Dormir depois do almoço faz bem?

E se alguém te dissesse que você foi enganado a sua vida inteira? Pois bem, isso aconteceu comigo. Sempre escutei que tirar aquele cochilinho depois do almoço faria mal para a saúde (e se também te falaram isso, você foi enganado assim como eu). Exatamente: dormir depois do almoço faz bem à sua saúde. 

Tem toda aquela questão de que meu descanso noturno seria prejudicado, já que eu não faria 8 horas ininterruptas de sono. Pois é, a questão é que isso não é totalmente verdade. No nosso texto Problemas pra dormir? Nós podemos te ajudar nós explicamos quais fatores podem causar sua insônia. 

E talvez por achar que a soneca da tarde iria prejudicar seu descanso noturno, você tenha se privado de horas de sono que poderiam ter trazido benefícios surpreendentes.  

Dormir depois do almoço faz bem?

Consequências que a falta de descanso pode te trazer 

Dormir e cochilar ainda é surpreendentemente pouco estudado, mas a ciência percorreu um longo caminho até trazer um embasamento real sobre os benefícios de tirar uma sonequinha durante a tarde. Esse pode até se tornar o seu texto favorito aqui do blog, pois vou te apresentar motivos pelos quais você deveria tirar pelo menos um cochilo todos os dias. 

Segundo Sara Mednick, pesquisadora líder do sono e escritora do livro “Tire uma soneca! Mude a sua vida.”, se todos cochilássemos diariamente, nossas estradas seriam mais seguras, nossas contas bancárias mais gordas, nossa vida sexual melhor e as bolsas sob nossos olhos menos perceptíveis. 

Cochilar é como uma espécie de pílula mágica que, além de te deixar mais alerta, é capaz de proteger o seu coração, reduzir a pressão sanguínea, melhorar sua memória e aumentar sua criatividade. 

Hoje, a maioria das pessoas faz apenas o sono monofásico, ou seja, dorme apenas uma vez ao dia. Mas antigamente não era assim: esse processo de tirar um cochilo no início da tarde é conhecido como sesta, e era bastante praticado nos tempos antigos. Um estudo efetuado na Grécia mostra impactos que ocorreram na vida das pessoas a partir do momento em que elas pararam de praticar a sesta. 

Quando a Grécia começou a abandonar essa prática, na década de 1990, e manter as lojas abertas por mais tempo durante o dia, pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard tentaram quantificar os impactos dessa mudança cultural.  

Matthew Walker escreveu que os resultados do estudo de seis anos com mais de 23.000 adultos gregos foram devastadores.  

No final desse período, aqueles que pararam de fazer a sesta regular sofreram um aumento de 37% no risco de morte por doença cardíaca em comparação com aqueles quem não fizeram. 

“Quando somos separados da prática inata do sono bifásico, nossas vidas são encurtadas”, diz Walker.  

É comprovado que pessoas que dormem após o almoço conseguem armazenar e processar melhor as informações coletadas ao longo do dia. Uma pesquisa da faculdade norte-americana Allegheny College recrutou 85 pessoas que foram separadas em dois grupos. 

Um deles deveria dormir por 45 minutos após o almoço, enquanto o outro permanecia acordado. Todos os participantes foram submetidos a testes de estresse e, após avaliação dos resultados, foi constatada uma baixa pressão arterial no grupo que descansou e diminuição do fluxo sanguíneo.  

Outra pesquisa realizada por Walker solidifica a teoria de aprendizado e memorização a curto prazo combinando 100 rostos e nomes ao meio dia.  

Em seguida, eles pediram a um grupo para tirar uma soneca de 90 minutos, enquanto o outro grupo jogava jogos de tabuleiro ou navegava na internet. Às 18h, os dois grupos fizeram outra atividade de aprendizado.  

Os que passaram o dia sem tirar uma soneca durante a tarde tiveram muito mais dificuldade em aprender fatos novos durante o segundo teste, ficando para trás do grupo de cochilos em 20%. 

Motivos pelos quais você deveria cochilar ao menos 30 min por dia 

Tirar um cochilo de em média 30 minutos por dia, após o almoço, pode aumentar a capacidade física e mental, revigorar o cérebro, dar mais energia, aumentar a capacidade de concentração e memorização além da capacidade criativa.  

Algumas pessoas acreditam que dormir de tarde pode prejudicar o sono noturno e confundir nosso relógio biológico, ou seja, trocar o dia pela noite. 

Uma soneca fará bem ao seu corpo e sua mente desde que seja feita com moderação. Você deve dormir durante 30 ou 40 min depois do almoço para ser beneficiado, mas se você dormir durante 1 hora e meia ou mais, aí sim você pode desenvolver problemas como insônia, leseira e aumentar riscos de acidentes. 

Por isso é importante sempre colocar o despertador para tocar depois de 40 minutos, para que isso não comprometa sua rotina. 

Quando não descansamos nosso corpo da maneira correta, acabamos sofrendo com estresses e irritabilidades constantes. No nosso texto Não era estresse, era sono” nós explicamos os malefícios que ficar sem dormir pode trazer para o nosso dia a dia. 

Dormir possui um efeito calmante durante o dia te trazendo aquela sensação de bem estar. Por isso, não evite aquela vontade de tirar uma soneca após o almoço. O descanso não é algo que você precisa ganhar. Quando você sentir vontade de tirar um cochilo, isso na verdade é um chamado do seu corpo. Não deixe de atendê-lo. 

Sentir sono é normal e essencial para o corpo (ainda bem!), até porque dormir é um direito seu, não um privilégio.  

Então é bom que você comece a entender e executar o pedido que seu corpo faz de tirar aquela soneca de tarde. Porque afinal, dormir depois do almoço faz bem! E muito bem. 

Os problemas como estresse, cansaço, lapsos de memória, irritabilidade, bloqueio criativo e diversas outras coisas, parecem apontar para uma direção: a da sua cama. Que tal então tirar uma sonequinha? 

Assinatura Desinchá

 

Bibliografia 

Elemental| Super interessante| Revista Galileu 

 

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