Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

Conheça a técnica de relaxamento que ajuda a dormir em 2 minutos

“Relaxe e ganhe”. Ou Relax and Win: Championship Performance, livro de Lloyd Bud Winter, publicado em 1981, que traz um método de relaxamento infalível para que soldados do exército americano pudessem dormir rapidamente, mesmo no meio de um combate. Quer dizer: se ela funciona em momentos de guerra, também deve servir para você! Continue lendo aqui para aprender a cair no sono

relaxamento


A história por trás dessa técnica de relaxamento 

A técnica de relaxamento sobre a qual vamos falar aqui foi criada num contexto militar, desenvolvida na escola de pilotos do Exército dos EUA. A ideia é conseguir dormir mesmo em um contexto de guerra, em que todos estão submetidos a um estresse profundo e constante.  

Lloyd Bud descreve a técnica como algo que garante que os soldados não cometam erros em função do sono. Se os militares dormem em qualquer condição, durante o dia ou à noite, em campos de batalha, a falta de sono não atrapalha. 

A técnica envolve respiração, relaxamento muscular e truques de visualização. Qualquer pessoa pode fazer. Mas a insistência é um dos elementos importantes: ela deve fazer efeito após seis semanas de prática. 

Então é isso. Mesmo em guerra, é possível dormir. “Mas isso funciona mesmo?” Bom, vamos testar.

 

Veja os passos dessa técnica de relaxamento 

  1. Sentado na beirada da cama, deixe somente um ponto de luz confortável aceso e não se esqueça de silenciar seu telefone; 
  1. Relaxe todos os músculos do rosto (incluindo língua, mandíbula e músculos ao redor dos olhos); 
  1. Sentiu seu rosto igual a uma geleia? Deixe os ombros cair em direção ao chão, sentindo a gravidade. Faça o mesmo com os braços, um de cada vez; 
  1. Enquanto deixa tudo cair, inspire e expire, prestando atenção no som da sua respiração. A cada respiração, relaxe o peito. Deixe a gravidade atuar, relaxando coxas e a parte inferior das pernas; 
  1. Tente esvaziar sua mente por 10 segundos, sem se preocupar com os pensamentos que vierem. Deixe-os passar e mantenha o corpo solto, pense que você é uma grande geléia;  
  1. Com a mente mais calma, pense em um dos dois cenários a seguir: a) você está em uma rede de veludo, que balança suavemente em um quarto escuro; b) você está deitado em uma canoa, em um lago calmo, completamente sozinho, e com um céu azul claro. 
  1. Se a visualização de cenários não é seu forte, cante o mantra “Não pense” por 10 segundos.  
  1. Apague a luz e apague junto.


A dificuldade para dormir 

Um levantamento realizado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) aponta que 76% dos brasileiros têm queixa relacionada à qualidade do sono. Outro estudo, da Associação Brasileira do Sono (ABS), aponta que 73 milhões de brasileiros têm problemas para dormir. É muita gente. E esse fenômeno ocorre ao redor do mundo inteiro. 

Estresse no trabalho, conflitos familiares, distúrbios mentais e outras situações difíceis podem sim roubar nossas horas de sono e trabalhar contra a melatonina.  

Apesar de não estarmos em um contexto de guerra, com bombardeios e violência física, vivemos uma situação sem precedentes, que muitos sequer imaginávamos viver: uma pandemia. Dormir mal é uma queixa geral (e compreensível). E se essa técnica de relaxamento militar funciona em situações extremas, espera-se que ela também nos ajude neste momento complicado. 


E se não funcionar pra você… 

… Tente outra coisa. Se depois de algumas semanas você não notar nenhuma diferença, tente outros métodos para dormir. O Dr. Andrew Weil, doutorado pela Harvard Medical School, inventou uma técnica chamada de “4-7-8”. Ela é baseada no controle da respiração e promete fazer você dormir em um minuto. Ousado. 

Conforme o site Vida em Equilíbrio, muitos fatores alteram nosso organismo, fazendo com que respiremos de forma errada. Stress, nervos, ansiedade, e substâncias como cafeína são os vilões neste caso. Assim, a ideia da técnica é normalizar a concentração de gases no sangue e baixar o ritmo cardíaco.  


E como fazer? São 4 passos simples: 

  1. Expire pela boca exclusivamente até sair todo o ar, empurrando-o com a bochecha até emitir o som de sopro nos lábios; 
  1. Feche a boca. Inspire pelo nariz contando 4 segundos; 
  1. Prenda a respiração por 7 segundos; 
  1. Expire completamente pela boca, com o mesmo som de sopro, por 8 segundos. 

Repita o ciclo no total de 4 vezes. Ao realizar o exercício, recomenda-se manter a ponta da língua tocando o céu da boca. 

 

Esperamos que a técnica de relaxamento militar ajude você a dormir rapidamente. Se você já tentou técnicas de respiração, massagem, técnica de Chi Kung (respiração + massagem nos pés), música, relaxamento, mas nada funcionou, é interessante procurar auxílio médico. 

Além disso, preste atenção aos seus hábitos alimentares. A crononutrição aponta os melhores horários para comer, bem como os alimentos indicados para consumir cada alimento. Nossa dica especial é tomar um chazinho especial para ajudar no sono, como o Desinchá Noite

Desinchá Noite

Comente aqui

avatar