Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

Confira os benefícios da yoga pra seu corpo e mente

Se você é uma mulher ambiciosa, já deve conhecer os benefícios da yoga. Pelo menos apostamos nisso! Pois bem… Essa é uma prática que existe há milhares de anos. Ela nasceu na Índia e sua palavra deriva do sânscrito yuji: jugo ou união. A primeira obra que tratou do yoga se chama “Yoga Sutras”, escrita por Patanjali, que compilou os princípios da prática perto do séc. II d.C.  

Na visão do autor, yoga é “citta vrtti nirodhah” ou “cessar das flutuações da mente”. Não à toa, ela engloba os campos físico, espiritual, mental, ético, moral e meditativo.  

Com tanta abrangência, já é possível imaginar que seus benefícios são inúmeros… 

benefícios da yoga

Estresse e ansiedade mais controlados 

Menos estresse, mais relaxamento. Estudos comprovam que um dos benefícios da yoga é controlar melhor esses sentimentos. Isso porque a prática diminui a secreção de cortisol (hormônio do estresse primário).  

Um dos exemplos de estudo submeteu 24 mulheres emocionalmente angustiadas a um programa de yoga de 3 meses. O resultado foi redução significativa no nível de cortisol e, consequentemente, níveis mais baixos de ansiedade, estresse, depressão e fadiga. 

Outro interessante estudo acompanhou um grupo de mulheres com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Com apenas uma vez por semana, após 10 semanas, 52% das participantes não se encaixavam mais nos critérios do transtorno.  

Não se sabe exatamente o motivo desses benefícios da yoga. Mas podemos imaginar! A prática nos faz perceber a importância de estar presente agora, de encontrar a tranquilidade neste momento. E é isso que ajuda a combater a ansiedade, certo? 

Como consequência, podemos apontar também que o yoga ajuda no tratamento da compulsão alimentar. Em muitos casos, a compulsão se liga à ansiedade. Neste mesmo sentido, pode ajudar a desenvolver melhores hábitos alimentares. E, por ser uma atividade física, provoca também uma pequena diminuição no peso. 

Combate à depressão 

Seguindo a linha do controle de estresse e ansiedade, um dos benefícios da yoga é ajudar no combate à depressão.  

A redução nos níveis de cortisol influencia nos níveis de serotonina, neurotransmissor que atua de várias formas no corpo. Sono, humor, apetite, temperatura corporal e ritmo cardíaco, por exemplo. A serotonina está frequentemente associada à depressão. 

Estudos comprovam que a prática de Sudarshan Kriya, tipo específico que se concentra na respiração rítmica, reduz os sintomas de depressão e os níveis de cortisol e de ACTH (hormônio que estimula a liberação de cortisol). 

Qualidade do sono 

Dormir mal uma noite é ok. Dormir mal sempre é porta aberta para mau humor, ansiedade, pressão alta, depressão e obesidade. E se já falamos que um dos benefícios da yoga é atuar combatendo tudo isso, é certo pensar que ela também melhora a qualidade do sono.  

E existem muitos estudos comprovando essa afirmação. Um estudo com 69 pacientes idosos concluiu que os praticantes de yoga dormem mais rápido, mais horas e se sentem mais descansados. 

Os pesquisadores não sabem como exatamente a prática funciona nesta função. Mas ficou demonstrado que a yoga aumenta a secreção de melatonina

Redução na inflamação e dor crônicas 

Até agora, falamos de benefícios da yoga que dizem respeito à nossa saúde mental de forma direta (e indiretamente saúde física). Mas a prática atua diretamente em nosso corpo físico. 

Você sabia que praticar yoga ajuda a reduzir a inflamação e a dor crônicas? Vale lembrar que a inflamação, em si, é uma resposta normal do organismo. Mas, quando é crônica, contribui para o desenvolvimento de doenças graves, como câncer e diabetes. 

Os praticantes de yoga apresentam níveis mais baixos de marcadores inflamatórios. Eles também demonstram diminuição na dor crônica e melhora na função física, como no caso de pessoas com osteoartrite dos joelhos.  

