Loja Oscar Freire

Loja Shopping Iguatemi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

0800 580 3055

A importância de se alimentar com comida de verdade

Já reparou que o número de casos de obesidade aumentou de forma brutal nas últimas décadas? Para ser mais exata, a obesidade atinge cerca de 20% da população brasileira.  E por pura coincidência (só que não) esse número cresceu ao mesmo tempo que comidas processadas se tornaram parte da alimentação das pessoas, ao invés da comida de verdade. 

Claro que tem toda aquela questão desses alimentos serem super gostosos, mas além disso, também são: 

  • Cheios de calorias; 
  • Pobres em nutrientes; 
  • Trazem riscos à saúde. 

 É claro que você já deve saber que comida de verdade é muito mais saudável, parece até um clichê – comidas industrializadas fazem mal, comidas de verdade fazem bem- Mas é um clichê que precisa ser dito e reforçado. 

Então aqui vai: Comer comida de verdade é muito mais saudável – e de bônus, ainda ter ajuda a emagrecer. 

Então esse texto tem como intuito te mostrar: 

  • O que é comida de verdade; 
  • Como a comida de verdade pode te ajudar a emagrecer; 
  • E quais são os alimentos adequados para sua alimentação. 

A importância de se alimentar com comida de verdade

 

Comecemos por: 

O que é comida de verdade? 

Comida de verdade é aquela baseada em ingredientes in natura e minimamente processados. Aquela comida caseira que preparamos em casa utilizando ingredientes naturais, nutritivos e sem adição de substâncias químicas como corantes, conservantes, aromatizantes, estabilizantes etc.  

Você usa apenas alimentos que vem da natureza proveniente de plantas ou animais. 

Comidas de verdade são “alimentos de um só ingrediente” que são ricos em vitaminas e minerais, não possuem aditivos químicos e são geralmente não-processados. 

Mas como eu sei se são alimentos de verdade ou não? A primeira coisa a se fazer é ler o rótulo. Procure por alimentos que foram apenas empacotados, refrigerados, moídos, fermentados, pasteurizados, sem adição de nenhum aditivo químico. 

Aí temos uma grande questão: Por que é importante consumirmos comidas de verdade? 

Muitas pessoas optam por alimentos industrializados devido a correria do dia a dia. Apesar de serem práticas, não é o mais indicado por médicos e nutricionistas. Por isso é importante optar por uma reeducação alimentar em que a comida de verdade esteja presente na sua vida – e no seu prato. 

Ao incluirmos comida de verdade, integral e orgânica em nossa rotina, conquistaremos um estilo de vida muito mais saudável e equilibrado. Além disso, a mudança vai nos proporcionar mais energia, disposição e qualidade de vida. 

Como a comida de verdade pode te ajudar a emagrecer? 

1- Comida de verdade te ajuda a comer mais devagar 

Comer devagar é essencial para nosso cérebro processar a ingestão de comida e reconhecer quando nosso organismo estiver satisfeito. E a melhor maneira de adotar esse hábito é incluir alimentos saudáveis em nosso cardápio. Ou seja, comida de verdade. 

Ao contrário de produtos processados, a comida de verdade apresenta texturas mais firmes e fibrosas, o que faz com que precisem ser mastigadas de forma mais lenta. 

Consequentemente, o processo diminui seu apetite e te deixa saciado com uma quantidade menor de alimentos. 

 2- São mais nutritivas 

Alimentos de origem vegetal e animal inteiros e não processados, oferecem nutrientes importantes para o nosso organismo, como vitaminas e mineiras.  

Já os produtos industrializados, normalmente, são ricos em gordura, açúcar e conservantes, elementos que fazem mal à saúde. 

A comida de verdade também é uma importante aliada para quem deseja ter mais concentração e melhorar a memória. 

Além disso, ela permite a perda peso de forma saudável e definitiva, pois seu consumo oferece muito mais saciedade do que os alimentos processados. 

3- Reduz a vontade de comer doces 

O maior desafio da perda de peso, muitas vezes, não é a dieta, mas sim resistir às vontades de doces

Isto é bastante complicado, especialmente se você é alguém que come muito doce. 

Frutas como amoras e morangos podem ser substitutas mais saudáveis aos doces, ajudando a satisfazer à vontade quando você começa a reduzir sua ingestão de açúcar. 

Além disso, comer alimentos de verdade pode ajudar suas papilas gustativas a se adaptarem com novos sabores. 

Assim, sua vontade por açúcar pode diminuir ao longo do tempo, ou possivelmente até mesmo desaparecer. 

4- Comida de verdade não contém gorduras trans artificiais 

Se há uma coisa que todos os nutricionistas concordam é que as gorduras trans artificiais são ruins para a saúde, aumentando a gordura abdominal. 

Essas gorduras são produzidas artificialmente ao inserir moléculas de hidrogênio em óleos vegetais, transformando-as do estado líquido para o estado sólido. 

Este processo foi desenvolvido para aumentar a vida útil dos alimentos processados, como bolachas e bolos. 

Felizmente, comida de verdade não contém gorduras trans artificiais

5- Comida de verdade tende a ser rica em proteínas 

A proteína é o nutriente mais importante para a perda de gordura. Ela ajuda a aumentar o seu metabolismo, reduz a fome, e afeta a produção de hormônios que ajudam a regular o peso. 

As fontes de proteína vindas de comida de verdade possuem tipicamente mais proteínas e menos calorias, o que as torna melhor para perda de gordura. 

Fontes de alimentos de verdade com bastante proteína incluem a maior parte dos cortes de carne, peixes, carnes de órgãos, ovos e até mesmo leguminosas (se você as ingerir). 

 

Quais os alimentos adequados para a alimentação? 

Comidas de verdade são “alimentos de um só ingrediente” que são ricos em vitaminas e minerais, não possuem aditivos químicos e são geralmente não-processados. 

Nesse grupo, podemos incluir alimentos que têm origem na natureza e são provenientes de animais e plantas. 

Como por exemplo: 

Alimentos que tem origem na naturela

Produtos minimamente processados também podem ser incluídos no grupo. É o caso dos alimentos que passaram por pequenas intervenções, porém, sem adição de outros ingredientes. Exemplos: frutas secas, farinha, iogurte natural, entre outros. 

Mudar os hábitos alimentares para o consumo de comida de verdade pode parecer difícil, mas na verdade possui uma grande variedade de alimentos que quando juntos formam uma combinação perfeita e saudável. 

Que tal começar a mudar hoje os seus hábitos? Acredite em mim, essa mudança irá valer muito a pena. 

 

Desinchá

Bibliografia: 

Liv up| Blog Saúde| Panelinha|  

Comente aqui

avatar