Acreditamos que a carga percebida por si mesma, que aumentou substancialmente durante esse isolamento, pode ter superado os efeitos benéficos de um jet lag social reduzido”. 

 

Como melhorar a qualidade do sono 


Kenneth Wright, Ph.D., da Universidade de Boulder, observa: compreender os fatores que contribuíram para as alterações do sono ajuda a desenvolver estratégias de intervenção. Há muitas coisas que podem fazer você sentir que está lutando para ter uma boa noite de sono. 

Blume, por exemplo, sugere praticar atividades físicas em casa. Essa é uma maneira de cansar seu corpo e mente, mas também regular seu ritmo circadiano. E outras opções incluem reduzir o tempo de tela antes de dormir, pratica de meditação e leitura por exemplo.  

Embora a gente esteja dormindo mais durante essa pandemia, queremos garantir que esses zzz contem. 

Se você quer garantir mais tranquilidade e leveza no sono, o Desinchá Noite por ser seu companheiro.  
 
E o mais importante aqui, se você tem sentido essa diferença no seu sono durante o isolamento físico, saiba que você não está só. Aparentemente esse é um efeito colateral que todo mundo está sentindo.  
 
Texto traduzido e adaptado de Mind Body Green 

Desinchá Noite

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