Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

Entenda a sua ansiedade e aprenda a lidar com ela

A ansiedade acontece quando a sua mente está preocupada com algum elemento futuro. Quando você não está com o corpo presente no momento. Isso é muito importante frisar aqui. É na presença que você consegue seus principais insights e ideias. É na presença que você consegue comer com consciência

Parece complicado? Então deixa eu te contar que manter a presença é um eterno treinamento. Isso não é algo que acontece de forma aleatória, pois o dia inteiro o mundo está de puxando para fora desse estado. E é por isso que tanta gente hoje sofre com os efeitos da ansiedade.

ansiedade


Ansiedade como falta de presença
 

Os sintomas que indicam que estamos passando por um momento de ansiedade costumam ser reações físicas. Você já sentiu alguma delas? Dores na barriga, taquicardia, tremedeira…

Às vezes simplesmente respirar, ouvir os sinais do corpo e ressignificar isso que está acontecendo pode ser um caminho para lidar com a incerteza do futuro. Por exemplo: os mesmos sintomas de ansiedade podem ser interpretados como empolgação. Antes de fazer uma apresentação importante, por exemplo.

Então quando você sentir sintomas como esses, sempre recomendamos tomar consciência do que está acontecendo e trazer a presença pro seu corpo.

Óbvio que existe a ansiedade patológica, então realmente precisa ser tratada com um psiquiatra, psicólogo, ou outro profissional da saúde mental. Mas também existe essa ansiedade momentânea, que está relacionada a gatilhos. Vamos falar um pouquinho mais sobre isso.

 

Gatilhos que nos tiram do presente

Existem gatilhos emocionais que nos tiram do eixo, e mais uma vez a gente tem se voltar pra dentro pra entender que gatilhos são esses que fazem surgir esse estado de ansiedade.  

Freud fala da ansiedade neurótica. Basicamente, ele diz que essa condição vem de algum trauma da infância. Foi em algum momento durante essa infância que você viveu grandes elementos de ansiedade plena. Exemplo: você sempre fica com muito medo de conversar com o chefe… Nesse caso pode ser que seus pais eram tão severos que você cresceu com esse medo.  

Existe também a ansiedade moral, que é quando você sabe que algo e errado, mas você vai lá e faz. Isso gera sinais muito fortes no corpo. 

E existe também a ansiedade realística, que é o que estamos vivendo hoje com o COVID. O contexto da sua vida tem alguma coisa que te incomoda, mas você nem sempre consegue enxergar o que. Essa é uma ansiedade momentânea, porém se a gente não tomar cuidado, ela vira um hábito!

 

Criando hábitos melhores

Parar um momento e sentir o que está acontecendo com você… Temos que trazer para dentro e entender o que está rolando.

Que tal testar esse exercício?

  • Respire fundo
  • Preste atenção em todos os sinais do seu corpo: as batidas do seu coração, a energia na sua pele, sua respiração…
  • Se pergunte quando isso começou. O que pode ter servido de gatilho ao seu estado atual
  • Observe e compreenda a ansiedade dentro de você

O excelente antídoto para a ansiedade é levar sua atenção para dentro do seu corpo. Começar o dia com o pé direito, ter uma rotina de acordar, se espreguiçar… E dormir melhor, né? Isso te ajuda a acordar e levar o dia no seu melhor.

 

Desinchá Noite

Comente aqui

avatar