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Benefícios da vitamina E para uma vida mais saudável

Ei, você aí! Já imaginou um nutriente que: é capaz de melhorar a saúde da pele e dos cabelos, ajuda na cicatrização, estimula a produção de colágeno, melhora a resistência física no exercício, além de ser super antioxidante? Imaginou? Então, já pode tirar da imaginação porque estamos falando da Vitamina E, nutriente que tem todos esses benefícios e muito mais.  

Ainda não está acreditando? Vem comigo entender mais sobre os benefícios da vitamina E: 

Benefícios da vitamina E para uma vida mais saudável

O que é essa tal de vitamina E?

Conhecida “nutricionalmente falando” como tocoferol, a vitamina E é uma vitamina da família lipossolúve(precisam de gordura para serem absorvidas, entre elas temos vitamina A, D, E e K) e é um nutriente essencial para o nosso organismo. 

Ela é encontrada naturalmente nos alimentos de origem vegetal e principalmente as verduras verde escuras (sim, pasme, mas o tom de verde faz diferença), oleaginosas (castanhas, nozes…), óleos vegetais, sementes e muitos outros! Além destes alimentos, ela também pode ser encontrada em alimentos de origem animal como a gema de ovo e fígado (nada de ler essa palavra fazendo cara feia, eu vi!). 

 

Alimentos ricos em vitamina E

Alimentos ricos em vitamina E

 

E quanto é recomendado desse nutriente por dia?

Segundo a Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), a quantidade ideal de vitamina E por dia para adultos é de 10mg, o que vai ser fácil de atingir, como você pode ver os alimentos fonte acima. 

Ela não engorda (até porque, é um nutriente e não possui calorias), porém geralmente é encontrada em alimentos mais gordurosos (como disse acima, ela precisa de gordura para ser absorvida), em óleos vegetais, castanhas e nozes, que são alimentos que, quando consumidos em excesso, podem engordar. Então cuidado com a quantidade, ok? 

Ingestões de vitamina E abaixo da recomendação diária podem causar lesões neurológicas e diminuição da vida das hemácias. Mas, se você tem uma alimentação balanceada, e consegue incluir alguns destes alimentos fonte, não vai correr esse risco. 

E quantidades excessivas de vitamina E? Não foram descobertos efeitos tóxicos por uma alta ingestão de alimentos que possuem esse nutriente. Efeitos menores, como dor de cabeça e diarreia, raramente foram relatados. Porém, grandes doses podem interferir na absorção de vitamina A. 

Entenderam a ideia, né? Nem de mais, nem de menos 😊 

 

Vamos aos benefícios da vitamina E?

  • Ação potente antioxidante 
  • Equilibra níveis de colesterol 
  • Auxilia na absorção da Vitamina A (também uma vitamina lipossolúvel) 
  • Melhora a saúde da pele e cabelos  
  • Propriedades que aumentam a fertilidade da mulher 
  • Antirrugas natural – evita o envelhecimento precoce  
  • Melhora a resistência física e a forca muscular no exercício  
  • Pode ajudar a proteger contra as doenças cardiovasculares, incluindo infarto do miocárdio e AVC 

 

Exercícios físicos vs. vitamina E

A função antioxidante (maravilhosa, diga-se de passagem) desse nutriente pode ser muito bem utilizada em praticantes de atividades físicas e atletas.  

E você me pergunta, por quê? Durante e depois de exercícios intensos, a vitamina E favorece a imunidade e reduz os danos oxidativos causados durante o exercício como a fadiga, além de regenerar todos os tecidos do corpo (sangue, pele, ossos, e principalmente os músculos), melhorando a performance física de quem pratica. 

 

É necessário suplementar?

Como a deficiência desse nutriente não é tão comum, a suplementação só seria necessária em caso de não conseguir atingir a recomendação diária. A suplementação deste nutriente pode ser usada para manter a saúde da pele (aumenta elasticidade da mesma e previne rugas), para melhorar a circulação sanguínea, controle de colesterol, entre outros. Vale lembrar que os níveis de vitamina E são facilmente atingíveis pela alimentação. 

O ideal é que o você consulte uma nutricionista para fazer uma avaliação dietética e saber se precisa ou não suplementar através de uma análise específica, além dos exames de sangue que podem avaliar a deficiência ou não. 

 

Acha que consegue incluir alguns dos alimentos ricos nesse nutriente e garantir todos os benefícios da vitamina E para uma vida mais leve e saudável? 

 

Por Vitória Campos

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