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Emagrecer: 6 dicas para perder peso com saúde

Muita gente quer emagrecer, e vê nisso uma meta de curto a médio prazo. Por isso embarcam em dietas super restritivas (da sopa, da proteína, do ovo, de não sei o que) que nem sempre são opções realmente saudáveis ou sustentáveis no longo prazo. Agora… Se você quer perder peso com saúde, isso é possível SIM. 

Inclusive é uma estratégia muito mais inteligente, porque quer dizer que você tá mudando seu estilo de vida e fazendo escolhas mais saudável, evitando os ciclos de engorda – emagrece e o efeito sanfona, tornando mais fácil manter o peso depois de emagrecer. 

As dietas normalmente acabam sendo um gatilho de desistência muito rápido. Quem tem uma força de vontade fora do comum pode até durar algumas semanas ou meses, mas na maioria dos casos, se a dieta não é bem elaborada e acaba sendo muito restritiva, as pessoas logo voltam aos velhos hábitos.   

Cortar os alimentos que mais gostamos pode nos deixar mais ansiosos e tensos na hora de seguir uma dieta. Mas estou aqui exatamente para te mostrar que você não precisa ter medo da palavra “emagrecimento” e que é possível perder peso de forma responsável e ver resultado.  

Primeiro precisamos esclarecer algumas coisas: procurar um nutricionista e um profissional físico é uma boa ideia para começar. Qualquer pessoa que quer emagrecer de forma saudável, seja por uma questão estética ou alguma preocupação médica, deve procurar um profissional da saúde para ter uma orientação personalizada. 

Não dá pra acreditar em qualquer dieta milagrosa que vemos em revistas ou sites por aí. As dietas restritivas e/ou radicais, que prometem um emagrecimento rápido são prejudiciais à saúde e dificilmente oferecerão uma perda de peso eficaz como realmente dizem. 

Agora vamos ao que interessa: no processo de emagrecimento é necessário que nosso corpo gaste mais calorias do que consome. É por isso que precisamos seguir dois passos importantes: alimentação saudável e prática de atividades físicas para a queima de calorias.  

Só lembre que a reeducação alimentar é ainda mais fundamental aqui. É impossível correr mais rápido do que uma dieta ruim

 

Emagrecer: 6 dicas para perder peso com saúde

 

6 dicas que vão te ajudar a emagrecer com saúde: 

#1 Invista em um prato equilibrado e variado 

Um prato colorido e variado é a chave de uma alimentação saudável, que vai ser o seu passo principal para perder peso. Isso aumenta a quantidade de nutrientes e variedade de alimentos no seu dia a dia. Então invista nos alimentos ricos em vitaminas e minerais para um prato mais saudável e saboroso. 

 

“Mas o que seria uma alimentação rica em nutrientes, exatamente?”  

 

Bom, devemos incluir muitas frutas, legumes, verduras, como a base da alimentação, além de completar suas refeições com diferentes tipos de proteínas (animal ou vegetal), cereais integrais, leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), leites e derivados, grupos alimentares essenciais para a alimentação diária.  

Quer ver quanto de cada um desses itens comer? Clique aqui

  

#2 Corte os alimentos industrializados 

Se você está em busca de emagrecer de forma saudável e ainda anda comprando saquinhos e pacotes de comida, essa é a hora de parar (ou pelo menos diminuir).  

Os alimentos industrializados são cheios de sal, gordura e açúcar adicionados, sem falar nos aditivos artificiais impronunciáveis.  

Não queremos que eles interfiram no seu processo de transformação para uma vida saudável e a tão esperada perda de peso. Priorize alimentos que saíram da terra ou que foram minimante processados (feijão, queijos…) 

Sabe aquele saquinho que dá “sabor” à comida? Ou aquele cubinho que você coloca na hora de cozinhar uma carne? Está na hora de eliminá-los da sua vida!  

