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Café ou chá: quando tomar?

Café e chá.  

Essas são duas bebidas super saudáveis, versáteis, e as mais consumidas no mundo  (depois da água). Só que talvez você não saiba, mas existem momentos específicos onde é melhor tomar uma ou outra, e isso tem tudo a ver com o funcionamento natural do nosso corpo. 

Agora… Se você não sabe qual o melhor horário para tomar café ou chá, esse texto vai te explicar direitinho o que fazer. 😊  

 

Horas para tomar café e chá

 

Assim que acordar: chá 

Antes de te dar a resposta aqui, vou te contar um pouquinho como o seu corpo funciona… Logo que você acorda, ele atinge o máximo de produção de cortisol, e o objetivo aqui é te deixar alerta. 

Muita gente chama o cortisol de “hormônio do stress”, e isso é porque ele é secretado quando ficamos estressados. Acontece que o cortisol tem tudo a ver com regular os processos de geração de energia do nosso corpo. Quando estamos estressados, por exemplo, o cortisol nos deixa no modo de “fugir ou lutar” – e nós precisamos de energia para fazer qualquer uma dessas atividades. 

Quando o cortisol está alto (assim que você acorda), o ideal é tomar chá.  

Como o café estimula a produção de cortisol, você está sobrecarregando o seu sistema com uma substância que já está no seu pico… E o resultado, como mostrado nesse estudo, é que a gente pode ficar dependente dessa substância, sentindo sonolência sem o café. O chá não causa esse efeito! 

 

Aproximadamente 1 hora depois de acordar, pelo resto da manhã: café ou chá 

A partir daqui, o café está liberado. O chá também é um ótimo companheiro nesse horário, então pode tomar qualquer uma dessas opções sem problemas. 

Agora… Se você fizer jejum intermitente pulando o café da manhã, recomendo MUITO tomar pelo menos uma xícara de café. Isso porque já existem evidências de que ele induz a autofagia, quando as células saudáveis se alimentam das células defeituosas do corpo. Isso é muito bom para a sua saúde, o que me leva ao próximo tópico… 

 

Se você for fazer exercícios em jejum: café 

Nessas horas, dou preferência ao café, exatamente porque ele amplia os efeitos do jejum. Então algo que faço diariamente é tomar café antes de vir a pé até o escritório, o que potencializa a queima daquelas gordurinhas estocadas no corpo. 

 

Antes de quebrar o jejum: chá 

O jejum é um processo estressante para o corpo, então adivinha quem aparece na nossa corrente sanguínea quando avançamos nesse processo… Nosso amigo cortisol! 

Aqui tem o pulo do gato: quando combinado com a insulina (liberada quando comemos), o cortisol faz a gente estocar ao invés de queimar gordura, sem falar que a cafeína pode prejudicar a absorção de nutrientes importantes. Então antes de comer, o ideal é baixar o nível de cortisol no sangue antes de quebrar o jejum.  

E o seu melhor aliado para fazer isso é o chá. Melhor ainda se você adicionar um pouquinho de canela OU se for um chá que também leve canela na sua composição. 

(Para saber o que consumir antes, durante e depois do jejum, clique aqui) 

 

Depois do almoço: chá 

Chá é a melhor opção aqui. Isso porque, nesse momento, você também tem uma alta natural de cortisol.  Se tomar café, você nem vai sentir os benefícios que essa bebida pode te oferecer. 

 

1h depois do almoço: café ou chá 

À tarde, 1h depois do almoço, você pode tomar café e sentir os benefícios que ele tem para te dar. Chás também estão liberados. 😀  

 

Pelo menos 6h até a hora de dormir: chá 

Chá é sua melhor pedida aqui! Mesmo quando as pessoas relatam que não sentiram nenhum efeito negativo no sono por tomar café mais tarde, os dados de laboratório demonstram que a qualidade do sono piora SIM.  

Café ou chá: quando tomar?

 

A boa notícia é que cada uma dessas bebidas tem seus benefícios, e você não precisa abrir mão de nenhuma delas. Basta saber a hora certa de tomar. 😉

 

Desinchá

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