Leite faz mal? Esclarecendo as polêmicas

Sou uma das pessoas que, depois de ler muito sobre o tema, resolveu parar de tomar leite. Mas sei que é um tema muito controverso. Pesquisando ainda mais a fundo sobre o tema, você percebe que o leite tem sim muitos prós e que alguns contras são exagerados demais. Será que tomar leite faz mal?

Herói ou vilão, ele possui diversos nutrientes que são bons para a nossa saúde, como o cálcio. O que não significa que ele não tenha outros elementos prejudiciais. Mas vamos aos fatos trazidos por pessoas especialistas no assunto para não deixar nenhuma dúvida. Ou pelo menos para diminuí-las.  

Por exemplo, nosso querido Dr. Drauzio Varella explica em seu blog que somos, sim, os únicos animais que consomem leite na fase adulta, mas por motivos que vão além da saúde: primeiramente, conseguimos domesticar o gado e, assim, conseguimos incorporar o leite em nossa dieta; outro ponto é o fato de que o leite é um produto caro, por isso não usamos para alimentarmos outros animais. Apenas alguns produtores utilizam o soro do leite para alimentar animais.  

Ele ainda destaca que o leite ajuda na prevenção da síndrome metabólica, na redução da pressão arterial, na prevenção do diabetes tipo 2 e, principalmente, da osteoporose, pois a bebida é uma das principais fontes de cálcio que existem.

Leite faz mal? Esclarecendo as polêmicas

CONTROVÉRSIAS SOBRE O LEITE E A OSTEOPOROSE 

Existe esse outro lado: pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, contestaram a relevância da bebida na prevenção da osteoporose. Em uma pesquisa realizada com 60 mil mulheres e 45 mil homens e chegaram a seguinte conclusão: o alto consumo de leite (três ou mais copos diários) não só não se mostrou tão eficaz na proteção dos ossos como até aumentou o risco de fraturas. 

A principal hipótese dos pesquisadores é sobre a galactose: quando injetam essa substância em animais – que é formada a partir da quebra da lactose – , observa-se uma morte prematura causada por reações como a inflamação. 

Mas mesmo esses pesquisadores pedem para não sermos conclusivos ainda, por ser um estudo de observação e associação, e não de causa e efeito. Ou seja: não ocorreu o estudo diretamente em pessoas que consumiram a substância, ignorando, assim, o histórico dessas pessoas. Às vezes, as pessoas já têm fragilidade óssea e, por isso, consomem mais leite. Isso poderia dar a falsa ideia de que o alimento causou a fratura. Fora que as pessoas esquecem o que comem e não preenchem a pesquisa da maneira mais precisa.  

 

VERDADEIRO OU FALSO?

  • O leite deveria ser evitado na alimentação: falso

Existem, sim, muitas contradições. Porém, os especialistas, em sua maioria, afirmam que o leite só precisa ser cortado em caso de alergia. Ele continua sendo um alimento muito nutritivo, mesmo com as controvérsias.  

 

  • A ingestão de leite causa pedras nos rins: falso

O cálcio está sim relacionado ao cálculo renal. Mas reduzir a ingestão de cálcio não resolve o problema. Dizem, inclusive, que o cálcio ajuda a prevenir essas pedras. Portanto o ideal continua sendo reduzir o sal, o sódio e o álcool.  

 

  • Tomar leite depois dos exercícios físicos pode ser bom: verdade

Um estudo realizado pela Universidade do Canadá mostrou que mulheres que bebem dois copos grandes de leite por dia, depois de fazer musculação, ganham mais massa muscular e perdem mais gordura em comparação às mulheres que bebem energéticos. 

 

  • Intolerantes à lactose devem evitar todos os laticínios: falso.  

O grau de intolerância varia de pessoa para pessoa. Ou seja: ela pode ser mais ou menos agressiva. Muitas pessoas não podem consumir a bebida em excesso, mas não apresentam problemas com os seus variados.  

 

  • Bebida à base de soja é tão nutritiva quanto o leite: depende

Isso vai ficar por conta do quanto de nutrientes são adicionados nessa bebida de soja. Ela, sozinha, não é tão nutritiva assim.  

 

  • Pessoas com gastrite devem evitar tomar leite: verdade

Tudo depende da maneira que ele é ingerido, mas o leite, quando ingerido puro, aumenta a produção de suco gástrico. 

 

Então vamos lá. A maioria dos nossos posts passam essa indicação, mas cuidar da saúde é isso: o ideal é consultar um médico/nutricionista. O leite pode ser muito ruim para você, mas também pode contribuir muito.  

Assinatura Desinchá

Comente aqui

avatar