Pessoas que sofrem enxaquecas, por exemplo, costumam utilizar medicamentos para aliviar e controlar os sintomas. Porém, a yoga é uma terapia adjuvante útil que ajuda a reduzir a frequência dos eventos e a intensidade das dores. Pesquisadores acreditam que a prática estimula o nervo vago, o que é eficaz para aliviar a enxaqueca. 

Melhores flexibilidade, equilíbrio e respiração 

Vamos fazer um teste. Pergunte a alguém que nunca praticou yoga o que vem à cabeça quando se fala da prática. Sem dúvidas, você escutará ao menos duas palavras: respiração e flexibilidade. É a imagem direta que a yoga passa, e isso tem uma razão de ser. 

A yoga otimiza, sim, sua flexibilidade e seu equilíbrio. Em diversas modalidades de yoga, há poses específicas para aumentar o alongamento e promover a estabilidade corporal, o que influencia no equilíbrio. 

E isso vale para atletas universitários, como demonstra a pesquisa “Impact of 10-weeks of yoga practice on flexibility and balance of college athletes” e para idosos. Neste segundo caso, um estudo envolveu um grupo praticante de yoga e outro praticante de ginástica. Resultado: praticantes de yoga tiveram aumento de 4 vezes na flexibilidade total do grupo em relação à do grupo de ginástica. 

E quanto à respiração? A yoga possui exercícios e técnicas específicas de respiração: os pranayamas. E os estudos apontam que eles melhoram, de fato, nossa capacidade vital, que nada mais é do que a quantidade máxima de ar que pode ser expelida dos pulmões.  

Para atletas, isso pode ser particularmente interessante, porque uma melhoria na respiração aumenta resistência e desempenho. 

Melhor condicionamento físico 

E se aumenta resistência e desempenho, é possível falar que um dos benefícios da yoga é melhorar o condicionamento físico? Sim! 

As posturas, os exercícios e as técnicas de yoga melhoram a resistência e o fortalecimento dos músculos. Cada estilo e modalidade trabalha os grupos musculares de forma mais ou menos intensa.  Mas é certo que todas melhoram nosso desempenho corporal na prática de tarefas diárias e atividades físicas. 

E aqui eu deixo um relato pessoal. Eu pratiquei musculação ininterruptamente de 2005 a 2020, sempre associada com outras atividades físicas. Eu alternava entre treinos de condicionamento físico, hipertrofia ou apenas manutenção.  

Veio a pandemia e passei a me exercitar em casa. Descobri o yoga e nunca estive tão forte e com músculos naturalmente definidos. É isso mesmo. No meu caso, o yoga me deu uma definição muscular muito mais interessante do que a musculação. E mais força também. 

E há estudos no mesmo sentido: 12 semanas de prática melhoraram resistência, flexibilidade e força de 173 participantes. 

Mais saúde e qualidade de vida 

E se os benefícios da yoga atingem nossa saúde física e mental, é óbvio que a prática promove saúde geral e qualidade de vida. Os exercícios de uma aula de yoga trabalham todo o nosso corpo, nossa respiração e nossa mente. É o caminho para reduzir vários fatores de risco para diversas doenças, como demonstramos. 

A yoga combate pressão alta, problemas cardíacos, estresse, ansiedade, doenças mentais. É uma prática completa que pode ser o início de uma mudança no seu estilo de vida. Associada a uma dieta equilibrada e outras iniciativas, como meditação, só existe uma consequência certa: você mais feliz. =) 

 
——– 

O impressionante é que os motivos de todos esses benefícios da yoga ainda são parcialmente desconhecidos. “Há mais coisas entre o céu e na terra, Horácio, do que sonha a nossa vã filosofia”, já dizia William Shakespeare. 

Na dúvida, se não há contraindicações, o melhor a se fazer é praticar, certo? Você pode inclusive fazer isso online.

desinshot banner

Comente aqui

avatar