Os temperos prontos possuem uma concentração alta de sal, o que os deixam com o sódio elevado, muito prejudicial à saúde. Uma dica infalível para deixar suas comidinhas com um sabor delicioso é temperar com alho, cebola, salsinha, coentro, cebolinha, curry e muitos temperos saudáveis que tem por aí nos mercados.  

 

#3 Coma devagar e mastigue bem 

Você sabia que o nosso cérebro demora cerca de 18 minutos para entender que está satisfeito? 

Uma das coisas que são simples, mas muitos esquecem de fazer na hora da refeição é o ato de mastigar bem (pelo menos 30x por garfada). 

Quando comemos devagar, o estômago “tem tempo” de avisar ao cérebro que já recebeu comida suficiente. Caso isso não aconteça, você acaba comendo e comendo sem entender que já está saciado. Tenha calma, mastigue bem e espere 18 minutos antes de querer repetir o prato 😊 

“Ai nutri, mas eu não vou ficar contando 30 mastigadas por vez”.  

Tudo bem…  Uma dica boa que eu costumo dar é para você descansar o talher a cada garfada. Assim, além de mastigar mais, você acaba comendo mais devagar também.  

Mesmo que você coma só alimentos saudáveis e de qualidade, a quantidade deles também interfere na hora de perder peso. Então não deixe de prestar atenção no que seu corpo diz. 

 

#4 Beba muita água 

Se hidratar é uma das partes mais importantes do processo de emagrecimento. O ideal é beber pelo menos 2 litros de água por dia. Importante criar esse hábito para uma melhora do metabolismo, intestino e evitar a retenção de líquidos.  

Outro ponto importante aqui: esqueça os refrigerantes e sucos de caixinha (que apesar de não parecer, são cheios de açúcar e conservantes). Priorize bebidas como chás (eu ouvi Desinchá?), café, leite, sucos naturais, água de coco, entre outros.  


#dicadanutri: deixe uma garrafinha na mesa do trabalho ou tenha sempre uma à mão em casa. Quanto mais perto de você ela tiver, mais você lembra de beber.  

Ah! Só evite beber líquidos na hora de refeição pra não atrapalhar a digestão. 

  

#5 Pratique exercícios físicos 

Fazer exercícios durante o dia é outro papel chave para quem quer perder peso. Uma simples caminhada pode ser tudo o que você precisa.  

Atividades regulares vão te ajudar a perder aqueles quilinhos extras acumulados ao longo do tempo, além de fortalecer ossos e aumentar sua massa muscular, garantindo um corpo saudável e mais bem-disposto (tudo isso com saúde, ufa!) 

Praticar atividades físicas é fácil se você cria uma rotina de treinos com algumas pausas para descanso. Você pode começar fazendo algo mais simples como uma caminhada pelo bairro, ou 40 minutos na esteira da academia, ou até substituindo o elevador pelas escadas

  

#6 Sem exageros aos finais de semana 

Se você deseja emagrecer de forma saudável e a longo prazo, é necessário implementar seus hábitos alimentares saudáveis inclusive aos finais de semana. Deixe para comer os doces e comidas mais calóricas em dias específicos em que você tenha alguma comemoração especial, por exemplo, ou de forma estratégica.  

Uma dica importante é não ir a essas festinhas totalmente de estômago vazio. Assim você não precisará comer as comidas mais calóricas. Além disso, caso você tenha cometido algum excesso, compense no dia seguinte com uma alimentação balanceada e mais leve ao longo do dia, mas não faça disso uma rotina. 

A boa notícia é que se você comer 80% bem, com escolhas saudáveis, já está fazendo melhor do que a maioria. 

E a notícia melhor ainda é que agora que você tem as ferramentas para começar uma vida saudável, rumo à perda de peso.  

Que tal entrar em contato com algum profissional da saúde para te ajudar com a dieta perfeita para seu corpo e suas necessidades, e montar um treino ideal focado no emagrecimento? Assim você irá emagrecer com saúde e qualidade. 

Vamos nessa?  

Desinchá

  

POR NUTRICIONISTA VITÓRIA CAMPOS 

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