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Atividade física na terceira idade [Melhores exercícios]

É de conhecimento popular que quanto mais idade, mais cansaço a gente tem. Lorota. Ao contrário do que todo o mundo diz, cansaço também é sintoma de inatividade ou sedentarismo.  

Quando jovens nos movemos mais, e ao avançar da idade buscamos sempre mais conforto. Isso é verdade, mas não tem desculpa para que a gente se movimente menos. O exercício é essencial para a saúde em todas as idades. 

Apenas 30% das pessoas entre 45 e 64 anos dizem fazer exercícios físicos regularmente. Essa porcentagem cai para 15% entre as idades de 65 e 74 anos e 5% em pessoas de 85+ anos. Vamos mudar essas estatísticas? 

Atividade física na terceira idade [Melhores exercícios]

 

Benefícios da atividade física na terceira idade

O exercício deixa a pessoa em forma, melhora força, autoconfiança, coordenação e humor. Além de aumentar a expectativa de vida, previne e atrasa doenças, reduz risco de AVC e infarto e melhora a densidade dos ossos.  

Especialistas recomendam 4 tipos de atividade física na terceira idade:

 

Resistência 

São exercícios que melhoram a saúde do coração, pulmão e sistema respiratório e podem deixar mais fáceis atividades como subir escadas, fazer feira, mercado, caminhar e muito mais.  

 

  • Hidroginástica 

É uma ótima opção de atividade física na terceira idade. Uma atividade de baixo impacto em que a gente não tem o desconforto do suor por ser embaixo d’água! Além de melhorar condicionamento e tonifica os músculos

 

  • Caminhada 

É um dos exercícios que trabalha todo o corpo! Escolha o tênis correto e fique de olho na postura e lembre-se de alongar antes e depois.

 

  • Bicicleta 

Melhora condicionamento físico, gasta calorias, pode ser feito em grupo e ainda pode ter belas paisagens. Também é uma boa atividade para equilíbrio, músculos e articulações.

 

Atividade física na terceira idade: Exercícios de resistência

 

Equilíbrio 

Exercícios simples que ajudam a prevenir quedas, uma das principais razões por acidentes domésticos na terceira idade.

 

  • Balance a Perna 

Fique de pé sobre um pé só, erga a perna pendente apenas uns 10 cm do chão e balance-a de trás para frente. Depois faça com a outra perna.

 

  • Agachamento 

Separe as pernas uma da outra e agache-se com as costas eretas e olhando para a frente

 

  • Braço relógio 

Em uma perna só, abra os braços e movimente-os como se marcasse 3 horas e depois 9 horas.

 

Atividade física na terceira idade: Exercícios de equilíbrio

 

Força 

Levantar peso ou usar elásticos de resistência podem melhorar a força do músculo e ajudar em atividades como carregar compras, trabalhar na casa e jogar as crianças para cima em brincadeiras.
 

  • Yoga 

Usando o peso do próprio corpo e trabalhando respiração, a Yoga também funciona como uma meditação e relaxamento para o cérebro. 

Programa Hábito Zen

 

É uma atividade que ativa circulação, tenciona músculo, melhora flexibilidade e recupera articulações. Também trabalha músculos mais profundos que controlam fluxo de urina.

 

  • Abdominais 

Também podem ser feitos em casa e a qualquer momento. Basta deitar-se no chão, flexionar os joelhos, entrelaçar as mãos atrás da cabeça e flexionar o tronco até em cima. 

 

Atividade física na terceira idade: Exercícios de força

 

Flexibilidade  

São alongamentos que facilitam todos os movimentos, inclusive os simples como amarrar os sapatos, olhar por cima dos ombros, se curvar para pegar algo no chão como um sobrinho, um neto e o cachorro =)

 

  • Mãos nos pés 

Sente-se no chão e coloque as pernas retas na frente do corpo. Tente encostar as mãos nos pés. Tudo bem se não conseguir, o importante é se esticar!

 

  • Pulso e antebraço 

Estenda um braço na frente do corpo com a palma da mão para cima e dobre o pulso para abaixo. Potencialize o movimento com a outra mão até sentir o alongamento no antebraço.

 

  • Abrace as pernas 

Deite-se no chão, estique uma perna e abrace a outra.

 

Atividade física na terceira idade: Exercícios de flexibilidade

 

Cuidar da saúde é um hábito que faz bem durante a vida toda e não tem data para começar. E aí? Vamos colocar esse corpinho em movimento?

 

Desinchá

 

Fontes: 

News In Health
Lifeline
Runway
Doctor Shoes
Blog Pilates 

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