Eu testei: Comer 25g de fibras por dia durante 1 semana

Olá! Vitória nutri aqui de novo. E dessa vez vim para contar o que rolou com o desafio que lançaram para mim: comer 25g de fibras por dia durante 7 dias. 😱 

E o que você fez para começar a se preparar, nutri? 

Bom, primeiramente eu montei um cardápio para mim, colocando bastante fonte de fibras e fui calculando até bater 25g. Não foi tão difícil atingir a minha meta de 25g por dia. 

A dieta incluía, basicamente: frutas, aveia (ou qualquer outra farinha rica em fibras), muita salada, arroz integral, feijão, verduras e as proteínas do almoço e jantar.  

Mas… como minha alimentação já é basicamente o que eu coloquei na dieta, resolvi chamar mais uma amiga pra me acompanhar nesse desafio, para poder mostrar para vocês como diferentes perfis de pessoa podem sentir diferença!  

Resolvi convidar a Bia, engenheira de alimentos da Desinchá, que inclusive já escreveu um texto aqui do blog comigo e ela topou! Achei que seria uma boa escolha para fazer o desafio, já que ela disse que seu intestino não funcionava tão bem. 

Então, compartilhei com ela o cardápio que teria que seguir e destaquei as principais fontes de fibra para ela se atentar na hora da alimentação, para que conseguisse atingir as 25g por dia. 

Eu testei: Comer 25g de fibras por dia durante 1 semana

Mas o que vocês sentiram de diferença nesses 7 dias? 

Vamos lá! 

BIA: 

“Aceitei o desafio de mudar minha alimentação por 7 dias e passei a ingerir 25g de fibras por dia e meus resultados foram super positivos. 

Tenho o hábito de me alimentar com frutas e verduras, mas com certeza não consumia as 25g de fibras por dia, pois na minha alimentação não tinha nenhum tipo de farinha rica em fibras (como a aveia, por exemplo) e talvez por isso meu intestino nunca funcionou regularmente. 

Então a primeira mudança que senti ao consumir mais fibras foi a melhora do meu intestino. Acreditem, em apenas 7 dias passei a regular meu corpo e a sensação foi maravilhosa, porque diminuiu a sensação de inchaço ao longo do dia e regulei melhor o funcionamento do meu corpo. 

Outro ponto muito importante é que, como a Vi me passou o desafio, me senti na obrigação de cumprir e me “obriguei” a consumir alimentos específicos para atingir a quantidade recomendada de fibras que antes não consumia. 

O meu maior desafio foi me acostumar a tomar café da manhã. Eu nunca tive esse hábito, sempre saio correndo e acabo comendo um salgado integral ou só tomo um café. Esse desafio me vez ingerir todos os dias pela manhã uma fruta + aveia e acabei me acostumando a tomar um bom café da manhã (Agora não consigo sair de casa sem comer minha fruta!) 

Com essas pequenas mudanças já vi grandes resultados e me senti mais satisfeita durante as refeições (café, almoço, café da tarde e jantar). Também reduzi muito o hábito de comer coisinhas não saudáveis (tipo uns docinhos no meio da tarde). 

Valeu Vi! Pronta pro próximo desafio e recomendo que todo mundo se desafie a criar hábitos mais saudáveis. 

O meu segue sendo consumir alimentos saudáveis, muita água, meu Desinchá e exercícios regulares para manter um bom funcionamento do corpo e da mente.” 

 

VITÓRIA: 

Calma nutri, quais alimentos são ricos em fibras? Vou clarear essa dúvida de vocês: 

  • Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja em grão). 
  • Grãos, farelos e farinhas integrais (arroz, linhaça, aveia, cevada, milho, trigo). 
  • Pães e biscoitos integrais (centeio, farinha integral). 
  • Verduras e frutas 

 

Então, depois de verificar cada alimento que tinha mais fibra, meu cardápio de cada dia era mais ou menos assim: 

Café da manhã: fruta + aveia + café 

Almoço: Salada verde, tomate + arroz integral + feijão + proteína (carne, frango ou peixe) + verdura (preferência por as que são verdes escuras, ex.: couve, espinafre, escarola…) 

Lanche da tarde: fruta + aveia + Desinchá 

Jantar: repetia o almoço  

Dá pra ver que não é nem um bicho de 7 cabeças, né? 

Durante esses dias eu senti uma diferença no funcionamento do meu intestino! Aquele feeling de estar “enfezada” não me incomodou mais. Senti que eu ia no banheiro com mais frequência e consequentemente me senti mais leve. 

Outro ponto positivo que meu corpo sentiu, foi estar com mais saciedade. Por conta das fibras e principalmente as farinhas, como a aveia, darem essa sensação, eu comia menos nas refeições. Não sentir tanta fome durante os dias me deixou mais disposta para trabalhar e focar nas minhas atividades. 

O maior desafio foi me concentrar todos os dias de não pular o café da manhã ou da tarde. As vezes, na correria do dia a dia, me distraio e deixo de comer e acabo só jantando ou só tomando meu Desinchá na empresa. Mas como aceitei o desafio, me atentei a esse ponto e consegui comer minhas frutinhas da manhã e tarde. 

#DICADANUTRI: Uma coisa que é simples, mas faz diferença, é acrescentar alguma farinha que contém fibras (chia, aveia, granola, linhaça) junto às suas frutas. Aqui vão algumas sugestões: 

#1 Banana amassada + chia + canela 

#2 Maça + aveia + canela (deixo 1 min no micro-ondas, ela fica quentinha e cheirosa! Deixo o pessoal aqui do escritório babando 😊) 

#3 Morango + iogurte + linhaça (bater no liquidificador pra ficar como uma papinha) 

Agora vou deixar o desafio com vocês! Acham que conseguem? Vamos aos poucos, acrescentando alimentos ricos em fibra na alimentação e depois me contem se sentiram diferença! 

Assinatura Desinchá

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Cristiane Fernandes LimaDanielaCely Chaves Recent comment authors
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Cely Chaves
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Cely Chaves

Muito top essas informações. Obrigada por compartilhar.

Daniela
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Daniela

Amei essas dicas muito bom

Cristiane Fernandes Lima
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Cristiane Fernandes Lima

Eu vou fazer também amo essas dicas.