Já vou logo avisando: se você não sente vontade de comer mais no frio, você está aproveitando mal essa estação. Mas tudo bem, não estou aqui para incentivá-lo a comer mais.
Até porque, normalmente, sentimos mais fome por coisas calóricas quanto a temperatura está baixa. E ninguém quer esse prejuízo para o corpo (ou pelo menos não deveria querer).
Mas existe uma explicação lógica para esse fenômeno. Nosso corpo gasta mais energia no frio para conseguir manter a nossa temperatura estável. O problema é que esse gasto maior de energia é muito pequeno para o tanto a mais que costumamos comer. Ou seja: BAITA CILADA.
Nossa parceira nutricionista, Dra. Flavia Renatte, dá algumas dicas valiosas para conseguirmos dar uma segurada na emoção na hora que nosso estômago estiver tentando nos manipular e não ganhar peso:
1) Coma alimentos com fonte de triptofano, que vão te trazer uma sensação de bem-estar. Por exemplo: semente de abóbora, de gergelim, de linhaça; oleaginosas, como as castanhas-do-pará, de caju, nozes, amêndoas; banana, aveia, chocolate amargo, entre outros.
2) Pratique atividades físicas! Essa é até óbvia, né? Isso fará seus níveis de serotonina aumentarem, dando aquela sensação gostosa de prazer e bem-estar.
3) 15 minutinhos de exposição ao sol no mínimo! Isso já é o suficiente para termos os nossos níveis de vitamina D regulares, assim nosso corpo também ficará mais satisfeito e não irá implorar por energia e nutrientes.
Mas não precisa ficar desesperado, ok? Óbvio que é uma delícia comer no frio e acho que sempre devemos nos permitir. Assim como é sempre importante tomarmos cuidado! 😉