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Face Yoga pode tonificar seus músculos para uma pele firme e radiante

Você sabia que pode “tonificar” os músculos do rosto? É verdade: na busca por uma pele jovem e saudável, muitos juram por uma prática diária de yoga no rosto (ou face yoga). Isso ajuda a esculpir as maçãs do rosto, semelhante a como uma série de agachamentos pode fortalecer os glúteos.  Além disso, o exercício pode dar a você uma aparência radiante.  

Parece bom demais para deixar passar. É por isso que contatamos Fumiko Takatsu , instrutor de yoga facial e fundador do Método Face Yoga , para detalhar todos os detalhes do exercício facial (além de algumas poses amigáveis ​​para iniciantes). Porque a sua mandíbula também merece um pouco de tonificação. 

face yoga

O que é face yoga? 

Para simplificar, o yoga facial é uma série de exercícios faciais, nos quais você intencionalmente isola e tonifica os músculos do rosto. Todos temos esses músculos minúsculos e delicados em nosso rosto que você nem imagina. Veja a área dos olhos, por exemplo: há mais de 10 músculos ao redor dos olhos , apertando os olhos, sorrindo e se expressando constantemente. ”O rosto tem músculos, assim como o corpo”, explica Takatsu. ”Então, por que não isolar e tonificar esses músculos, relaxando o resto para que você possa obter resultados?” 

Claro, você mexe o rosto todos os dias (sorrindo, conversando e coisas assim). Mas a sacada aqui é fazer isso com intenção. Como um fluxo de ioga, você se concentra em músculos específicos, fortalecendo-os ao isolar o movimento. ”Muitos músculos estão conectados. Você apenas precisa saber quais músculos está usando e como deseja mover seus músculos de uma certa maneira.”  

 

Quais são os benefícios? 

Os principais benefícios do face yoga são os efeitos sobre a aparência da pele. Esses exercícios ajudam a manter o viço e a elasticidade. Ao estimular o fluxo sanguíneo em seu rosto, a circulação pode estimular a produção de colágeno (que, como sabemos, mantém a pele firme e firme) e atrasar o aparecimento de linhas finas e rugas. Um estudo de 2018 descobriu que o exercício diário pode reduzir os sinais de envelhecimento facial, com melhorias principalmente na plenitude superior e inferior da bochecha.  

Você pode estar pensando: ”se estou constantemente movendo o rosto, isso não causa rugas?” E você está certo. Nós nos emocionamos um pouco ao longo do dia, tornando o rosto um local vulnerável para linhas finas. Mas tonificando intencionalmente esses músculos faciais, você pode promover a circulação sanguínea na pele e realmente ajudar a deixar ela lisinha. ”Você não vai causar rugas indesejadas porque vai controlar o movimento”, diz Takatsu. 

Ainda mais, a prática ajuda você a tomar consciência daquelas expressões inconscientes nas quais você não pode pensar duas vezes (como, por exemplo, uma sobrancelha franzida quando você se inclina sobre a mesa). ”Eu realmente acredito que 20% dos benefícios é o exercício em si, mas 80% dos resultados vêm do fato de você prestar atenção às suas expressões faciais ao longo do dia”, explica Takatsu. ”Você se pega apertando os ombros ou tensionando a testa.”  

 

Como fazer yoga de rosto

Antes de mergulhar nas poses, eis o que você precisa saber: 

  1. Idealmente, Takatsu diz para praticar yoga facial duas vezes por dia. Uma vez de manhã, acorde os músculos do rosto para cima e outra vez antes de dormir para liberar toda a tensão que você acumulou durante o dia.  Cada sessão pode demorar apenas cinco minutos.
  2. Em termos de quantas poses por sessão, quatro a cinco (por 30 segundos cada) farão o trabalho muito bem. Tudo o que você precisa é de um aquecimento rápido, para poder se concentrar nos músculos específicos que deseja atingir.
  3. Não se deixe enganar: é difícil. Você pode até encontrar-se sem querer segurando a respiração ou enrijecendo-se enquanto segura uma pose. Como esses músculos faciais são tão pequenos e delicados, é difícil isolar e ativar o músculo específicos. É por isso que, segundo Takatsu, os iniciantes podem querer tonificar os músculos maiores primeiro (como a área do pescoço e da testa) antes de passar para lugares mais delicados, como os olhos. Ela compara o processo de andar de bicicleta. É difícil no começo, mas depois que você se acostuma com o movimento, parece bastante natural.

