Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

Desintoxicar: uma prática tão fundamental quanto comer bem

Desintoxicar. Eliminar os tóxicos. Desenvenenar (sim, existe essa palavra, e ela pode se aplicar aqui). Remover toxinas. Você adota essa prática a cada 3 meses? Não estamos falando de ficar sem beber sua cervejinha, a gin tônica ou a bebida lilás reluzente. Nem de ficar 3 meses sem chocolate.

Desintoxicar o organismo é uma coisa mais hard-core. Significa limpar o sangue, ajudar rins, pulmões, intestinos, fígado, sistema linfático e circulatório a eliminar substâncias indesejadas

Vez ou outra, os órgãos ficam sobrecarregados pelo excesso de toxinas. Alimentos produzidos com agrotóxicos, consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, estresse, obesidade, medicamentos com hormônios. Tudo isso é péssimo para o corpo.

E é aí que entram as dietas detox (ou de desintoxicação). É nossa ajuda ao corpo na hora de remover as toxinas que se acumulam no cotidiano.

desintoxicar perdi 8kg em 60 dias


Por que desintoxicar o organismo?

Porque a gente quer funcionar bem. Simples. Desintoxicar o organismo é ajudar o corpo a ter um metabolismo otimizado. Em outras palavras, a recuperação e a manutenção dos órgãos do corpo é melhor sem toxinas

Nossas vias naturais de desintoxicação (suor, fezes, urina e fígado, principalmente) atuam em processos complexos. Porém, não conseguem fazer tudo sozinhas. É preciso uma ajuda ativa por meio do detox

Ao desintoxicar, o fígado funciona melhor e colabora para impulsionar micronutrientes importantes. A prática também ajuda a reverter os sintomas de algumas doenças, como inchaço, prisão de ventre, falta de concentração, dificuldades para dormir, dores de cabeça e problemas de pele.

Por isso, se você notou que apresenta alguns desses sintomas com muito frequência, investigue. Na dúvida, faça uma desintoxicação a cada 3 meses. Mas se você notou certo exagero no consumo de doces e álcool (alô, festas de fim de ano!), faça quando sentir necessidade.

 

Benefícios

Desintoxicar é uma prática que traz muitos benefícios para nosso corpo. Não é somente eliminar toxinas que podem provocar doenças. Dá uma olhada:

  • Menor chance de ter vício alimentar, pois você deverá consumir produtos orgânicos ao invés de industrializados e processados, que provocam liberação de dopamina no cérebro (mesmo caso da cocaína, por exemplo) e causam dependência da comida;
  • Garantia de micronutrientes necessários para o corpo, como ferro, iodo, vitamina A, zinco e outros minerais e vitaminas fundamentais para uma saúde ideal;
  • Perda de peso, já que há liberação de substâncias inflamatórias e regulação dos hormônios, o que favorece o emagrecimento;
  • Gerenciamento do estresse, porque a desintoxicação ajuda a regular os níveis de cortisol no organismo;
  • Controle de compulsão alimentar, já que a desintoxicação também atua em prol do equilíbrio hormonal;
  • Melhores escolhas alimentares, já que a desintoxicação se baseia na reeducação alimentar;
  • Maior disposição e energia durante o dia.


Quais as melhores práticas para desintoxicar?

Com tantos benefícios, você já está se perguntando o que fazer para desintoxicar seu corpo. E é tão fácil simples que começa pela mais elementar prática de sobrevivência: beba água.


Beber muita água (e chás)

Beber dois litros de água todos os dias é ótimo para hidratar e desintoxicar

Assim que se levantar da cama, beba um copo de água em jejum. Se possível, água morna com limão (presente em quase todas as dietas detox). Isso repõe a água que não ingerimos durante a noite, hidratando e estimulando a circulação sanguínea. Tudo isso contribui para purificar o sangue, para o bom funcionamento dos rins e do intestino. 

Os chás, principalmente aqueles ricos em antioxidantes, são ótimos para eliminar toxinas do organismo. Evite aqueles com cafeína. E nada de álcool durante sua dieta detox.

 

Relaxar

Se o estresse é uma grande toxina para o corpo, nada melhor que relaxar no seu período de desintoxicação, certo? Busque momentos em que você fique zen, suave, despreocupado. Corpo e mente relaxados.

Lembre-se que o corpo libera cortisol, adrenalina e norepinefrina quando você está estressado. Em doses altas, o que é bastante tóxico para a saúde. 

Yoga, caminhadas, leitura, meditação e outros exercícios físicos e mentais podem ajudá-lo bastante. A propósito, uma curiosidade: ao se exercitar fisicamente, há ganho massa muscular e produção de ácido lático. Se estiver fazendo uma dieta detox, a eliminação do excesso desse ácido será mais rápida, acelerando a recuperação muscular e melhorando o rendimento nos treinos.

 

Consuma alimentos detox

Se falamos em dietas para desintoxicar, necessariamente precisamos falar dos alimentos mais poderosos para a missão. Confira:

  • Açafrão ou cúrcuma: da família do gengibre, contém curcumina, poderoso antioxidante e anti-inflamatório. Ele ajuda o fígado a processar toxinas e resíduos metabólicos, estimula a liberação da bílis pela vesícula biliar, melhorando a função hepática.
  • Gengibre: também anti-inflamatório e antioxidante, o gengibre estimula circulação, digestão, e transpiração, três principais formas de desintoxicação natural do organismo.
  • Vegetais frondosos: espinafre, couve, alfafa, e salsa são ricos em minerais e vitaminas (cálcio, ferro, potássio magnésio, vitaminas K, C, E e do complexo B), e em fibras, o que promove a sensação de saciedade por mais tempo e ajuda a regular o intestino.
  • Maçã verde: possui pectina e ácido málico, que, respectivamente, ajudam na remoção de colesterol e toxinas do sangue, e promovem limpeza de carcinógenos do organismo. Dê preferências às orgânicas, pois não têm agrotóxicos, ou remova a casca.

Se você quer desintoxicar com muita precisão, consulte seu nutricionista ou nutrólogo para orientar o processo. Eles ainda podem receitar produtos específicos para essa finalidade.

É o caso do Altilix, um ativo natural rico em bioativos extraídos da alcachofra, e do Cactin, ativo lotado de aminoácidos, minerais, antioxidantes e vitaminas que previne a retenção de líquidos e potencializa a ação do Altilix.

Existem inúmeras dietas para desintoxicar, variando o número de dias e modos. O mais comum é encontrar dietas entre 3 e 7 dias, com redução de consumo de calorias e dias com dieta a base de líquidos, cheios de sucos

E você ainda pode incluir um Desinchá pra ajudar no processo!

Desinchá

Comente aqui

avatar