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O poder do crossfit (5 exercícios para fazer em casa)

Criados nos Estados Unidos, o crossfit já está na boca do povo há alguns anos e, ao contrário do que muita gente pensava, essa moda não passou e só ganhou o coração de milhares de brasileiros. 

Foi em 1990 que o americano Greg Glassman combinou ginástica, peso olímpico e atletismo em uma só modalidade e trouxe para nós o Crossfit, esporte que exige alta intensidade e oferece alternativa para quem encontra monotonia nos treinos de academia. 

É possível encontrar boxes de crossfit que variam de R$150 a R$1000 reais mensais, o que torna o esporte acessível para diversas pessoas de todos os gêneros. 

O poder do crossfit (e 4 exercícios para fazer em casa)

 

O CrossFit é perigoso? 

Segundo a Lei Federal 9696/98, todo praticante de crossfit deve ser acompanhado e supervisionado por um profissional de Educação Física. E, mesmo assim, tem gente que acha que o esporte causa lesões.  

A verdade é que tudo pode machucar, mas, com acompanhamento de profissional, você diminui a chance de lesionar. Geralmente, o que mais acontece é que vamos correr, nadar ou jogar bola sem um professor por perto e isso sim aumenta as chances de lesões.  

 

O crossfit vai me deixar muito cheio de músculos? 

O treino busca trabalhar todas as capacidades físicas como flexibilidade, equilíbrio e resistência cardiorrespiratória e muscular. Então o resultado vai depender do que você busca, da frequência que faz realiza o exercício e da sua alimentação. O CrossFit é um treino de alta intensidade que ajuda a queimar calorias e obter músculos sim, mas isso só acontece quando combinado à uma alimentação específica e treinos de alta frequência.  

 

A prática também é ótima para saúde mental.  

Já sabemos que esse é o benefício de qualquer exercício físico, mas junto com o crossFit a superação vem à tona e o trabalho em grupo ou a própria competição só proporcionam felicidade e sentimento de pertencimento.  

 

5 exercícios de crossfit em casa 

Quer sentir um pouquinho todos os benefícios do crossfit? Separamos 5 exercícios básicos para você experimentar um pouco da rotina crossfiteira na sua casa, vamos lá! 

 

Pulos & Abdominais 

Dê 50 pulos (como se tivesse com uma corda) e faça 50 abdominais completos. Sem descanso, dê 40 pulos e faça 40 abdominais. Depois 30 pulos, 30 abdominais, 20 pulos, 20 abdominais, 10 pulos, 10 abdominais.  

Crossfit: Pulos & Abdominais 

 

Flexão de braço 

Deite-se sobre um colchonete de barriga pra baixo, coloque as mãos na altura dos ombros com as palmas tocando o chão. Se for iniciante, pode manter os joelhos no chão, se estiver em um nível mais avançado, pode manter apenas as pontas dos pés tocando o chão.  

Agora é só contrair glúteos e abdômen, inspirar e subir os braços elevando o corpo. 

Flexão de braço

 

Prancha 

Esse exercício é ótimo para o abdômen e para perder barriga. Coloque as mãos paralelas ao chão e fique na ponta dos pés, dividindo o peso do corpo. Comece fazendo por 30 segundos, depois vá aumentando seu tempo.

Prancha

 

Burpee 

Agache-se, coloque as mãos no chão e rapidamente coloque os pés para trás, como se estivesse numa prancha. Depois, puxe e coloque as pernas de volta na posição de agachamento e levante-se com as mãos pra cima.

 

Agachamento 

Fique de pé e afaste-os, estenda as mãos para frente, mantenha a coluna ereta e lentamente flexione os joelhos, mantendo os quadris para trás. Agache-se ao máximo que conseguir e olhe para frente.

Agachamento

 

Além do crossfit, o brasileiro que não é bobo, também faz CrossFoot e CrossSurfe que mistura a modalidade com seus esportes preferidos.  E você, já praticou crossfit? Conte pra gente! 

 

Desinchá

 

 

Fontes: 

Vida FIt | UOL
Boa Forma
Carol Borda
Minha vida 

 

Por Laíza Negrão

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