Para entender o ciclo menstrual e como ele nos afeta

 
Para entender o ciclo menstrual e como ele nos afeta

O universo feminino é super complexo. Nós mulheres somos cíclicas e, por causa do nosso ciclo menstrual, nosso corpo tem fases, que são complementares umas das outras. Isso pode fazer com que nós nos sentimos de maneiras diferentes durante o mês, permitindo que fiquemos em certos períodos mais quietinhas ou extrovertidas. Por isso, hoje vamos falar sobre como o ciclo menstrual influencia na nossa vida. 
 
Já ouviu alguém chamando nosso ciclo menstrual de Lua? Por que essa comparação? Assim como nosso ciclo menstrual, a Lua tem 4 fases e leva 28 dias para dar uma volta ao redor da Terra. Fofo né? Existe uma crença de que há muito tempo atrás as mulheres se reuniam durante a menstruação delas nas tendas lunares (elas não usavam anticoncepcional, e a menstruação muitas vezes se regulava entre elas e de acordo com a lua). Esse era um momento sagrado, onde elas se retiravam “da sociedade”, e as mais velhas passavam conhecimentos para as mais novas. 

E ainda nessa conexão com a lua, nosso ciclo pode ser dividido em 4 fases principais: 

Fases do ciclo menstrual

Começando pela fase da menstruação, quando as emoções estão se preparando para um novo ciclo, e o corpo pede um pouquinho de recolhimento. Bate aquela vontade de ficar na sua e refletir sobre o ciclo que passou (ou vendo aquele filminho no sofá de casa). Essa fase é chamada de Lua Nova porque é um momento de planejamento e de renovação, assim como a Lua Nova. Trata-se de um momento de conexão com a nova fase que vai começar, e é um momento ótimo para fazer um balanço do último ciclo. Outras pessoas apelidam esse momento de inverno, já que no frio a gente fica mais na nossa, né?  

Como se adaptar a essa fase?

Comer: Alimentos ricos em água e com baixo índice glicêmico. É importante remineralizar o corpo e investir em alimentos ricos em ferro e zinco. Uma boa dica é cozinhar usando sal marinho. Valorize grãos como feijão e lentilhas. Couve, cogumelos e sushis envolvidos em alga nori também são boas pedidas. Além disso, frutas como melão, morango e amora.

Exercícios: O corpo está passando por um processo de finalização, por isso as  melhores atividades são as mais tranquilas - como caminhada e alongamento. 

Atividades profissionais favorecidas: Intuição e capacidade reflexiva em alta. Esse é um bom momento para avaliar o último ciclo e corrigir o curso. Como tem sido seu relacionamento com os colegas de trabalho? Você está trabalhando nos projetos certos? Quais são as grandes mudanças que mais vão impactar seu trabalho e carreira? 
 

Depois da menstruação, nós mulheres entramos na fase folicular (ou Lua Crescente) em que após esse momento de recolhimento, a Lua bota em prática toda essa energia crescente.  Nessa fase, ficamos mais abertas para mudanças e para novidades. Dá aquela vontade de ousar no look ou cortar o cabelo de um jeitinho diferente, sabe? Ficamos com maior poder de realização, e isso favorece planejar e iniciar novos projetos. Mas por que chama primavera? Assim como nessa estação, estamos florescendo para as novidades e mudanças que podem acontecer. 

Como se adaptar a essa fase?

Comer: Alimentos leves e frescos que não vão pesar na sua disposição. Conservas e fermentados, vegetais grelhados, saladas, sementes, frutas cítricas, molhos à base de vinagre, abacate.

Exercícios: Atividades dinâmicas e de alto impacto: zumba, por exemplo. 

Atividades profissionais favorecidas: Habilidades criativas em alta. Esse é um bom momento para planejar novas empreitadas, fazer brainstorming e iniciar projetos. 


 
A terceira fase do ciclo menstrual é a da ovulação (período fértil). Essa é a data que nossa pele fica boa, o cabelo esvoaçante e simpatia vai laaá em cima! Estamos no auge da beleza e da agilidade também, afinal, estamos prontinhas para gerar uma nova vida. Ficamos igual à Lua Cheia: poderosas e maravilhosas. :) No meio disso tudo, nosso lado criativo fica mais livre, a libido está mais alta, é um momento de prazer. Por isso mesmo essa fase também é chamada de verão (literalmente a temperatura do corpo sobe). É um momento ótimo para atividades sociais, reuniões no trabalho, networking e atividades afins.  

Como se adaptar a essa fase?

Comer: Alimentos leves e ricos em fibras. Como você está naturalmente mais enérgica, maneire nos carboidratos. Dê preferência a vegetais crus ou levemente cozidos, grãos como quinoa, amaranto e milho. Semenste de girassol, coco, frutas vermelhas, espinafre, salsão, limão, gengibre.

Exercícios: Você pode combinar musculação com atividades aeróbicas. 

Atividades profissionais favorecidas: Habilidades de comunicação em alta. Esse é um bom momento para fazer networking, reuniões, negociar e discutir questões importantes. 


 
A fase lútea também é chamada de Lua Minguante ou de Outono. É uma fase de ficar mais quietinha, é um momento de queda de energia e de disposição, e é preciso respeitar nossas vontades (por isso o nome de Outono, as flores caem que nem nossas energias). Essa é a hora em que a tão conhecida TPM chega, rola aquela variação de humor, um chorinho fácil e uma vontade de atacar um chocolate. De uma coisa eu sei: quanto mais resistência aos sintomas, mais dolorosa a TPM fica. É preciso respeitar a queda hormonal e se dar de presente um momento de autocuidado, fazendo coisas que são agradáveis e dão mais prazer, como, por exemplo, passar um creme bem cheiroso no corpo, fazer um carinho no pet ou tomar uma xícara de Desinchá acompanhada de uma dessas receitinhas aqui.  

Como se adaptar a essa fase?

Comer: Alimentos ricos em vitaminas do complexo B, cálcio e magnésio, além de fibras, vão ajudar a combater o desejo por açúcar. Carboidratos complexos previnem oscilações bruscas de humor. Valorize vegetais assados - couve-flor, cebola, alho, cenoura, batata doce. Frutas como maçãs, pêssego e pêra. Menta, espirulina e hortelã vão bem em chás e shakes. 

Exercícios: Exercícios com menor impacto - como yoga e pilates. 

Atividades profissionais favorecidas: Habilidades de execução em alta. Esse é um bom momento para riscar todas aquelas tarefas da sua to-do list, focar nos detalhes e finalizar projetos. É a fase mais longa de um ciclo menstrual. 


 
Todas essas fases afetam o dia-a-dia das mulheres, mudando nossas energias criativas e nosso humor. Em alguns períodos nos sentimos mais criativas, com pensamentos mais abstratos e em outros nós sentimos mais objetivas, parecendo outra pessoa. Por isso, é importante estar em contato com nosso ciclo menstrual para ter mais autoconhecimento, amor próprio e autoconfiança.  
 
Um jeitinho legal de acompanhar seu próprio ciclo é utilizando aplicativos criados especialmente para nos ajudar a ter mais conhecimento do nosso ciclo, como o “Sai Cólica” e o “Clue”.  
 
Fica a dica =) 

Assinatura Desinchá
 
 

Escrito por: Mariana Messina
#EquipeDesinchá 💚