Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

Astaxantina pode melhorar a saúde do coração e desempenho nos exercícios

Você conhece a astaxantina? Esse é um poderoso antioxidante que confere a cor rosa ao salmão! E como o efeito de combate aos radicais livres da astaxantina é até 1.000 vezes maior do que o de muitos de seus colegas antioxidantes, não é de admirar que tenha sido coroado “Rei dos Carotenóides” por muitos especialistas em saúde. * 

Mas há outra razão pela qual a astaxantina está no topo da nossa lista de antioxidantes: um novo estudo sobre a suplementação com astaxantina descobriu que o antioxidante suprime o estresse oxidativo, sim, mas essa supressão também beneficia a saúde cardiovascular e o desempenho dos exercícios. 

Vou te explicar mais sobre isso logo abaixo.  

astaxantina

Por que esse novo estudo é importante  

Faz todo o sentido que o estresse oxidativo esteja associado a problemas de saúde cardiovascular. Como a praticante de medicina funcional Christine Marenexplicou aqui: “Simplificando, o estresse oxidativo é como a ferrugem no corpo, formada pela oxidação, e acelera o envelhecimento e as doenças ”. 

Mas uma abundância de radicais livres pode afetar mais do que apenas o envelhecimento da pele. A inflamação crônica pode danificar as proteínas e o DNA do seu corpo, o que por sua vez pode causar várias doenças ao longo do tempo, incluindo – você adivinhou – problemas cardíacos. Um estudo de 2018 até identifica o estresse oxidativo como um fator importante no desenvolvimento e progressão da insuficiência cardíaca

E já que sabemos que os antioxidantes podem ajudar a estabilizar os radicais livres, os cientistas estavam ansiosos para descobrir como a astaxantina poderia ajudar a gerenciar a saúde do coração.

Durante este estudo piloto, 16 pacientes diagnosticados com insuficiência cardíaca tomaram suplementos com 12 miligramas de astaxantina ao longo de três meses. Após esses poucos meses, os pesquisadores mediram marcadores de estresse oxidativo no sangue, bem como a distância em que podiam caminhar por seis minutos. 

O resultado? Seus marcadores de estresse oxidativo foram significativamente gerenciados, associados ao desempenho cardíaco suportado. Além disso, os pesquisadores descobriram uma tolerância aprimorada ao exercício também. Ou seja: eles foram capazes de caminhar mais nesses seis minutos.

 

O que tudo isso significa? 

Sabemos que os antioxidantes são MVPs no combate aos radicais livres, mas este estudo mostra quão benéficos podem ser para problemas de saúde específicos. A astaxantina principalmente pode ter efeitos bastante promissores no sistema cardiovascular. Para melhorar seu desempenho, talvez adicione astaxantina à sua rotina pré-treino. O suplemento pode melhorar sua resistência.

Mas o coração (trocadilho intencional) deste estudo é que a suplementação com astaxantina foi capaz de reduzir os níveis de estresse oxidativo, algo em que todos podemos nos beneficiar. Isso se você sofre de doença cardiovascular ou não. Afinal, o estresse oxidativo afeta vários processos em nosso corpo – envelhecimento,  saúde mental e  a aparência da pele , para destacar alguns. Considere este outro motivo para adicionar o “rei dos carotenóides” ao seu repertório. * 

*Texto traduzido de Mind Body Green

 

Desinchá 

Comente aqui

avatar