Dá pra substituir a carne na dieta?

A maioria das pessoas que procura uma vida mais saudável acredita que, para isso, é necessário parar de comer carne. Só que muitos desistem desse Projeto Veggie antes mesmo de começar, por achar que não dá para substituir a carne. Mas vou te contar um segredinho: isso está BEM LONGE de ser verdade.

Dá pra substituir a carne na dieta?

Já falei aqui sobre minha mãe ser nutricionista, e vou revelar agora mais uma fofoca sobre minha vida familiar: ela também é vegetariana. Ou seja, faz parte daqueles 14% da população que não come bichinhos. 

E pasmem! Essas pessoas se alimentam super bem e são saudáveis. Mas você pode estar se perguntando: “Como uma pessoa que não come carne pode ser saudável sem consumir os nutrientes que encontramos nessa proteína?” Pois eu te digo, meu caro amigo, que você está equivocado. 

A carne vermelha realmente é uma excelente fonte proteica e de vitaminas, além de conter todos os aminoácidos essenciais para o corpo humano. Mas não é a única. O ser humano não necessita de carne para viver bem, contanto que substituam essa proteína por outros alimentos que tragam o mesmo valor nutricional.

(Aí é que está O MAIOR ERRO de quem decide virar vegetariano: não é só TIRAR um tipo de alimento… Você também precisa ADICIONAR outros ingredientes à sua dieta.)

Claro… Esse processo vem acompanhado de muitas dúvidas. “Mas o que é que eu vou comer?”, “O que vou colocar no lugar?”, “Como vou ter uma boa saúde sem comer carne?”

Calma! A gente te ajuda. À princípio pode parecer mega complicado. Mas vamos te mostrar que optar por uma dieta sem carnes não é um bicho de sete cabeças como muitos pensam.

A carne vermelha possui proteínas e muitas vitaminas do complexo B, como as vitaminas B1, B2, B6 e B12, além de ferro, zinco e outros minerais. Através de uma dieta vegetariana podemos sim ter uma alimentação balanceada, com todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde.

Por exemplo: as leguminosas como grão de bico, feijões, as sementes de abóbora, gergelim e as castanhas, são alimentos ricos em proteínas e que contêm ferro. Já a vitamina B12, as únicas fontes confiáveis para vegetarianos são os ovos, queijo e leite (ou suplementação, no caso dos veganos).

Todos esses alimentos são capazes de substituir a carne no nosso organismo sem problema algum, sem contar que trazem muitos benefícios ao nosso corpo, nosso bolso e também ao planeta (porque os gases do gado só pioram o aquecimento global… Parece piada, mas é real).

Em média, as pessoas que comem carne consomem em torno de 40kg do produto por ano. E isso é muita coisa. Além de ser um alimento relativamente caro, quando consumido em excesso podem fazer mal à saúde, principalmente por ser difícil de digerir e aumentar o risco de doenças cardiovasculares.  

Para facilitar o seu entendimento sobre quais alimentos são bons para repor os nutrientes da carne, vou deixar uma tabelinha aqui em baixo para ficar ainda melhor (cortesia da minha mãe nutricionista, que já é quase funcionária aqui na Desinchá):

Alimentos que substituem a carne

 

Então é isso: dá para se manter saudável mesmo sem o consumo de proteína animal. 

 

Se você é fã de receitas, o curso Receitas Plant Based da Desinchá Academy pode te ajudar.

Prepare-se para experimentar uma explosão de sabores, aromas e texturas. O curso de receitas plant-based da chef Izabela Dolabela vai te surpreender. Nele, você vai descobrir como preparar pratos vegetarianos simples, nutritivos, deliciosos e, como se não bastasse, super em conta. 

Receitas Plant Based

Ah, e caso você ainda não tenha visto, aqui no site temos uma página com algumas receitinhas de-li-ci-o-sas que não fazem o uso de carne. 

Agora ficou fácil demais substituir a carne, certo?!  

Assinatura Desinchá

1
Comente aqui

avatar
1 Comentários
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Maria Lúcia Recent comment authors
newest oldest
Maria Lúcia
Visitante
Maria Lúcia

É isso ai, o comer carne no dia a dia se trata nais de um hábito que se inicia desde a infância, do que propriamente uma necessidade nutricional, digo isso porque como o texto sabiamente descreveu, existe outtas maneiras para substituir a necessidade que o nosso organismo têm sobre estas vitaminas.
E com certeza os animais agradecem rs.