Como não absorver energias negativas do seu ambiente

Quem nunca levantou de manhã, para trabalhar ou estudar, já pensando na hora de ir embora? Confesso que já fiz isso várias vezes. Eu acordava cansada e dormia exausta (e ainda nem tomava Desinchá Noite antes de dormir!)
Só que, com o tempo, descobri que esse desgaste vinha das energias negativas do ambiente que eu estava, e eu não tinha vontade de ir trabalhar porque não me sentia bem ali (naquele famigerado ambiente tóxico). 

Só quem já passou pela experiência de ter que lidar com pessoas negativas, daquelas que te colocam para baixo, sabe o quanto isso pode acabar com seu emocional. Se você nunca vivenciou isso no trabalho, escola ou qualquer outro lugar, ah, meu amor, que privilégio e que inveja, viu?  

O pior de tudo nessa situação de ter pessoas que fazem você duvidar do seu potencial e despejam em cima de você críticas nada construtivas é que você se torna uma “esponja de negatividade”. 

Esponja porque você começa a absorver toda e qualquer negatividade que te jogam, e isso vai acumulando cada vez mais até que, sem você perceber, virou uma pessoa tóxica também. 

Pequenas coisas te irritam, você desiste de fazer determinadas tarefas antes mesmo de começar porque já sabe que não vai dar certo e, ao seu ver, o copo está sempre meio vazio. 

Só que situações assim corroem completamente por dentro. Sua saúde mental vai pro saco e você deixa de viver para conviver com as pessoas (uma estratégia para tornar tolerável a experiência de trabalhar lado a lado com quem só mina sua autoconfiança).  

E podemos até pensar que essa situação só irá mudar quando você ficar longe de pessoas assim, mudar de emprego, escola ou o que for. Mas não é assim que funciona, infelizmente. A mudança não tem de partir dos outros e muito menos ficar esperando até que essa situação mude, essa mudança só acontece partindo de você. De mim. Da gente. 

Como não absorver energias negativas do seu ambiente

Esse texto não é sobre como as pessoas são ruins umas com as outras, mas como você pode lidar com isso, você é o autor do seu próprio estado energético. Se você absorve energias negativas, nada te impede de absorver energias positivas também. 

E você pode até estar se perguntando – Mas como é que se faz isso? Ah Thay, falar é muito fácil. 

Realmente, nenhuma mudança acontece de imediato. Mas olha, nós só começamos a mudar partir do momento que descemos pro play. 

Por isso, vou te dar algumas dicas para que você consiga absorver menos energias negativas, e espalhar mais coisas boas  

 

1- Aceite que você não pode agradar a todos 

Agradar a todos não é só impossível. Quando tentamos fazer isso, acabamos deixando de agradar a nós mesmos. Da mesma forma que nós nem sempre gostamos das pessoas, algumas pessoas também não vão gostar de você. O pulo do gato é compreender que isso não te torna inferior em nada, é só questão de afinidade. Então não leve tudo para o pessoal. Aquilo que não te acrescenta, você abstrai  

2- Ouvir não te obriga a reagir 

Nem sempre conseguimos nos afastar totalmente de pessoas que nos trazem incômodo, e o que pode ser feito nesses casos é diminuir a interação ao mínimo possível para uma coexistência pacífica. A neutralidade costuma diminuir as chances de desentendimento e não alimenta conversas infrutíferas. Em outras palavras, não se desgaste com aquilo que você sabe que não te faz bem. 

3- Afaste-se de pessoas que te colocam para baixo 

Observe as pessoas que estão na sua vida. Repare se elas são muito críticas, narcisistas e controladoras. Normalmente pessoas assim são conhecidas como “vampiros emocionais” porque parecem sugar sua energia vital. Sempre que está perto delas, você sente sua força de vontade e autoconfiança indo embora. 

Quando você aprender a identificar esses comportamentos, poderá proteger-se deles. Isso inclui se afastar dessas pessoas e entender que isso lhe fará melhor.
 

4- Respeite o seu espaço 

Aprenda a ser independente. Conheça suas próprias emoções, sentimentos, desejos e necessidades. Seja assertivo com os outros, obtendo o que você precisa para sentir-se feliz e realizado. Se você depender constantemente de outras pessoas para saber como você deve agir e se sentir vai acabar adotando as emoções e reações alheias. O objetivo aqui é exatamente o oposto! 

Autocompaixão e autocuidado são TÃO chave.
 

5- Faça mudanças positivas 

Procure por pessoas e situações positivas. Cerque-se de quem faz você se sentir bem. Assim como as energias negativas podem influenciar o bem-estar, a positividade também pode. Talvez você não consiga eliminar totalmente a sensibilidade em relação às emoções alheias, portanto o melhor é escolher cercar-se de pessoas positivas em vez de negativas. 

Positividade não vem de uma hora para a outra, mas faça um esforço todos os dias para enxergar seu copo meio cheio.

Entenda que que a negatividade das pessoas não precisa e nem deve ser absorvida por você. Procure o que te faz feliz e quem te faz feliz. Isso vale para momentos, lugares, comidas… Ache aquilo que te coloca para cima e eleva o seu ânimo. 

E uma coisa eu te digo: pensamentos bons atraem coisas boas.

Se não acredita em mim, faça o teste você mesmo. 

A partir de hoje, tente ser o único responsável pelo que entra e sai da sua vida. 

Assinatura Desinchá

Comente aqui

avatar