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Ecto, meso ou endomorfo: qual o seu biotipo ideal?

Vamos falar uma pequena verdade aqui, caro leitor. Independente de como você se alimenta e do quanto faz exercícios, todos nós temos uma formatação do corpo pré-estabelecida pela famigerada genética. Por isso é tão importante entender nosso biotipo. Não adianta querer o corpo de uma pessoa famosa quando temos uma constituição física completamente diferente.

biotipo ideal

E o que isso significa? Significa que nossos corpos são diferentes por natureza. Sabe aquela pessoa magra de tudo, que se alimenta de qualquer jeito e continua super fininha? Ou então aquela pessoa que parece mais cheia, mas na verdade tem os populares ombros largos? Então, a genética definiu que elas seriam assim.  

Por isso é muito importante sabermos exatamente o nosso biotipo para conseguirmos ser mais assertivos na dieta e exercícios que devemos fazer.  

Então vamos direto ao ponto. Existem 3 tipos de biotipos e, para deixar bem claro, você com certeza está em algum deles:  

 

biotipo ideal

 

BIOTIPO ECTOMORFO

Ô tipinho difícil de ganhar peso. A tendência, aqui, é que a porcentagem de gordura corporal seja baixa, a estrutura óssea seja bem comprida e um corpo magro.  

O treino ideal para esse o ectomorfo é a musculação com mais carga nas séries.  

A dieta de pessoas com esse biotipo precisa ser extremamente rica em nutrientes, mas também é necessário que se faça uso de suplementos vitamínicos e minerais. Aminoácidos e whey protein também podem ajudar.    

 

BIOTIPO MESOMORFO

Aqui já vemos um tipo de corpo mais propenso a ganhar massa muscular. Com uma boa dieta, conseguem perder gordura com mais facilidade do que as pessoas com outros tipos físicos. Com isso, adquirem boa definição e explosão muscular. 

Pessoas com esse biotipo privilegiado para exercícios devem apostar em cargas pesadas para usar bastante força e intensidade.  

A dieta do mesomorfo deve ser nutritiva, evitando alimentos com baixo valor nutricional. Por isso é recomendado que consuma proteínas de alta qualidade ao longo do dia e que dê uma maneirada nos carboidratos e gorduras.  

BIOTIPO ENDOMORFO

Pessoas com esse perfil tendem a acumular mais gordura no corpo, muito pela estrutura óssea mais larga e o metabolismo mais lento. Possuem mais peso e uma forma mais arredondada. A musculação, aqui, é muito importante para a queima de gordura e ganho de massa muscular.  

Pessoas do tipo endomorfo devem fazer exercícios focados em acelerar o metabolismo – com pouco intervalo e muito exercício cardiovascular!  

Pessoas desse grupo devem fazer refeições menores e mais frequentes (além do café da manhã, almoço e jantar). Isso faz com que o metabolismo permaneça acelerado e os níveis de energia se mantenham estáveis.  

Também é importante saber: nossos corpos podem até ser a mistura de mais de um biotipo, mas sempre existe o predominante.  

Portanto, caro leitor fanático por exercícios, vou passar uma dica que passo em todos os textos que escrevo… Consulte um especialista. Conhecer seu corpo e ter um acompanhamento profissional te ajuda a montar a dieta e o treino ideal para você.

Agora… Independente do seu biotipo, se você quer dar um gás nos treinos (e na vida), já experimentou usar o Evolution Coffee dentro da sua rotina saudável?

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