Alimentos que são energéticos naturais

 
Alimentos que são energéticos naturais

Desde que os energéticos chegaram ao mercado brasileiro prometendo dar asas a quem os consumisse, esse tipo de bebida foi rapidamente aceito pelo público, especialmente os jovens. Há quem ande com essas latinhas pra cima e para baixo no carro, no metro, no trabalho e também nas festas e baladas, onde geralmente são misturados com bebida alcoólica.  

Claro que eu também já tive meus tempos de consumidora voraz. No meu último semestre da faculdade de jornalismo eu trabalhava durante o dia e ia direto pra faculdade à noite. Saía de casa às 7:00 e só chegava meia-noite. Quando chegava o final de semana eu estava morta com farofa, mas como era o último semestre, tinha que entregar o TCC. Foi aí que eu e meu amigo Bira descobrimos que dá pra combinar esse ouro líquido com refrigerante, cerveja, suco, além de ser gostoso puro. A gente virava as noites de sexta e sábado, com todo o cansaço da semana puxada de ambos, pra editar nosso documentário. Quando chegava a manhã de domingo e ele ia embora, eu finalmente deitava na cama, exausta, e... não conseguia dormir. Mesmo cansada e com sono, minha cabeça não parava e, às vezes, era difícil até de ficar de olhos fechados. Se você for adepto dos energéticos, aposto que também já passou por isso e se arrependeu de ter tomado litros dessa bebidinha a base de cafeína, taurina e inositol.  

Peraí! Cafeína todo mundo conhece, mas esses tais de taurina e inositol? Bom, vamos aos componentes básicos e suas funções:  

Hyper dog
  • Cafeína: é um composto químico do grupo das xantinas, famoso por ser estimulante e diurético  

  • Taurina: é um ácido orgânico encontrado na bílis (fluído produzido pelo fígado)  

  • Inositol: é uma molécula de poliálcool cílico, produzida pelo nosso organismo a partir da glicose. É também conhecido popularmente como vitamina B.  

OK, mas como a combinação dessas coisas é capaz de deixar a gente acordado? Seguinte, a cafeína estimula a mente, a taurina (que não vem do sêmen do touro), nesse caso, atua como vasodilatador, ajudando a levar nutrientes para dentro e fora do coração, e o inositol está envolvido na transmissão de mensagens entre as células neurais, o que afeta a regulação do humor e sono. Isso tudo é uma forma bem simplificada de explicar. Se você é bom de química e quiser entender mais, vai no Pai Google e Mãe Wikipedia que eles te ajudam.  

Esses três componentes combinados se transformam numa bomba de energia que age no sistema nervoso e acelera o metabolismo. Então muito cuidado com o excesso de energéticos. Ele não é indicado para pessoas em diversas situações. Quem sofre de algum problema no coração, por exemplo, pode ter uma parada cardíaca.  

EXCITED CHRIS FARLEY

Mas, obviamente, tudo isso vem de algum lugar da natureza, e diversos energéticos naturais oferecem o mesmo benefício dos industrializados sem tanto perigo e com custos bem mais em conta. E já que falamos da cafeína, vamos começar pelo café e chá mate.  

 

Café e Chá Mate:  

Ambos são ótimos energéticos naturais por serem compostos pela cafeína, que conforme já foi dito acima, é diurético estimulante. Na prática, a cafeína aumenta o ritmo cardíaco, respiração e pressão arterial.  

Maçã:  

A fruta que derrubou a Branca de Neve é excelente para fornecer energia ao nosso organismo – quando não está envenenada, claro. Maçãs quase não tem gordura e são equilibradas em frutose (a glicose das frutas). O fruto é mais eficiente do que o café quando se trata de ficar acordado, pois as calorias contidas nela (100g tem cerca de 65kcal) são liberadas aos poucos no organismo, portanto recebemos energia por mais tempo. Outras frutas como banana e laranjas também tem as mesmas características.  

Guaraná:  

Enquanto extrato natural em pó (esquece o xarope e o refrigerante), tem efeito estimulante por conter cafeína, assim como o café.  

Ovos:  

São ótimos para serem consumidos no pós-treino. A claro do ovo é rica em vitamina B (lembra lá do inositol?) e, em sua forma natural, além de fornecer calorias – menos que as gemas – são responsáveis por converter os alimentos em vitamina D, que fortalece os ossos.  

Água, melancias e melões:  

Melancias e melões também são ótimos energéticos naturais. Eles têm 90% de água, que por sua vez é fundamental para manter o organismo limpo, conduzir nutrientes para todos os órgãos. A desidratação leve pode diminuir a energia disponível no corpo e afetar o humor. Então não esqueça de ter sempre uma garrafa de água por perto. 

Assinatura Desinchá
 
 

Escrito por: Karyna Djo Credidio