Exercícios aeróbicos que você pode (ou deveria) fazer

Todo mundo que precisa emagrecer e se matricula numa academia já vai direto ver as aulas de exercícios aeróbicos e checar as esteiras e bicicletas. Essas pessoas não estão interessadas em levantar peso, que queima pouca gordura e aumenta a massa muscular, mas sim queimar calorias.

Os exercícios aeróbicos são os ideais para fazer transpirar, pois utilizam o oxigênio como fonte de energia, aumentando o ritmo do sistema cardíaco e respiratório, o que faz queimar gordura. Qualquer movimento ritmado que utilize os músculos maiores (quadríceps e tendões, por exemplo) e exija mais dos seus pulmões e coração, é considerado aeróbico.

Partindo desse ponto, fica mais fácil entender que você não precisa se matar no elíptico nem gastar dinheiro com mensalidade na “algumacoisafit” para suar a camisa e perder aqueles quilinhos a mais. Utilize o que está ao seu redor no dia a dia e faça pequenas mudanças na rotina para alcançar o peso desejado.

Exercícios aeróbicos que você pode (ou deveria) fazer

Alongamento

Uma das melhores coisas do dia é acordar e dar aquela espreguiçada. Isso acontece também quando você fica muito tempo na mesma posição e precisa dar uma esticada no corpo. Nesses momentos você não percebe, mas está fazendo alongamento dos seus músculos e tendões. Se você colocar mais pressão, vai sentir tudo puxar. Pode até doer um pouco, mas o relaxamento que vem depois é uma delícia. Além de ser uma atividade aeróbica por si só, deve ser praticado antes e depois de qualquer exercício para evitar lesões, mesmo os mais corriqueiros.

Caminhadas

Essa é manjada e quem não tem carro ou grana pra ficar pagando táxi, conhece bem. Mas se você é da turma das quatro rodas, pode fazer pequenas adaptações para andar uns minutinhos. Se não for viável ir a pé para o trabalho ou outros lugares para onde você costuma ir, estacione um pouco mais longe pra dar aquela movimentada nas pernas.

Bicicleta

Hoje em dia é cada vez maior o número de ciclistas que ocupam as ruas e avenidas. Boa parte deles trocou o transporte público ou até mesmo o próprio veículo para não ficar parado no trânsito e, de quebra, ainda se exercitar. Não ter bike não é desculpa, já que existem diversos pontos pela cidade onde você pode alugar uma bem baratinho ou pegar emprestado de graça. Mas se você tem medo de disputar espaço com os carros, temos outras opções.

Escadas

Nas academias, o simulador de escadas vem sendo super disputado e muitas famosas já garantiram o seu para não precisar dividir com ninguém. Mas, a não ser que você seja Fernanda Souza ou Giovanna Ewbank, não precisa gastar uma fortuna e ter um trambolho no meio da sala. Dá pra fazer a mesmíssima atividade utilizando as escadas do seu prédio, trabalho ou da rua. Além de ser aeróbico, subir escadas também trabalha os músculos das pernas e bumbum.

Dançar

Esse é um dos meus exercícios aeróbicos favoritos. Apesar de parecer mais o “Coisinha de Jesus” dançando, às vezes me animo e arrisco uns passos de forró. Uma música mais agitadinha já é o suficiente pra me deixar pingando (depois que você dançar a versão da Marisa Monte para Xote das Meninas, me fala). Além de todos os benefícios para a saúde, é divertido e uma ótima maneira de ficar coladinho com o crush.

Limpar a casa

Apesar de não ser das mais prazerosas, é necessária. Então já que tem que fazer, vamos pensar pelo lado positivo, né! Coloque uma música bem animada, aquela roupinha bem velha e bora pegar na vassoura. Além de deixar tudo limpinho e dar aquela sensação de dever cumprido, você vai queimar calorias e trabalhar diferentes partes do corpo. Mas tome cuidado para não pegar peso em excesso ou ficar por muito tempo fazendo o mesmo movimento, senão a única coisa da casa limpa que você vai aproveitar no dia seguinte é a cama.

Lavar o carro

Se você ou alguém da família tem carro, aproveite aquele domingo de manhã pra deixar ele limpinho. Essa atividade envolve agachamento, abdominais e exercita os bíceps.

Viu só! Dá pra fazer tudo isso sem ter que gastar dinheiro ou colocar mais um compromisso na sua agenda. Mas se nenhuma dessas dicas se encaixar na sua rotina, existem diversos exercícios simples que você pode fazer em casa e em poucos minutos para ter os mesmos resultados.

Falamos sobre diversos exercícios para fazer em casa em outro post aqui do blog. Se quiser dar uma lida, é só clicar: https://www.desincha.com.br/blog/exercicios-em-casa-contra-o-sedentarismo

Fontes:

https://www.dicasdemulher.com.br/exercicios-aerobicos/

https://www.mundoboaforma.com.br/5-maiores-beneficios-dos-exercicios-aerobicos/

https://www.minhavida.com.br/fitness/noticias/15968-limpar-a-casa-ajuda-a-perder-peso-tanto-quanto-se-exercitar-na-academia

https://henn.com.br/pt/blog/post/verdade-ou-mito-limpar-a-casa-ajuda-a-emagrecer

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