Loja Oscar Freire

Loja Shopping Iguatemi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

Low Carb: Quais as melhores opções de gorduras?

A dieta low carb é aquela na qual a gente diminui bastante o consumo de carboidratos, e aumenta o consumo de gorduras – usando essa como a fonte de energia primária para as atividades do nosso corpo (mesmo aquelas que fazemos involuntariamente, como a respiração e a circulação do sangue). Só que nem toda gordura é criada igual, e hoje nós vamos comparar diferentes tipos de gorduras low carb e te mostrar quem sai ganhando nessa disputa. 

Gorduras Low Carb: Quais as melhores opções?

 

Margarina VS Manteiga VS Ghee  

O ponto no qual a margarina perde feio é que ela é feita em laboratório, e boa parte dos ingredientes é difícil de pronunciar… Quer dizer: é um produto altamente industrializado, com aditivos químicos que não são a melhor escolha para você. Ela também é péssima para cozinhar, porque uma vez aquecidos, os óleos vegetais perdem sua estrutura química e se tornam bem inflamatórios. 

Em relação às outras opções, ambas são boas numa alimentação low carb, mas se você puder escolher, a ghee traz mais benefícios do que a manteiga comum. Isso porque ela é a gordura pura do leite, sem lactose e partículas sólidas do leite. 

A Ghee também tem maior resistência ao calor (ou seja, é ideal para cozinhar), sem falar que é rica em ácido butanoico, que ajuda a nutrir as células no nosso sistema digestivo. Ou seja: é mais facilmente transformada em energia para o corpo (e um dos principais pontos de uma alimentação low carb é exatamente usar gordura como fonte de energia – inclusive aquelas gordurinhas estocadas no abdome). 

 

Oleoginosas  

Nozes e castanhas são ótimas como um lanchinho rápido e low carb para matar aquela fome que sentimos no meio da tarde. Dentre essas opções, no entanto, a “menos melhor”, pelo menos quando o assunto é alimentação low carb, é a castanha de caju. Isso porque ela é tecnicamente uma fruta, e alguns dos seus componentes são mais inflamatórios. No geral, também têm uma quantidade média maior de carboidratos por porção. 
 
Uma opção melhor é trocar as castanhas de caju pelas amêndoas – mas ainda assim, consumindo com moderação. As amêndoas têm ácido fítico, considerado um antinutriente por conseguir se ligar a proteínas e minerais (zinco, ferro, fósforo, cálcio), dificultando sua absorção.  
 
Se você come bastante proteína e tem uma alimentação rica em micronutrientes, isso não vai representar um problema, mas é bom saber que esse mecanismo existe! 
 
Macadâmias e nozes são opções ainda melhores, com bastante ômega 3 e ajudam a “alimentar” o cérebro. 
 

Melhores óleos low carb para cozinhar 

Os piores óleos vegetais são aqueles que encontramos no mercado – soja, girassol, canola… Isso porque, normalmente usados na culinária, esses óleos mudam completamente sua forma depois de aquecidos, se transformando em componentes altamente inflamatórios. 

A banha é uma boa opção animal saudável, pode ir ao fogo, mas o óleo de coco ainda termina se saindo melhor. Isso porque ele é rico em ácido láurico, que representa um ganho adicional à saúde. O ácido láurico está relacionado ajuda a manter o colesterol sob controle, auxilia na perda de peso na alimentação low carb e acaba com inflamações. 
 
Agora… Quando o assunto é cozinhar, ninguém se sai melhor que o óleo de abacate. Ele pode ser aquecido até altíssimas temperaturas sem perder sua estrutura química, sem falar que é rico em vitamina E, é uma fonte natural de magnésio, e ajuda a limpar o corpo (rins, fígado, cérebro – removendo mesmo mercúrio e outros metais pesados). 
 

E você, quais gorduras mais usa na sua alimentação? Qual dessas vai passar a usar? Tem alguma gordura que você simplesmente ama e gostaria que a gente analisasse aqui? 

Principalmente quando você inicia uma estratégia de alimentação low carb com o objetivo de perder peso com saúde, aos poucos vai trocando o carboidrato por boas gorduras como fontes de energia… Por isso é sempre bom atentar para a qualidade desses ingredientes. 
 
Se quiser saber mais sobre alimentação low carb, temos um curso completo, criado por uma nutricionista e uma chef de cozinha, perfeito para você. 

Método Transformação Low carb

Comente aqui

avatar