Hábitos

Água com limão: por que tomar essa mistura logo de manhã?

Água com limão: por que tomar essa mistura logo de manhã?

Tomar água com limão pela manhã é um hábito que deveria ser incorporado à sua rotina. São muitos benefícios que essa mistura cheia de vitamina C pode trazer. Em geral, as pessoas tomam ¼ do limão espremido com água morna, sem adoçar, em jejum. O café da manhã deve ser tomado após 20 minutos.

água com limão

Mas por que tomar água com limão em jejum? 

1. Porque ajuda a alcalinizar o sangue 

Nutricionistas explicam que o ácido cítrico do limão contribui para alcalinizar o sangue e, consequentemente, equilibrar o metabolismo. Mas o que seria isso? Alcalinizar o sangue é deixá-lo com o pH maior do que 7. Isso faz com que as células tenham mais facilidade para eliminar toxinas. Resultado: diminui os processos inflamatórios do corpo.

A título de curiosidade, boa parte das doenças tem relação com a acidificação sanguínea, que é deixar o sangue com pH menor do que 7. E sabe quem acidifica o sangue? Proteína em excesso, refrigerante, açúcar, farinha branca e alimentos industrializados. Não à toa, esses alimentos não fazem parte de uma dieta equilibrada. 

2. Pode ajudar a controlar o acúmulo de gordura ruim. 

O fato de ajudar a alcalinizar o sangue, equilibrando e limpando o organismo, também contribui para o controle do peso. Falamos que “pode”, porque nada adianta se você continuar comendo alimentos cheios de açúcar e aditivos químicos, próprios de uma dieta nada saudável. Na verdade, o interessante é investir em legumes, frutas e verduras, que também ajudam a alcalinizar o sangue

Outra ajuda que a água com limão em jejum te dá é que ela limpa o paladar. Com isso, aquela vontade de comer alimentos que engordam ou prejudicam sua dieta vai diminuir naturalmente. Ah, ela também pode aumentar a sensação de saciedade.

Mas vale a observação: água com limão não acelera o metabolismo. Se você quiser que sua mistura matinal cumpra esse objetivo, coloque uma lasquinha de gengibre, que também é anti-inflamatório

3. O limão é rico em vitamina C 

Mais um motivo para tomar água com limão em jejum como um shot matinal diário é absorver a vitamina C que a fruta oferece. A vitamina C é um potente antioxidante (contém flavonoides) que atua bloqueando os radicais livres. Se você não lembra o que isso quer dizer, relembramos: radicais livres em contato com nossas células provocam uma morte celular precoce.  

Ao bloquear esses radicais, podemos observar uma melhoria na aparência da pele e do cabelo. A vitamina C também ajuda a evitar a perda de músculos.

Além disso, sua ação reduz as chances de processos degenerativos e doenças causadas por falhas na produção celular. Por fim, a vitamina C presente no limão, em conjunto com riboflavina, tiamina, cálcio, fósforo, silício e ferro, são nutrientes que fortalecem nosso sistema imunológico. Por isso, muitas pessoas falam que água com limão é excelente para evitar gripes e resfriados

4. Faz bem para o estômago 

Você começou o texto lendo sobre alcalinizar o sangue. De repente, veio aquela memória da aula de química sobre pH. E isso foi o suficiente para causar um bug no seu cérebro. Como uma fruta que contém ácido cítrico não deixará o sangue ácido? Vamos à aula de química. 

O limão tem bastante acidez, é fato (5 a 7% de ácido cítrico). Quando livre, é ácido mesmo. Mas algo muda quando ele é ingerido. Em uma explicação bem simples, do portal “Alunos Online”, ao entrar em contato com o meio celular no interior do organismo humano, ele se oxida, comportando-se como um alcalinizante.

Ou seja, é um “neutralizante da acidez interna, estabilizando o meio em pH levemente alcalino”. Os diversos sais presentes no limão também se convertem em potássio, carbonatos e bicarbonatos de cálcio, aumentando a alcalinidade do sangue. 

E por que isso é importante para nosso estômago? Em primeiro lugar, a acidez do estômago reduz a produção de suco gástrico. O excesso de suco digestivo causa azia e gastrite. Ou seja, o limão ajuda a combater esses problemas. Em segundo lugar, a acidez do limão auxilia na digestão dos alimentos. Como se não bastasse essa atuação primorosa, o limão ainda contribui para a estimulação e a purificação do fígado.  

Viu só? São inúmeros os benefícios que a água com limão em jejum pode nos trazer. É preciso ter cuidado, porém, com as contraindicações.

Pra quem essa mistura não é indicada

Existem pessoas com sensibilidade ao ácido cítrico. A ingestão da mistura pode levar a dor de cabeça, queixas gástricas e alteração na pele.  

De acordo com Mario Groisman, Mestre em Ciências Dentais pela Universidade de Lund (Suécia) e membro da Academia Brasileira de Odontologia, há “um desgaste acentuado da superfície interna dos dentes em pacientes que ingerem habitualmente água morna com limão”.  

Então, se você quiser adotar esse hábito saudável em sua vida, veja se tem alguma restrição. E prepare uma pasta de dentes que contenha flúor. 

4.5/5 - (233 votos)

Comentários

43 comments

  1. Eu bebo sempre água com limão em jejum e me sinto muito bem,isto porque tenho muito medo de ter AVC sou traumatizada com essa doença

  2. Agora vou tomar todos os dias, eu sinto meu estômago alto como se a comida ficasse só no estômago, muito obrigada pelas informações vou aderir.

  3. Eu tomo água morna com limão em jejum a anos, tinha azia direto antes, agora é difícil de ter. Uso um canudo para tomar, assim não entra em contato com os dentes.

  4. Excellent read, I just passed this onto a colleague who was doing a little investigation on that. And he actually bought me lunch because I discovered it for him smile So let me rephrase that: Thanks for lunch!

  5. Eu tomo água morna com limão em jejum, foi ótimo, pois eu tinha o estômago inchado, não conseguia amara o sapato, agora estou ótimo kkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também