Bem estar não deveria virar ansiedade

 
Bem estar não deveria virar ansiedade

Quando suas rotinas de saúde e bem estar (quer dizer, os rituais que deveriam te ajudar a lidar com a vida e a se sentir bem) se transformam numa fonte de ansiedade, tem alguma coisa MUITO errada.

Buscar bem estar é um ótimo objetivo (a não ser que você seja o dr. Hannibal Lecter separando bom chianti antes de uma, hmmm, refeição balanceada). O único problema é se a gente apagar a linha entre cuidar de nós mesmas e atolar nossos dias com tarefas como:

  • Preciso acordar às 5h

  • E meditar em seguida

  • Escrever por 15 minutos em fluxo de consciência

  • Malhar

  • Fazer acrobacias no caminho para o trabalho para melhorar minha tomada de decisão (e nem assim você se questiona se isso pode ter ido LONGE DEMAIS)

Se você se identificar com a descrição aí em cima, primeiro saiba que você não está só. Quer dizer, no caso das acrobacias é bem provável que esteja sim, mas enfim… 

...respire fundo (só se você quiser, tá? você é livre!)

Inspire e expire

Talvez 2019 seja um ano para simplificar.

Esse é um mantra que tenho repetido em diversos momentos: Simplifique. Simplifique. Sim-pli-fi-que.

Inclusive coloquei essa mensagem na minha mesa de cabeceira.

Simplifique

(O “S” ao contrário é para trazer um pouco mais de personalidade… Brinks! Veio assim do fabricante.)

Onde estávamos mesmo? Ah! Talvez esse seja o ano da gente se conscientizar sobre o que é possível fazer no dia a dia.

O ano para voltar ao básico quando o assunto é saúde.

Tudo bem… Pode ser divertido mostrar nosso entusiasmo nas mídias sociais (vide todas as fotos de comida e selfies pós-treino), mas é bom ficarmos de olho na possível pressão para ter uma boa performance no nosso bem estar (pera, isso soou estranho…)

E se você ainda estiver em dúvida (“Mas será??? Talvez o problema seja EU”), aqui vai um pouco de trivia nerd (porque 🖖): seu corpo não foi construído para isso. 

Nós nos desenvolvemos para lidar com formas de stress urgentes e imediatas (um predador, por exemplo).

Se uma onça pintada aparecesse, você iria correr ou lutar, e em poucos minutos chegaria a um desses resultados: (1) você escapou / venceu, e o stress acabou, (2) você virou jantar de onça (e o stress acabou também).

Acontece que hoje é super se desgastar com ambientes tóxicos de trabalho (não aqui na Desinchá, ainda bem!), milhares de coisas para fazer, problemas com dinheiro, etc… A  gente não precisa que saúde e bem estar virem OUTRA FONTE de ansiedade e stress.

(Tradução:  Eu trabalho duro para isso )

(Tradução: Eu trabalho duro para isso)

Porque olha… Nosso sistema cardiovascular não sabe lidar com essa ansiedade constante. Nem nosso sistema imune. Nem o endócrino (ai, ai, ai, nossa senhora dos hormônios!). Então a gente pode terminar sofrendo com tudo aquilo que queríamos evitar.

E quem quer isso, não é mesmo? ;-)


Escrito por: Melina França
🍃
Equipe Desinchá 🍃

 
Bem EstarMelina FrançaComentário