Conheça o ritual do chá em 5 países

Você sabia que o Dia Mundial do Chá é comemorado no dia 15 de dezembro? Tá tudo bem se não souber, aliás é uma data pouco conhecido por aqui (ou alguma vez alguém já te cumprimentou na fila do pão com um “feliz dia mundial do chá”?)
A hora do chá é um momento comum em diversos países, mas cada ritual é único e tem suas próprias características. Nesse post vamos te mostrar como é o ritual do chá em 5 países. Dá uma olhada e diz aí qual combina mais com você:

1.Marrocos:

Chá verde, menta e uma quantidade generosa de açúcar. Esse é o blend que compõe o chá Touareg, que costuma ser servido em todo o norte da África. Três versões deste chá são servidos aos convidados devido a um antigo provérbio: “O primeiro copo é suave como a vida, o segundo é forte como o amor e o terceiro é amargo como a morte”. Se você for para lá, lembre-se de que é preciso tomar as três versões. Se você se recusar a tomar, seu anfitrião vai ficar chateado e seu gesto será lido como falta de respeito.

Conheça o ritual do chá em 5 países

2. Tibete:

Você não sabe se o seu chá fica melhor com limão ou leite? Os tibetanos costumam misturar manteiga salgada, acredita? Conhecido como Po Cha, o chá tibetano leva leite, sal e manteiga yak em seu preparo. Com uma consistência parecida com a de uma sopa, esse chá tem propriedades fortificantes e seu consumo conforta o corpo nas baixas temperaturas e elevadas altitudes.

3. Índia

O país é uma enorme potência consumidora e produtora de chá, sendo o chai a sua especialidade. Ele é composto por: chá preto, canela, gengibre, noz moscada, cravo, cardamomo e pimenta. Com algumas variações regionais, este chá é vendido até na rua e os moradores alegam que, se você quiser provar o verdadeiro chai, é indispensável o uso do copo de argila empoeirado dos vendedores de rua.

chai indiano.jpg

4. Tailândia

No final da Guerra Civil Chinesa, muitos refugiados foram para a Tailândia e acabaram levando inúmeros elementos culturais da China, entre elas, o chá. Suas características principais são a cor de âmbar e o sabor adocicado; seus chás levam leite condensado, anis estrelado, tamarindo e leite vaporizado (responsável pelo efeito marmorizado). Os sabores condimentados dão um toque doce ao ritual do chá, e combinam perfeitamente com os sabores apimentados de sua cozinha e com o clima quente do país.

chá irlandes.jpg

5. Reino Unido

Em 1840, a Duquesa de Bedford pediu para seus funcionários prepararem uma pequena refeição por volta das quatro horas da tarde contendo chá e uma seleção de pequenos bolos e sanduíches. As classes mais altas se inspiraram e, em pouco tempo, a hora do chá se tornou parte da identidade de todo o Reino Unido.

Aqui no Brasil sabemos que o ritual do chá depende bastante da região, certo? No Sul costuma-se beber chimarrão e no Rio de Janeiro, com suco de limão e bastante açúcar.

E tem o Desinchá! Para os seus dias se tornarem muito mais leves.

Desincha.jpg

Já tomou o seu Desinchá hoje?

Ah, e Feliz Dia do Chá!

Escrito por: Mayara Yumi

Comente aqui

avatar