Mais fibras contra a prisão de ventre

Tem gente querendo controlar o seu cocô? Bom, só você e sua alimentação podem fazer isso. A gente explica como a prisão de ventre funciona e como você pode acabar com ela.

Mais fibras contra a prisão de ventre

O que é a prisão de ventre? 

É a dificuldade de fazer cocô, basicamente. O famoso intestino preso ou a constipação intestinal. É considerado prisão de ventre quando a pessoa faz cocô menos de 3 vezes na semana.  
 

De onde vem a prisão de ventre? 

Ela está relacionada aos hábitos alimentares, mais precisamente à ingestão inadequada de fibra alimentar e líquido. Pode estar relacionada também a doenças como câncer, hemorróida e fissuras anais.  

 

E onde exatamente é esse ventre? 

É o nome bonito que a gente dá para o cólon, uma parte do intestino grosso. O cólon tem três funções importantes: 

  • reabsorção de água 
  • manutenção da população de bactérias 
  • controle da eliminação de fezes  

 
Qualquer alteração na capacidade de reabsorver água desequilibra todo o funcionamento do cólon. E é aí que a gente tem diarreia ou prisão de ventre. 

 

Quais os sintomas? 

Pouca vontade de ir ao banheiro (pouca mesmo, 1 ou 2x na semana), sentimento de esvaziamento incompleto e fezes muito duras e pequenas. 

 

É verdade que mudança de rotina dá prisão de ventre? 

É comum ter prisão de ventre por estresse e mudanças na alimentação, mas não é uma regra. O seu sistema digestivo pode estranhar, como pode gostar das mudanças e manter seu funcionamento. Caso você sinta o intestino preso, não se preocupe, porque ao voltar à vida normal, ele volta a trabalhar regularmente. Caso não volte, leia o tópico a seguir: 

 

Como acabar com a prisão de ventre 

  • Fibras! As fibras são a parte do alimento que não é absorvida pelo corpo. Elas aumentam a massa fecal e a mobilidade dentro do intestino. Você pode encontrá-las em legumes, cereais integrais, frutas e verduras. Dica: mamão e ameixa são, além de deliciosos, ótimos laxantes naturais. 
  • Beba água! Pelo menos 2 litros por dia para se hidratar e fazer o cólon trabalhar. 
  • Mova-se! Sedentarismo é uma das causas de câncer do cólon justamente por desacelerar nosso fluxo sanguíneo, vulgo, alterar a velocidade do nosso organismo. Mantenha-se em movimento para manter-se com saúde. 

 

A prisão de ventre não é uma doença

Se o seu corpo não responder às dicas acima, procure um médico. Ela é apenas um sintoma e tem tratamento.  

Assinatura Desinchá
 

Fontes: 

Constipação Intestinal | Mauro Batista e Helga Verena
Diarréia e constipação intestinal
Cólon | Dráuzio Varella 

Comente aqui

avatar