A Inteligência Artificial está trabalhando por você

Sabe quando você acaba de ver um filme no streaming e, de repente, existem outros sugeridos sobre o mesmo tema ou estilo? Ou quando você pega o caminho que o aplicativo de trânsito indicou como melhor? Isso é a inteligência artificial poupando seus esforços para você se focar no que realmente importa. 

A Inteligência Artificial está trabalhando por você

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia constante em máquinas que reproduzem a inteligência humana. Por meio da análise de milhões de dados, softwares e robôs percebem variáveis e tomam decisões de forma semelhante ao raciocínio que nós temos. 

Fruto de uma grande evolução tecnológica nas últimas décadas, a IA está presente em nossa vida cotidiana. Hoje já é possível fazer conciliação pela internet, entrar no mercado de bitcoins, interagir com a IA do seu smartphone ou notebook, ou conversar com o atendente virtual (chatbot) da página de Facebook do seu restaurante preferido.  

E, pra facilitar mais ainda, a IA também está cuidando da nossa saúde e do nosso bem-estar. 

 

Health techs 

São startups voltadas para a saúde que estão inventando soluções para nossos problemas. Elas se baseiam em diversas tecnologias, mas, principalmente, em inteligência artificial com amplo armazenamento e análise de dados. 

Diagnóstico: análise de dados e verificação de padrões 

Desde o diagnóstico ao tratamento de uma doença, a aplicação da IA se mostra eficiente. Atualmente, é possível identificar automaticamente uma embolia pulmonar com a utilização da IA na realização de tomografia dos pulmões. Os médicos são notificados imediatamente sobre a condição, e a intervenção urgente pode evitar a morte de uma pessoa.  

Outro benefício da aplicação da inteligência artificial na saúde é sua capacidade de analisar padrões. Em breve, as equipes médicas poderão usufruir de ganhos na hora de diagnosticar uma doença, porque a IA, com sua grande capacidade de armazenar e interpretar dados, é capaz de identificar padrões de sintomas.  

 

Assistentes virtuais 

Imagina só: você se submeteu a uma cirurgia e, ao acordar, soube que foi operado por um robô. Calma. Está tudo bem. Já existem cirurgias realizadas ou assistidas por máquinas. O objetivo da IA vai além de analisar dados de registros médicos pré-operatórios. Os robôs de inteligência artificial podem orientar fisicamente os instrumentos durante um procedimento e não só isso: também já existem aplicativos treinados para realizar uma consulta com questões preliminares de saúde. A “enfermeira virtual” consegue verificar seu bem-estar por meio da voz, avaliando os sintomas e reduzindo visitas desnecessárias ao hospital. É ela quem direciona os pacientes para o ambiente de atendimento mais eficaz. 

 

Inteligência Artificial em casa 

Chegar em casa depois de um dia exaustivo de aula ou de trabalho é um alívio. Já pensou em morar em uma casa que está sempre pronta para te receber? 

Lá fora faz 35º, mas você pisa em casa e a temperatura está 23º. Sua cafeteira elétrica é programada para fazer o café exatamente às 7 horas. Com um comando, a iluminação da casa fica amarelada e baixa, criando aquele clima para o seu jantar romântico. A geladeira conta para você o que está em falta e o que precisa ser comprado. Sabe o que é tudo isso? 

Automação residencial. Essa tecnologia é baseada em inteligência artificial e serve para controlar vários elementos da sua casa, como eletrodomésticos, circuitos de segurança, irrigação de jardins e muito mais. Tudo com um toque no smartphone ou no tablet. E não, não é exclusividade de quem tem muito dinheiro. Nos dias de hoje, a automação residencial já está acessível aos nossos bolsos e pode ser encontrada nas lojas de eletrodomésticos.  

Um dos grandes objetivos da IA é justamente esse: dar mais tempo para você cuidar de você. 

 

Inteligência Artificial facilitando seu trabalho 

Falar de inteligência artificial e bem-estar é falar de sua atuação no trabalho. Afinal, passamos tanto tempo trabalhando que é imprescindível se sentir à vontade. Várias soluções de IA podem nos ajudar neste sentido – se o seu empregador colaborar.  

Esse tipo de tecnologia possui soluções para liberar os profissionais das tarefas repetitivas, burocráticas e monótonas. Você não precisa preencher uma planilha manualmente com os dados dos relatórios que seu chefe passou. É provável que já exista um software para isso. 

E qual a relação da inteligência artificial e bem-estar nesses casos? Você evita a burocracia do trabalho e se dedica às tarefas que dão mais motivação.  

E aí? O que você acha desta parceria entre humanos e robôs? 

 

Produtos Desinchá

  

Fontes: 

G1 – Globo 

Media Lab – Estadão 

Inteligência Artificial – Portal de tecnologia 

Comente aqui

avatar