Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

Chá gelado ou quente: qual é melhor pra saúde?

“Chá gelado ou quente: qual é melhor pra minha saúde?”

Recebemos essa pergunta de um cliente, e resolvemos investigar a questão mais a fundo.

Somos suspeitos pra falar, mas a gente acha que chá é a bebida mais linda, cheirosa e versátil desse Brasil. (Além da água, né? Que serve pra preparar o Desinchá nosso de cada dia, inclusive). E uma das coisas mais bacanas é que você pode tomar tanto o chá quente quanto o chá gelado

Mas será que um desses jeitos é melhor do que o outro pra sentir todos os benefícios que essa beleza pode trazer?

(…) <<< Reticências de suspense

Chá gelado ou quente: qual é melhor pra saúde?

E a resposta é SIM! A temperatura de consumo do chá faz diferente. Aqui embaixo vamos te contar tudo sobre isso.

Antioxidantes

Essa é uma propriedade que todo o mundo adora, já que protege as nossas células contra ação oxidante dos radicais livres que, quando em excesso no nosso corpo, podem oxidar proteínas, lipídios e DNA.

Voltando ao chá, alguns são excelentes antioxidantes, mas a absorção do seu corpo vai depender do tipo de folha e de quão quente é a infusão. Os chás com mais antioxidante são os brancos e verdes, e a quantidade máxima é obtida quando ele é deixado na infusão por um looongo tempo (conforme mostra esse estudo aqui).

Veredito: Chá branco e chá verde oferecem mais propriedades antioxidantes se deixados na infusão por mais tempo (até a água esfriar, sim).

Podemos ter um disclaimer aqui? Lembrete importante: NUNCA ferva a água do chá. Ela pode queimar as folhas e deixar um sabor amargo. A temperatura ideal é entre 60ºC e 80ºC (ainda bem que existe chaleira elétrica, né?)

 

Chá quente demais pode te prejudicar

Existem indícios de que beber chá quente demais pode aumentar o risco de câncer. Claro que a chance de desenvolver a doença é maior em quem fuma e bebe, mas é sempre bom ficar atento.

Ou seja: nunca, nunca, NUNCA beba seu Desinchá (ou outro chá) logo depois de fervê-lo.

 

Chá gelado preserva os nutrientes

Os métodos de infusão gelados impedem que moléculas importantes se degradem quando se deparam com altas temperaturas. A gente não está falando para você deixar seu chá lá horas na água fria…

A infusão em água fria também acontece se você deixa o chá por um curto período na água quente (de 60ºC a 80ºC) e depois adicionar a água gelada. É nutrição pronta pra beber.

 

Chá gelado é excelente para pessoas obesas

Um estudo de 2018 mostra que chá de erva mate frio promove mais termogênese e oxidação da gordura que o chá quente. Além disso, o chá quente aumenta o trabalho cardíaco enquanto o frio não.

O chá gelado também é ótimo para quem tem problemas de hipertensão, e por isso não pode usar termogênicos (que aceleram o metabolismo, consequentemente, aceleram os batimentos cardíacos).

 

Chá quente tem mais sabor que chá gelado

Na verdade, tudo que está mais morninho tem mais aroma e sabor. É o que diz a ciência! Quão mais frio o chá está, mais difícil fica para as papilas gustativas diferenciarem os sabores. Então se você é fã do aroma e do sabor, e quer mesmo DEGUSTAR um delicioso chá, é importante considerar o chá quente.

 

Mas e então, quente ou gelado?

Pelos critérios que levantamos aqui, quem ganha é o chá gelado, né? Mas você não precisa abrir mão do seu chá quente! Lembre-se sempre da temperatura ideal da água e combine as folhas para ter o máximo de nutrientes possíveis prontos para absorção.

Desde que você não tome o chá pelaaando, vai ficar tudo bem. 😊

Tell Me Cat GIF by ASPCA

 

Ah, sabe que chá pode ser consumido gelado ou quente, e fica uma delícia dos dois jeitos? Spoiler abaixo.

Desinchá

Comente aqui

avatar