Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

Dieta dukan: prós e contras

Você já ouviu falar sobre a dieta dukan?

Em busca de saúde e bem estar, sempre gostamos de mostrar para você aqui no blog maneiras e dicas de como atingir nossos objetivos sem que nossa saúde seja afetada, sem neuras nem restrições. Por isso quando pediram pra falarmos sobre a dukan, fomos atrás das informações.

Mas antes, deixa eu te contar uma coisa…

A busca pelo corpo perfeito já é um assunto que recorre muitas rodas de conversas há muito tempo (mesmo). Com essa necessidade de mudança e reeducação alimentar, surgem muitas ditas dietas da moda, que são mirabolantes e prometem um emagrecimento rápido, que muitas vezes pode ser ineficaz. 

Bom, a dieta dukan é muito famosa. Inclusive ela chegou a ser uma febre nos anos de 2010. Basicamente, ela consiste somente na ingestão de proteínas. Vamos mais a fundo sobre o que essa dieta pode nos proporcionar de bom e por que devemos ficar em alerta em relação a ela. 

Vem comigo! 

dieta dukan 

O QUE É A DIETA DUKAN? 

Também conhecida como a “dieta da proteína”, ela foi criada pelo médico francês Dr. Pierre Dukan com o livro ‘Não consigo emagrecer’ publicado em 2000 na França, se tornando best seller alguns anos depois.  

E como funciona? Bom, a dieta dukan é dividida em 4 fases. Ela promete uma perda de 5kg na primeira fase, onde a alimentação é somente composta por proteínas à vontade. Ou seja: vale todo tipo de carne, ovos, proteínas de origem vegetal como cogumelos, mas nada de verduras ou laticínios. 

Na segunda fase da dieta é possível introduzir alguns legumes e verduras, porém ainda com uma ingestão controladíssima de carboidratos.  

Na terceira fase já são permitidas 2 porções de frutas ao dia, 2 fatias de pão integral e 40g de qualquer tipo de queijo.  

Já na última e quarta fase, o médico indica que se deve fazer 1 vez por semana a dieta restrita em somente proteínas, e nos outros dias, ingerir 3 colheres de farelo de aveia por dia.  

Um pouco restritiva demais, não acha? 

 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS? 

De fato, ocorre a perda de peso, principalmente quando pensando a curto prazo. Isso acontece devido à dieta dukan ser muito restrita no consumo de calorias. Isso causa um emagrecimento rápido nas fases iniciais, mas não necessariamente saudável. 

Em média, o consumo calórico diário nas 3 primeiras fases da dieta fica ao redor de 1000 calorias por dia. É o suficiente para uma perda de 0,5 a 1 kg por semana na maioria das pessoas.  

Mas é claro… ingerindo 1000 calorias por dia, provenientes de qualquer alimento, quem não vai emagrecer? A dieta não possui estudos científicos apontando benefícios a longo prazo. O que muitas vezes acontece nestes casos é realmente o emagrecimento em curto prazo, e logo depois de uma recaída, o reganho do peso, o que chamamos de efeito sanfona. 

 

ENTÃO QUAIS AS DESVANTAGENS? 

Analisando a dieta do Dr. Dukan em relação aos nutrientes (carboidrato, proteína, lipídio, fibra, vitamina A, D e colesterol total), temos os carboidratos com a menor quantidade na dieta, totalizando 25,76g por dia. Sendo considerada uma dieta restrita, sem orientação e acompanhamento profissional, ela pode ocasionar diversos problemas de saúde.  

É possível afirmar também, que quando acontece a volta da ingestão de carboidratos, nosso corpo fará com que o peso seja recuperado rapidamente (como expliquei acima). Novamente uma dieta com reganho de peso… não seria melhor pensarmos em estratégias nutricionais que nos favoreçam a longo prazo? Como uma reeducação alimentar saudável e com acompanhamento?  

Toda e qualquer dieta que se restringe em uma pequena variação de alimentos, vitaminas e minerais, terá um resultado temporário. O que temos que levar em consideração são nossa saúde e as limitações do nosso corpo. E não quero dizer somente em limitações físicas, mas sim que o seu organismo muitas vezes não se adapta com mudanças muito drásticas na alimentação. 

Seu corpo é seu maior santuário. Cuide dele com sabedoria e carinho

Desinchá

Comente aqui

avatar