Já ouviu falar em Reflexologia?

Já falei aqui neste espaço sobre crises de enxaqueca, certo? 

Em uma das minhas, há muito tempo atrás, lembro de um amigo começando a massagear a minha mão e dizendo “isso faz passar”. Na época eu achei esquisito e não senti efeito nenhum, mas acabei pegando a mania de massagear minha própria mão em pontos específicos para ajudar a aliviar a dor infernal da enxaqueca.

Outro dia, com uma enxaqueca terrível em pleno horário de trabalho, esse assunto da massagem voltou através de uma colega daqui. E dessa vez eu descobri até o nome do processo: reflexologia.  

Já falei aqui neste espaço sobre crises de enxaqueca, certo? Em uma das minhas, há muito tempo atrás, lembro de um amigo começando a massagear a minha mão e dizendo “isso faz passar”. Na época eu achei esquisito e não senti efeito nenhum, mas acabei pegando a mania de massagear minha própria mão em pontos específicos para ajudar a aliviar a dor infernal da enxaqueca. Outro dia, com uma enxaqueca terrível em pleno horário de trabalho, esse assunto da massagem voltou através de uma colega daqui. E dessa vez eu descobri até o nome do processo: reflexologia

Pesquisando mais sobre o tema, descobri que reflexologia é uma técnica de massagem derivada da medicina chinesa, onde pressionar determinados pontos das mãos e dos pés pode beneficiar diferentes órgãos e outras regiões do corpo. Essa técnica é indicada para tensões, dores musculares, dores de cabeça, ansiedade e fortalecimento do sistema imunológico. Ajudar também a diminuir edemasestresse. Dá até um jeito na prisão de ventre, acredita? Tudo isso apenas pressionando os pontos certos.  

Mas para você, leitor curioso, que quer saber mais sobre o assunto, saiba que essa técnica é dividida em 3 tipos, que correspondem a parte do corpo que será magicamente massageada:  

  • Reflexologia Podal: existem vários pontos específicos nas plantas dos nossos pés (sempre bem cuidados) que proporcionam relaxamento corporal, alívio de dores e até mesmo melhora na circulação sanguínea.  
  • Reflexologia Facial: esse dá uma boa relaxada nos músculos da nossa face, feito que ajuda também na circulação sanguínea e até diminui o inchaço das pálpebras.  
  • Reflexologia das mãos (quirodal): nesse, as mãos e os pés relacionam-se diretamente, ajudando no tratamento do corpo como um todo, promovendo relaxamento físico e mental.  

Após algumas sessões dessa maravilha, a promessa é de resultados que vão te trazer uma boa dose de felicidade instantânea:  

  • Eliminação de toxinas; 
  • Eliminação de inflamações;  
  • Diminuição de várias dores corporais; 
  • Melhoria de problemas gastrointestinais;  
  • Melhora do fluxo sanguíneo; 
  • Melhora da insônia, ansiedade, estresse e até depressão

MAS CALMA LÁ. Nem procedimentos simples como esse tipo de massagem estão livres de restrições. Por exemplo, pessoas com marca-passo e diabetes (sem glicemia controlada) não devem fazer a reflexologia. O primeiro porque alguns pontos aceleram os batimentos e o segundo por possíveis obstruções na corrente sanguínea.  

Bom, acho que o mais importante para destacar agora é: não precisa usar aparelho nenhum. Então se você tiver a infelicidade de ser lotado de enxaqueca como eu, dá pra fazer essas massagens sozinho em casa.  

Eu tô aqui tentando. Quando der certo, volto pra avisá-los.  

Assinatura Desinchá

Comente aqui

avatar