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Entendendo a dieta Paleo: como fazer?

Você sabia que a dieta paleolítica, mais conhecida como dieta paleo, foi a dieta mais pesquisada no Google em 2014? Pois é, nesta época a paleo estava muito em alta e, ainda hoje, ela continua MUITO popular. Vamos entender um pouco do porquê ela foi e é tão comentada pelas pessoas? 

Bom, como o nome mesmo diz, essa dieta vem da premissa de se alimentar como os homens da Era Paleolítica (cerca de 2,5 milhões de anos de ano atrás). Por esse motivo a dieta também já recebeu o nome de “Dieta do Homem da Caverna” e “Dieta da Idade da Pedra”. Nessa época ainda não existia agricultura, então as pessoas viviam apenas da caça animal e dos vegetais que encontravam pela frente. 

A dieta paleo segue mais ou menos esse pensamento. 

Em um plano geral, a dieta paleo é composta por: 19 – 35% proteínas, 22 – 40% carboidratos e 28 – 47% de gorduras, que como você pode ver, consiste em uma alta quantidade de proteínas e gorduras, que vêm principalmente da caça. 

Entendendo a dieta Paleo: como fazer?

 

Qual o objetivo da dieta paleo? 

Essa dieta é uma opção para as pessoas que desejam baixar o peso ou controlar melhor os níveis de glicemia (açúcar) no sangue, realizando algumas modificações no seu estilo de vida. Essa alimentação é baseada principalmente no consumo de alimentos frescos e naturais, evitando industrializados e sendo rica em fontes de gordura saudáveis, nozes, carnes com baixo teor de gordura, peixes e mariscos. 

  

Sigo e continuo ressaltando que este tipo de dieta não é para todo mundo, sendo importante consultar seu nutricionista para que seja feita uma avaliação individualizada e seja indicado um plano nutricional adaptado às suas necessidades e às suas condições de saúde.

 

 

Alimentos permitidos e proibidos na paleo 

 

 

Modelo de cardápio paleo

Café da manhã: Ovos e bacon 

Lanche da manhã: Coco seco 

Almoço: Lombo com legumes ao vapor 

Lanche da tarde: Palitos de cenoura e de aipo com guacamole caseira (abacate, cebola, tomate) 

Jantar: Salmão grelhado com limão e gengibre 

*Este cardápio é meramente explicativo e não deve ser aplicado no seu dia a dia sem a orientação de um profissional da saúde. 

 

Quais os benefícios da dieta paleo? 

Essa dieta permite, em alguns casos, um emagrecimento rápido e saudável, a redução de glicemia e níveis de insulina, e a redução de riscos de doenças cardíacas e doenças crônicas. Cada vez mais, a dieta Paleo se assume como uma dieta com um enorme poder curativo. 

Além disso, a paleo elimina ou reduz alimentos que inflamam e que provocam alergias, equilibra os níveis de saciedade e fome (reduzindo o número de refeições diárias) e permite uma boa digestão e absorção dos nutrientes. 

Mas esta dieta não é, nem pode ser, igual para todos. Cada pessoa tem necessidades orgânicas próprias e muito específicas e, por isso, deve adaptar a sua alimentação à sua fisiologia. 

  

E os malefícios? 

Assim como todas as outras dietas restritivas e que alteram a quantidade de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), pode haver deficiência nutricional e aumento dos níveis de gordura no sangue, então não podemos garantir a sua segurança a longo prazo.  

Também vale ressaltar que pessoas com depressão e outros problemas psiquiátricos devem ponderar ainda outra questão antes de adotar a paleo. Como os carboidratos são reduzidos, a obtenção de triptofano (micronutriente necessário para que o cérebro produza serotonina, hormônio que atua no bem-estar e no sono), pode ser prejudicada. Essa diminuição nos carboidratos também pode resultar em uma falta de energia. 

Nesses casos, uma alimentação slow carb talvez seja mais recomendada. 

Bom, agora que você entendeu a mecânica da dieta dos homens da caverna, está na hora de procurar um profissional da saúde e ver se ela se aplica a você. É sempre importante testar e avaliar o melhor PARA VOCÊ. 

Afinal, nem todas as dietas são perfeitas para certos tipos de corpo e estilos de vida. Antes de qualquer objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa muscular, devemos cuidar da nossa saúde. 

 

Desinchá

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