Lanches saudáveis para momentos de stress

Todo mundo tem suas formas de lidar com o stress. Meditação e exercícios ajudam, mas a real é que, quando a gente está atolado de pendências de estudo, trabalho e/ou da família… A única coisa na qual a gente pensa é comer. E numa hora dessas, parece que o corpo pede uma única coisa. Açúcar.
Mas quando o assunto é combater o stress, alguns lanches saudáveis podem ajudar a aliviar a tensão e melhorar o humor enquanto mantém os níveis de glicose no sangue estáveis.

Listamos aqui 12 deles para você experimentar ao invés de morder os dedos de nervoso.

#1 – Pistache, nozes e castanhas

Esses são combos de proteína, boas gorduras e fibras – para você se sentir satisfeito e cheio de energia.

O pistache ainda tem um benefício extra: cabem vários deles num punhado. Manter suas mãos ocupadas pode desacelerar a mente e ajudar ainda mais a acabar com o stress.

Lanches saudáveis para momentos de stress

#2 – Chips de couve (ou outro vegetal)

Você pode encontrar alguns chips secos de vegetais em lojinhas de produtos naturais.

Mas você também pode fazer chips de couve em casa. É só besuntar as folhas de couve com azeite de oliva e assar no forno. O resultado é crocante e nutritivo. 💚

#3 – Bolinhas caseiras de energia

Anota essa receita:

  • ½ xícara de tâmaras picadas
  • ¼ xícara de aveia em flocos
  • ½ xícara de manteiga de amendoim

Misture tudo e amasse em aproximadamente 12 bolinhas.

Esse é um verdadeiro mimo para o seu estômago.

#4 – Abacate

Rico em gorduras monoinsaturadas, que os receptores cerebrais sensíveis à serotonina – hormônio que regula, dentre outras coisas, nosso humor e apetite.

Você pode fazer uma vitamina, comer o abacate como acompanhamento de ovos mexidos, ou mesmo fazer uma guacamole (só que aí não vale usar salgadinhos hiper-industrializados para mergulhar no molho, ok? Cenourinhas ou outros legumes funcionam bem aqui).

Abacate

#5 – Batata doce assada com óleo de coco

A batata doce é um carboidrato de absorção lenta, o que quer dizer que o açúcar vai sendo processado aos poucos (sem picos de insulina nem queda de disposição).

Você pode assar as batatas pela manhã e guardar para beliscar ao longo do dia.

#6 – Sementes (de girassol, de abóbora, de linhaça, de chia…)

Elas são fontes de fibra, boas gorduras, magnésio (ótimo para combater a fadiga e a irritabilidade) e aminoácidos que que ajudam a produzir serotonina. Para mulheres menstruadas, as sementes combatem os sintomas da TPM, incluindo cólicas e retenção de líquidos.

Para quem quiser curtir esses benefícios no nível #Desinchef, também vale procurar na internet algumas receitas de lanches saudáveis, como palitinhos de sementes.

#7 – Banana

O potássio e a vitamina B6, presentes na banana, são substâncias que ajudam a aliviar o stress. Frutas são os “bombons da natureza”, então isso também vai acalmar o desejo por doces.

(Para algumas dietas, não é recomendado comer muita fruta, mas na boa, um pouco de frutose é um dos menores males que você pode fazer com o seu corpo. É só não exagerar.)

Banana

#8 – Chocolate amargo

Olá, chocólatras! Comer chocolate amargo com moderação (um pedacinho, não uma barra inteira) reduz os níveis de cortisol – o hormônio do stress. O cacau ainda tem antioxidantes que diminuem a pressão sanguínea, melhoram a circulação (seu cérebro agradece) e trazem uma sensação de euforia semelhante a se apaixonar! Quer mais ou está bom?

Ele também é bem energético, e a boa notícia é que o sabor mais forte vai impedir você de comer e comer e comer e comer e comer… Você entendeu.

#9 – Iogurte grego + Frutas vermelhas

As frutas vermelhas também são ótimos exemplos de lanches saudáveis. Super ricas em antioxidantes, acabam não só com os efeitos do stress, como também com os radicais livres que surgem em decorrência do seu humor (ou falta de humor, grr).

Adicione o iogurte aí e você tem uma mistura matadora (ou pacificadora?). O iogurte regula seu intestino que, por mais estranho que possa parecer, interfere no stress. Ou você acha que é à toa tanta gente ter diarreia ou vomitar quando tá subindo pelas paredes de nervoso? 🤢

#10 – Sobremesa de maçã com canela

Mais uma receita super fácil para quando você quiser se aventurar como #Desinchef.

A base dessa sobremesa é queijo cottage, riquíssimo em proteína. Coloque um pouco num potinho de sobremesa, salpique canela à gosto e cubinhos de maçã verde. Misture tudo.

Isso vai te dar a sensação de estar comendo um doce, diminuir o desejo por ficar beliscando e ainda regular os níveis de açúcar no sangue.

#11 – Uma taça de vinho

O vinho age no sistema nervoso central, diminuindo a pressão sanguínea e relaxando o corpo inteiro. Ele ainda é rico em antioxidantes, que trazem uma série de benefícios para a saúde.

A regra de ouro aqui é não exagerar na dose, por isso recomendamos APENAS UMA TAÇA Ok? Ok.

Vinho

#12 – Chás

Eles trazem uma sensação reconfortante, acalmam o sistema digestivo e diminuem o desejo por açúcar. E já que você está por aqui, que tal levar um Desinchá para casa? 💪

Agora a única pergunta é qual desses deliciosos lanches saudáveis você vai experimentar primeiro. 💚

Assinatura Desinchá

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