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A coisa mais importante para você dormir bem

Você já deve ter se visto nessa situação: você deita a cabeça no travesseiro, e milhares de pensamentos invadem a sua cabeça. Você se vira de um lado para o outro da cama, coloca uma máscara de dormir, levanta para ir ao banheiro, tenta relaxar, contar carneirinho… Nada funciona. Em algum momento, você começa a se preocupar por não conseguir pegar no sono. Fica repetindo para si mesmo: “Já passou das 2h, e preciso acordar cedo…” “Vou passar o dia inteiro batendo cabeça…” E aí você não consegue dormir, quem dirá dormir bem! 

Se você já experimentou a situação acima mais vezes do que gostaria de lembrar, talvez essa não seja a resposta que você esperava ouvir, mas a coisa mais importante para você dormir bem é: pare de tentar.  

Existe (#real, #oficial) um fenômeno que os psicólogos chamam de sleep effort (ou esforço para dormir) – como você pode ver aqui. Nessa pesquisa, os cientistas chegaram à conclusão de que o esforço que a gente faz para pegar no sono pode piorar (e muito!) nossa insônia.  

Isso acontece porque (ta-daaaam): adormecer é um processo involuntário, e as tentativas de controlar isso terminam intensificando o problema. Sempre que nós aplicamos esforço sobre alguma tarefa, nosso cérebro recebe estímulos que dizem que ele precisa “ficar ligado”. 

Isso é ótimo se você precisar fazer uma prova de um concurso ou focar na sua série de exercícios na academia, mas é péssimo se você quer relaxar e dormir bem. 

Minha dica de hoje para você?  

Se o sono não chegar, simplesmente foque em alguma outra atividade – de preferência alguma que lhe ajude a aquietar a mente de forma natural e que lhe desconecte dos seus problemas. 
 
Algumas ideias são: lavar a louça e ler.  

Já ouvi algumas pessoas do meu círculo falarem sobre assistir séries também, mas nessa parte sou meio purista: prefiro fazer algo com as telas desligadas. 

A coisa mais importante para você dormir bem

 

Falando sério aqui. Tenho testado isso, e é batata: pouco tempo depois, minha mente se acalma e o sono chega.  

Outra dica até um pouco contraintuitiva é não ser tão rigído com o seu horário de deitar.  

O seu sono de cada dia vai depender de uma série de fatores, por exemplo: se você fez algum tipo de exercício e que horas, ou qual foi a sua exposição à luz solar. Aliás, já reparou como praia dá sono??? Pois é… Existe um motivo para isso. 

Por fim, sabe qual uma das formas mais simples de você tirar todo o esforço em relação ao seu sono?  

Criar um hábito que você faça de forma automática (sem pensar ou precisar “ligar” seu cérebro) que te ajude a desacelerar e fazer a transição para seu momento de descanso depois do trabalho e das obrigações do dia a dia. 

Hábitos são o jeito biológico de automatizar comportamentos. Quanto mais simples eles forem, mais fáceis de você integrá-los com sucesso à sua rotina. 

Foi exatamente por isso que nós criamos o Desinchá Noite.  

Ele é sua melhor companhia antes de dormir (de preferência na companhia de um bom livro) ou simplesmente quando você chegar em casa depois de um dia daqueeeeles onde tudo o que você quer é curtir um relax no sofá. 

Já provou? 😉 

 

Desinchá Noite

Por Melina França

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