5 poses para iniciantes

Abaixo, um fluxo de yoga facial para iniciantes. Como Takatsu aconselha, começaremos primeiro pelos músculos maiores e depois mergulharemos nas áreas mais delicadas, como olhos e boca.

 Atenção: durante cada pose, mantenha sua postura ereta, mantenha o peito aberto e a respiração. (É mais difícil do que parece!)    

 

1. O aquecimento

Para toda a circulação sanguínea, esta é a sua pose simples. 

  1. Solte o queixo como se estivesse bocejando, sentindo a sensação que está criando na área da bochecha.  
  2. Sem mover a testa, mova o olhar do nível dos olhos, passando da testa até o teto sem mover os músculos da testa.  
  3. Mantenha por 10 segundos, lembrando de respirar o tempo todo. 
  4. Repita duas vezes por um total de 30 segundos. 

2. Para o pescoço

Essa postura libera tensão e tonifica a área do pescoço. O pescoço e a mandíbula são conectados pelo músculo platisma, diz Takatsu, então esse alongamento também pode tonificar sua linha da mandíbula.  

  1. Relaxando os ombros, mova o queixo para um lado, levemente para cima em um ângulo de 45 graus. 
  2. Enrugue seus lábios em um beijo.  
  3. Mantenha por 10 segundos, lembrando de respirar o tempo todo.  
  4. Troque de lado e repita. Repita os dois lados duas vezes por um total de 30 segundos de cada lado. 

3. Para a testa. 

Takatsu chama isso de “instinto instantâneo”. Isso porque funciona como uma meditação, ela explica, que te permite abraçar a energia do ambiente. 

  1. Coloque os dedos em forma de V para baixo na testa, puxando um pouco para cima.  
  2. Mantendo os ombros relaxados e o queixo levemente para cima, inspire e expire por 10 segundos. 
  3. Passe as palmas pelas laterais do rosto, fechando os olhos e deleitando-se com a sensação.  
  4. Repita duas vezes por um total de 30 segundos.  

4. Para os olhos. 

Para atingir a delicada área sob os olhos , esta pose isola o movimento da pálpebra inferior, bem como os músculos da testa. A chave aqui, Takatsu diz, é tentar não enrugar a testa. 

  1. Enrole a mão em forma de “C”. Coloque os dedos indicadores acima da sobrancelha, ao longo dos ossos do olho superior. 
  2. Posicione o polegar na lateral do nariz, logo acima da narina. Pressione os dedos para baixo e depois para o lado. 
  3. Mantendo os ombros relaxados, abra os olhos o máximo possível. Segure por cinco segundos, enquanto pressiona firmemente o dedo indicador na sobrancelha, certificando-se de que a sobrancelha e a testa não se movem. 
  4. Aperte os olhos cinco vezes, antes de fechar os olhos e relaxar por alguns segundos. 
  5. Repita duas vezes por um total de 30 segundos. Repita do outro lado.  

5. Para a boca

Como sabemos, nossos lábios afinam à medida que envelhecemos devido à perda de colágeno. Essa pose funciona para estimular a barreira labial, para lábios naturalmente cheios e carnudos. 

  1. Coloque os dedos indicadores nos cantos da boca.  
  1. Sorria, mostrando toda a linha dos dentes da frente. Verifique se os cantos da sua boca estão no mesmo nível.  
  1. Enrole a língua levemente e leve 5 segundos para movê-la lentamente para um lado. Demore 5 segundos para mover sua língua para o outro lado.  
  1. Repita mais duas vezes por um total de 30 segundos, lembrando de respirar o tempo todo.  

O yoga facial é, na verdade, bem parecido com os outros tipos de yoga – você está tonificando os músculos, fazendo o sangue fluir e fazendo meditação e respiração enquanto estiver fazendo isso. E, assim como o yoga, pode ser necessário um pouco de prática antes de você finalmente pegar o jeito do exercício. Mas comece com essas cinco poses – apenas duas vezes por dia – e você poderá notar algumas mudanças.

*Texto traduzido e adaptado de Mind Body Green

Desinchá

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